Representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reúnem-se com dirigentes da Agrishow 2019 na Casa Agrishow, na Praça Central
A Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que está sendo realizada em Ribeirão Preto/SP, teve como destaque em termos de soluções inovadoras para o agronegócio o tema da conectividade. Na Arena de Inovação estão reunidas startups cujo objetivo é gerar negócios e debater novidades no setor. Entre os expositores está a GoFarm, plataforma de gestão de pessoas. “A Agrishow está superando nossas expectativas. Nos primeiros dias já detectamos muitas prospecções de negócios. Como somos um serviço de assinaturas, já captamos vários clientes e prospects”, diz o sócio da solução Jean Pierre.
Para Felipe Akio Tsunada, consultor técnico da Digital Farms, a apresentação do produto no evento está sendo excelente. “Já fizemos muitos contatos, com diversos setores, não só onde atuamos”, afirma o executivo. O aplicativo da Digital Farms permite ter na palma da mão dados de fertilidade, adubação, entre outras informações.
A norte-americana SeeTree combina a inteligência artificial com a humana para ajudar agricultores a aumentar a produtividade de suas fazendas, principalmente de florestas, fornecendo análises sobre a saúde e a produção de cada árvore, independentemente da quantidade de mudas. Os dados são captados via aérea, solo e por debaixo da terra. Segundo Farhana Rahman, diretora de marketing da See Tree, negócios e conversas promissoras já foram iniciados durante a Feira. “Estamos pela primeira vez na Agrishow, e nossa expectativa está sendo superada”, comenta.
Já a Prime Field apresenta a solução Smart Sync, internet via satélite para o campo que cria uma bolha de wi-fi para todos os dispositivos existentes. “É como se eu pudesse ver a agricultura como uma linha de produção a céu aberto. Já atuamos há 10 anos, mas Agrishow está nos trazendo outros mercados, além da cana onde já atuamos”, informa Alexandre Pereira, comercial da Prime Field.
Em busca de investidores, a Model Works demonstra o seu protótipo de drone de pulverização. De acordo com o diretor de engenharia Henrique Mortiz, o diferencial do equipamento são as asas. “Nosso objetivo é desenvolver modelos maiores com capacidade entre 70 e 250 quilos. Estamos fazendo muitos contatos interessantes, que irá acelerar a concepção”. Já a AgroBrazil é uma empresa de captação, averiguação e publicação de negócios de boi gordo. “Viemos mostrar e comercializar. Está sendo muito bom e era tudo o que esperávamos da Agrishow”, comenta Caio Junqueira, sócio da empresa.
Na área de pulverização está a Smart Sensing, que trouxe a solução WeedIt, sensor acoplado ao pulverizador e faz uma aplicação localizada. Para encurtar o tempo de quem busca implantar energia solar em casas, comércios, indústrias e propriedade, a Sunalizer desenvolveu um filtro entre os prestadores de serviços e clientes interessados na energia limpa.
A Agrishow 2019 acontece até o 3 de maio, em Ribeirão Preto e é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.
Fórum INOVAÇÃO aborda necessidade de avanços digitais dos agricultores – O campo e as necessidades dos produtores rurais em ter avanços tecnológicos e digitais foram os temas abordados durante o Fórum Inovação, realizado pela Abag – Agência Brasileira do Agronegócio e pelo jornal O Estado de S. Paulo, na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto.
Caroline Capitani, diretora de Design Digital e Inovação da Ilegra, com sede em Porto Alegre e com atuações em outros países, abordou o tema “Transformação digital no campo: quem planta colhe inovação”. Abordou as tecnologias emergentes e a tomada de decisões a partir da internet e das startups surgidas nos últimos anos. “Podemos trazer inovações e novas tecnologias para administrações de propriedades rurais, pois o agro precisa melhorar a eficiência e a produtividade e diminuir as perdas no campo”, disse Caroline. Segundo ela, o produtor rural ainda precisa “ser estudado”, para que se tenha uma solução tecnológica adequada à sua real necessidade.
O tema “Blockchain no agronegócio: como a tecnologia de criptomoedas está revolucionando a indústria do agro” foi tratado por Eduardo Figueiredo, da Inter Chains. Segundo ele, as tecnologias estão sendo usadas para regulamentar o crescimento do agro por meio de contratos digitais (blockchains), um certificado digital para registrar o que é importante, como transações comerciais, contratos com padrões de entrega de produtos, logística e pontualidade, entre outros. “Isso evita excesso de papel e compartilha as informações com todos os envolvidos, descentralizando-as”, comentou.
“Agricultura digital e o impacto na cadeia de alimentos” foi a temática do diretor da Agrosmart, Guilherme Raucci. A empresa gera dados em tempo real sobre o ambiente da fazenda, com sensores de solo, de clima e transmite essas informações. A partir daí, são feitas recomendações, como irrigação, e até indicações de possíveis atuações contra pragas ou doenças. Raucci disse que o agro precisa ser mais colaborativo, ter mais entendimento, uma integração entre produtores rurais, empresas de máquinas e equipamentos e entre startups que atuam em diferentes frentes.
Já Marco Aurélio Milan, especialista em produtos da New Holland, palestrou sobre“Conectividade no campo”. Para ele, a ausência dessa conectividade, que deve ser aberta, simples e acessível, é um problema, causando bloqueio do produtor rural ao acesso de tecnologias. “Nem 10% do campo brasileiro é coberto hoje, mas com a promoção do Conecta Agro, poderemos chegar a 5 milhões de hectares conectados ainda em 2019”, informou ele.
Marco Aurélio Chaves, fundador da Alluagro, fechou o Fórum Inovação tratando do tema“O futuro já é passado no agronegócio”. “Conectamos prestadores de serviços do Brasil todo, uma espécie de Uber do campo, facilitando a vida de quem está começando a terceirizar e ajudando a eliminar a ociosidade de máquinas, um mercado estritamente amador ainda”, comentou Chaves, lembrando que existem grandes produtores ainda no estágio analógico. Estes, embora estejam preocupados com rentabilidade e produtividade, ainda resistem à mudança. Chaves acredita que os filhos dos produtores terão papel fundamental e devem fazer essa transição.
Professor detalha na Agrishow 2019 recomendações para construir margens no agronegócio brasileiro – O professor Marcos Fava Neves (FEA-USP/RP e FGV) ministrou a palestra “O Desafio da Inovação para se Construir Margens no Agronegócio”, realizada pelo Founder Institute, na Arena do Conhecimento, na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto. Ele destacou que o Brasil precisaria seguir algumas recomendações para ter crescimento no agronegócio.
Segundo Fava Neves, um especialista no agronegócio, com vários livros publicados sobre o setor, além de fundar a Plataforma Doutor Agro, para que ocorra esse crescimento do País no agro é preciso adotar alguns pilares: plantas potentes, economia digital (softwares, como drones e aplicativos fáceis de usar), compartilhamento e economia circular e com integração. Ele cita que o país poderá ter avanços de negócios com a China, que está interessada na compra da carne brasileira e, talvez, até em café.
Arena do Conhecimento da Agrishow 2019 recebe debate sobre a comercialização na pecuária brasileira – A Arena do Conhecimento da Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação recebe a partir das 14h00 desta quinta-feira, dia 2 de maio, o evento “Comercializar eis a questão”, que reunirá importantes representantes do setor para discutir e apresentar informações que auxiliem os pecuaristas nas tomadas de decisões, que impactam em melhores resultados no momento da comercialização da carne.
O papel do Brasil na missão de alimentar o mundo será o tema da primeira palestra e será ministrada pelo presidente da Trouw Nutrition na América Latina, Stefan Mihailov, e destacará o protagonismo do Brasil na produção de proteína animal, visando atender a crescente demanda por alimentos no mundo. “O aumento da população, o crescimento do poder aquisitivo e a urbanização acelerada são fatores que interferem diretamente no volume de alimentos que é consumido diariamente no mundo. Na apresentação iremos debater, diante do cenário de crescimento da demanda, as oportunidades do Brasil em se firmar como um dos grandes fornecedores mundiais de alimentos”, diz.
As estratégias para uma melhor produção da pecuária também serão abordadas nas palestras, ressaltando que não basta apenas saber produzir. O editor-chefe da Carta Pecuária, Rogério Goulart, destaca que sua apresentação pretende sensibilizar os participantes quanto a importância de estar atento ao que acontece fora da propriedade.
“O pecuarista deve estar atento não só ao manejo e as atividades exercidas na propriedade, mas também ao mercado e a evolução dos acontecimentos da porteira para fora. É cada vez mais nítida a importância da gestão do negócio na atividade, pois não basta o produtor se focar na produção se não souber quais as necessidades e como está o mercado”, afirma Goulart.
O evento contará ainda com seis palestras e será finalizado com um debate. A ação é uma realização da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com o Grupo Pecuária Brasil – GPB.
Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688/1719 | www.meccanica.com.br