Em 12 de março de 2019, a Koelnmesse e a FGV Projetos abrirão novas frentes de expansão dos mercados nacional e internacional de toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos e bebidas no Brasil, oferecendo ainda a chance dos expositores e visitantes participarem de discussões estratégicas do setor
Dentro de exatamente um ano, será dado início à versão nacional da maior feira de alimentos do mundo, a ANUFOOD Brazil, que ocorre de 12 a 14 de março de 2019 no São Paulo Expo. Nos moldes da Anuga, realizada na Alemanha, o evento inédito será o único no país com total enfoque na expansão dos mercados nacional e internacional dos produtores e fabricantes brasileiros de alimentos e bebidas.
A ANUFOOD Brazil apresentará por meio de exposições, palestras, congressos e compartilhamento de experiências os principais lançamentos, tendências de consumo, futuro da segurança alimentar e melhores práticas no segmento. Tem como público-alvo distribuidores, atacadistas, supermercadistas, restaurantes, bares, hotéis, entre outros.
“Seremos pioneiros na promoção do agronegócio brasileiro e seus produtos in natura e típicos de cada região em relação às demais feiras que ocorrem no país. Expositores e visitantes poderão ampliar seus negócios em todos os níveis“, afirma Gerald Böse, CEO e Presidente da Koelnmesse. “Também identificamos os principais compradores no Brasil e ao redor do mundo por meio da nossa rede global de eventos para que eles possam vir a fechar parcerias diretamente com os expositores”.
A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos, serviços e produtos relacionados ao setor, como as alemãs Anuga, Anuga FoodTec e ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos. Segundo Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, as perspectivas para a realização do evento são muito promissoras ao se considerar a posição do país no ranking mundial da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado e parceira da iniciativa.
“De acordo com os dados preliminares de 2017, estamos no 3º lugar nas categorias Alimentos Frescos e Bebidas Quentes, 4º lugar em Alimentos Embalados e 5º lugar em Bebidas Frias”, afirma o executivo. Em números absolutos, os brasileiros gastaram cerca de R$ 900 bilhões nestes segmentos e a projeção nacional para 2022 chega a quase R$ 1 trilhão. “Apenas a China e os Estados Unidos estão à nossa frente em todo o ranking e, em alguns casos específicos, Índia, Japão e México”, explica Facchinetti.
Parcerias – A ANUFOOD Brazil será organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço à toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria.
Um total de dez associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas já assinaram contrato para estarem presentes na feira. São elas a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados).
- Os dez macro segmentos que estarão presentes na ANUFOOD Brazil são:
1. Agrifoods – Produtos frescos, in natura, matérias-primas;
2. Fine Foods – Azeites, especiarias, massas, molhos, condimentos, temperos e provisões gerais;
3. Meat – Carne bovina, suína, ovina, caprina e embutidos;
4. Chilled & Fresh Foods – Produtos frescos para conveniência e pescados;
5. Dairy – Produtos derivados do leite;
6. Bread & Bakery – Pães e bolos industrializados;
7. Drinks & Hot Beverages – Bebidas em geral;
8. Sweets & Snacks – Chocolate, balas e derivados, confeitaria, biscoitos, salgadinhos, petiscos, sorvetes e lanches;
9. Food Service – Alimentos, bebidas e insumos tecnológicos/maquinários para alimentação fora de casa em todos os seus canais, como restaurantes, lanchonetes, serviços de catering e hotéis;
10. Organics – Produtos orgânicos in natura de origem animal ou vegetal e produtos orgânicos processados.
Além da ANUFOOD Brazil, a Koelnmesse do Brasil já organiza outros cinco eventos de sucesso, sendo dois deles voltados para a indústria alimentícia: a ANUTEC BRAZIL, evento de máquinas, processos e embalagens para o segmento de proteína animal, em Curitiba, e o WellFood Ingredients Summit, focado em ingredientes alimentícios para produtos funcionais e saudáveis, em São Paulo.
- Serviço
ANUFOOD Brazil Powered by Anuga
Data: 12 a 19 de março de 2019
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, SP.
www.anufood.com.br
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
+55 11 3030-9463 | 2pro.com.br