Encerrado nesta quinta (4), em Curitiba/PR, encontro fez projeções sobre o futuro da atividade no Brasil
A oitava edição do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP 2018), promovido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) e encerrado nesta quinta-feira (4), em Curitiba/PR, alcançou os objetivos dos organizadores. “Pelas manifestações de satisfação que ouvimos de vários palestrantes, expositores e visitantes, podemos afirmar que nossas expectativas em relação ao evento foram plenamente alcançadas”, avaliou preliminarmente José Paulo Molin, presidente da AsBraAP. No total, o encontro atraiu a atenção de 700 participantes que, além dos debates, tomaram conhecimento de soluções e inovações apresentadas por um grupo de 40 empresas que montaram seus estandes na área de exposição.
Em função da programação dos temas das palestras, painéis, plenárias e conferências ter sido a mais densa e profunda possível, Molin salienta que o foco predominante das discussões e debates ficou centrado numa visão sobre o futuro da Agricultura de Precisão no Brasil. “E isso era exatamente o que pretendíamos desde o início, uma vez que não nos interessava ficar restrito apenas aos problemas e desafios da atualidade”, observou.
Para o presidente da AsBraAP, a presença das mais importantes indústrias e prestadores de serviços do segmento também reforça a importância que o evento tem para os profissionais da área. “Nesse sentido, ficou claro para todos a significativa evolução na estruturação da exposição em relação à edição anterior. As empresas entenderam que aqui é um local onde podem apresentar suas avançadas tecnologias e exercitar suas propostas mercadológicas”, comentou Molin.
Em relação ao perfil do público que acompanhou as palestras e painéis, o dirigente da AsBraAP destacou que ele foi constituído, predominantemente, pelos chamados “formadores de opinião”. “Essa é uma característica positiva para o segmento, pois são estes profissionais que influenciam diretamente o produtor rural na adoção das tecnologias e sistemas da Agricultura de Precisão”, concluiu Molin, adiantando que a proposta para as próximas edições do ConBAP é estimular a participação de lideranças das áreas técnicas das empresas agrícolas e também de cooperativas rurais. Realizado a cada dois anos, o local do ConBAP 2020 está sendo avaliado e deve ser anunciado nos próximos meses.
Em razão da boa repercussão do ConBAP 2018, o evento tende a se consolidar como uma referência no segmento, exatamente num momento em que está bastante aquecida a formação de startup no agronegócio em torno da agricultura digital. O Congresso confirma que já existe no Brasil uma atuante comunidade formada por especialistas de várias áreas e que está trabalhando nesse assunto há muito tempo.
Prêmios e homenagens – Além dos debates promovidos nas conferências, palestras e painéis do ConBAP 2018, atraiu também a atenção dos participantes a Seção de Pôster onde foram expostos 67 trabalhos científicos, elaborados por alunos e professores, que foram selecionados pela Comissão Científica. Diversos deles foram apresentados oralmente em diversos auditórios sendo que quatro receberam prêmios concedidos pelos organizadores do evento. Dois foram escolhidos na categoria Pôster e dois na apresentação com sustentação Oral.
Os escolhidos na categoria Pôster foram:
- “Sistema computacional para previsão da dispersão da ferrugem asiática da soja a partir de dados meteorológicos e de ocorrência da doença”, elaborado por Franciele Marques do
- Nascimento, Ivairton Monteiro Santos e Paulo Afonso Ferreira, e “Resposta de híbridos de milho a semeadura em taxa variável”, elaborado por Robisom Josimar da Silva, Davi Gabriel
- Besson e Rodrigo Gonçalves Trevisan.
Já na categoria de sustentação Oral, os vencedores foram:
- “Sensor de indução eletromagnética (IEM) para mapeamento da variabilidade espacial do solo em lavouras de cana-de-açúcar”, de autoria de Guilherme Sanches e Paulo Graziano
- Magalhães; e “Metodologia para identificação e correção de erros causados pela inclinação da colhedora de grãos em mapas de produtividade”, cujos autores são: Yaroslau Miguel Kuzicz,
- Fabrício Pinheiro Povh, Leandro Solano Flugel e Angelica Iaros.
Durante o ConBAP foram prestadas ainda homenagens a profissionais e instituições que se destacaram na pesquisa e desenvolvimento da Agricultura de Precisão no Brasil. O primeiro homenageado foi o professor Antônio Mauro Saraiva, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli/USP – Universidade de São Paulo e que é considerado um dos pioneiros no desenvolvimento e incentivo ao uso de técnicas de Agricultura de Precisão no Brasil.
Outra homenageada foi a Fundação ABC, uma instituição sem fins lucrativos voltada a pesquisa aplicada para soluções tecnológicas para o agronegócio. Ela é ligada a três cooperativas paranaenses que, no total, congregam 4.800 produtores rurais. Quem recebeu o prêmio em nome da Fundação ABC foi Fabrício Pouh, coordenador do setor de Agricultura de Precisão da instituição. Ambos os prêmios foram entregues pelo presidente da AsBraAP, José Paulo Molin.
Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688 | meccanica.com.br