A importância da tecnologia da informação para o agronegócio brasileiro

Por Rafael Dal Molin

Rafael Dal Molin.  mestre em Computação Aplicada e Ciência da Computação na Universidade de Passo Fundo e Diretor da Elevor. © Divulgação

Já não é mais novidade que as tecnologias estão revolucionando o agronegócio: no campo, o produtor está cada vez mais conectado, incorporando soluções que profissionalizam os caminhos do seu negócio. Na outra ponta do processo, temos as empresas do setor que investem em softwares de gestão capazes de automatizarem as tarefas, economizando tempo e dinheiro, minimizando erros humanos e trazendo dados confiáveis que auxiliam na tomada de decisão.

A meu ver, toda e qualquer instituição – independentemente do segmento e do tamanho do empreendimento – deve apostar em Tecnologia da Informação (TI) em prol do seu crescimento e desenvolvimento. No setor agrícola essa necessidade é ainda mais importante, uma vez que os empresários lidam com grandes desafios na sua gestão e precisam de um planejamento estratégico, tático e operacional para interagir com o mercado.

Pequenos e médios empreendedores costumam dizer que investir em soluções de informática para alcançar um determinado objetivo irá ultrapassar seus orçamentos, mas garanto que navegar no escuro, sem métricas e sem informações confiáveis, tomando decisões unicamente por intuição, pode sair bem mais caro. Além disso, já existem tecnologias acessíveis que trazem mais clareza ao ambiente organizacional.

Na Elevor, por exemplo, criamos ferramentas simples, intuitivas e de alto impacto que ajudam no desenvolvimento das pessoas e das empresas. Com o ERP360Agro é possível ter informações em tempo real sobre os produtos, estoques, preços e uma boa gestão de clientes com registro de visitas e rastreabilidade, permitindo ao time comercial ter muito mais chances de sucesso para encontrar e concretizar acordos comerciais.

Se eu puder dar um conselho para aqueles empresários que estão começando, diria para pesquisarem boas referências em TI e investirem em serviços de qualidade que possam garantir a produtividade e a continuidade do seu trabalho. Nesse começo, ter coragem de buscar, estudar, se organizar e se preparar para o que vem pela frente é o primeiro passo para fazer dar certo. Desejo sorte!

  


Piar Comunicação
(11) 4304-1205 | piarcomunicacao.com.br