Serão abordados desde aspectos práticos de plantio até a viabilidade econômica da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Um dos destaques da InterCorte São Paulo, o principal evento da cadeia produtiva da carne no Brasil, que será realizado de 21 e 23 de novembro, no WTC Golden Hall, será a realização de painéis do “Caminhos da ILPF”, um desdobramento das etapas do “Caminho do Boi” para aprofundar questões relativas à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
Os painéis do “Caminhos da ILPF” ocorrerão ao longo da programação e tratarão de temas, como “Sistemas Integrados como estratégia de conservação de solos” por Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, pelo zootecnista Mauricio Bassani, da MB Parceiro e pelo professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ-USP. Outra abordagem será “Plantabilidade nos sistemas integrados de produção” com a participação do professor da UNESP – Botucatu, Paulo Arbex, além do detalhamento dos arranjos produtos para ILPF e sucessão de culturas. O “Manejo de pastagem nos Sistemas Integrados de Produção” será discutido pelo engenheiro agrônomo especialista em pastagens Wagner Pires e pela engenheira agrônoma Flavia Gimenes, pesquisadora do IZ – Instituto de Zootecnia.
“Trataremos de forma bastante ampla dos diversos aspectos que envolvem a ILPF: desde o tipo de solo, sistemas de plantio, arranjos produtivos, manejo de pasto, nutrição animal, produção animal, índices reprodutivos e zootécnicos até a viabilidade econômica de implantação. Será uma excelente oportunidade de ter uma visão completa dessa tecnologia”, explica a zootecnista Renata Helena Branco Arnandes, diretora geral do IZ, que está coordenando a programação do “Caminhos da ILPF” por meio da Unidade de Referência Tecnológica do IZ de Ribeirão Preto (SP).
- “Caminhos da Genética”
A programação da InterCorte terá ainda um painel denominado “Caminhos da Genética”, que foi o principal do evento na edição de 2017, para mostrar as mais recentes evoluções nesse segmento, especialmente no que diz respeito à genômica e outras técnicas, como proteômica (ciência da área de biotecnologia que estuda o conjunto de proteínas e suas isoformas contidas em uma amostra biológica de um organismo, que são determinadas pelo genoma), metabolômica (estudo científico que identifica e quantifica o conjunto de metabólicos – o metabolona – produzidos e/ou modificados por um organismo) e epigenética (termo para se referir a características de organismos unicelulares e multicelulares que são estáveis ao longo de diversas divisões celulares mas que não envolvem mudanças na sequência de DNA do organismo) afetando a produção animal. Esse painel terá a participação de Mario Chizzotti, professor da Universidade Federal de Viçosa, Renata Branco, do IZ e Cesar Franzon, Gerente de Inovação e Rebanho da CRV-Lagoa. - Outras atrações
A InterCorte terá ainda o “Caminhos do Leite”, que será concluído com degustações de queijos e vinhos; InterTechAgro, um espaço destinado à apresentação de startups, com uma programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal; painel de encerramento do Circuito InterCorte 2018; entrega do prêmio “Touro de Ouro”, promovido pela Editora Centauro, que edita as revistas AG e A Granja; painel GPB em Ação – Os caminhos do balizador; Caminhos do Boi 7.7.7.; Caminhos da Comunicação e painel conduzido pelo GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável sobre pegada de carbono a partir da ótica da pecuária. - Feira de Negócios
A edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, como CRV Lagoa, Marfrig, Matsuda, Nutron, Ourofino, DSM Tortuga, Trouw Nutrition, Instituto de Zootecnia, Premix, Allflex, Arysta, Bayer, Beckhauser, Coimma, Estância Bahia Leilões, Multibovinos, Oro Agri, Prodap, Toledo do Brasil, Premix e UPL.
O evento terá ainda o Empório InterCorte, em que empresas comercializarão alimentos, bebidas, utensílios e acessórios ligados à pecuária e ao agronegócio em geral.
Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.
Em 2018 a InterCorte ocorreu em Cuiabá (MT), no mês de março, com a participação de 1.500 pessoas, Marabá (PA) em maio com 1.050 participantes e será finalizada em São Paulo (SP), nos dias 21, 22 e 23 de novembro.
A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove eventos como a Interconf, InterGrãos e ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, “Você Sabia” e “Caminho do Boi”, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil. Mais informações: www.intercorte.com.br.
Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | www.attualecomunicacao.com.br