Feira vai até a próxima sexta-feira e reúne pesquisa, inovação e soluções práticas para o campo
Pesquisa, tecnologia e inovação são destaques da Tecnoshow COMIGO, o mais importante espaço de demonstração de tecnologia do Cerrado, que traz para o produtor rural as novidades do agronegócio em um espaço que agrega plots agrícolas com soluções do Centro Tecnológico COMIGO (CTC) e de empresas expositoras.
Segundo o coordenador de palestras da Tecnoshow, o engenheiro agrônomo Eduardo Hara, as demonstrações funcionam como uma forma de os produtores verificarem no campo as possíveis respostas para os problemas que enfrentam em suas propriedades diariamente. “A feira proporciona um espaço completo com campos demonstrativos que fornecem ao visitante a oportunidade de conferir as técnicas e tecnologias aplicadas no campo, bem como conversar com técnicos e especialistas que podem auxiliar com as dificuldades que enfrentam no trabalho diário”.
“A Tecnoshow é hoje um importante canal de difusão de tecnologia, conectando expositores diretamente aos produtores rurais. Essa interação cria um espaço único para que as empresas compreendam as demandas do campo, enquanto os visitantes trazem suas experiências de uso, que serão o combustível para os próximos testes”, destaca Hara. Ele enfatiza que a feira é uma oportunidade singular para os produtores conhecerem inovações, testarem tecnologias e avaliarem se elas atendem às necessidades específicas de suas propriedades.
Produtor de soja, milho e sorgo na região de Riverlândia, distrito de Rio Verde (GO), Diogo Moreira Martins, representante da segunda geração da família à frente de sua fazenda, esteve na Tecnoshow e destacou que, para ele, o evento é um centro tecnológico para descobrir novidades do mercado. “É o lugar perfeito não só para solucionar dúvidas, mas também para gerar dúvidas, nos desafiar a melhorar, nos questionar ‘por que a minha planta não está igual àquela variedade?’”, pontua. Ele conta que foi por meio da visita a uma edição anterior da feira que conseguiu inserir o primeiro trator na sua propriedade, de pequeno porte. “Trouxemos mais tecnologia para nossas operações de uma forma que encaixava com a nossa realidade”.
Novidades para a soja do Centro-Oeste – Durante a Tecnoshow COMIGO, a Embrapa lançou duas novas cultivares de soja, BRS 1075IPRO e BRS 774RR, desenvolvidas para atender às demandas do Centro-Oeste, região onde têm mostrado excelentes resultados. A BRS 1075IPRO, equipada com a tecnologia Intacta RR2 PRO, é resistente a lagartas e ao glifosato, além de apresentar produtividade 7% superior na região, com destaque para a resistência a doenças como cancro da haste e podridão radicular de Phytophthora. Já a BRS 774RR, também transgênica, mostrou um incremento de 4,2% na produtividade local, com resistência a doenças como podridão parda da haste e nematoide de cisto, sendo uma opção estratégica para áreas de refúgio. A Embrapa apresentou ainda o arroz BRS A503, ampliando as opções de cultivares adaptadas ao perfil produtivo do Centro-Oeste.

Embrapa Soja
Palestras técnicas e de mercado – Seguindo com a programação de palestras da feira, o auditório 1 recebeu o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Meyer, que destacou a importância de os produtores de soja estarem bem-informados sobre as doenças mais comuns, a biologia dos patógenos responsáveis e as medidas que podem ser adotadas para minimizar os impactos na lavoura. “O mofo branco e a ferrugem, por exemplo, são doenças foliares que comprometem os resultados do produtor e podem ser identificadas assim que a soja começa a se desenvolver”, destacou.

Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa Soja
A convite da COMIGO, o ex-ministro Aldo Rebello discutiu o cenário atual da geopolítica agropecuária brasileira. Em sua palestra, explicou que o mundo hoje enfrenta duas agendas cruciais: a segurança energética e alimentar. “Não podemos viver sem essas duas questões, e os recursos para produzi-las são limitados. No entanto, o Brasil tem a capacidade de atendê-las”.

Aldo Rebelo, ex-ministro, discutiu o cenário atual da geopolítica agropecuária brasileira
A programação de palestras, demonstrações e dinâmicas segue até o fim do evento, em três auditórios e no espaço “Dinâmicas da Pecuária”.
Arte e tradição reunidas no Pavilhão da Agricultura Familiar – O espaço destinado à produção artesanal segue como uma tradição da Tecnoshow COMIGO. Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar e Artesanato, localizado ao lado do Pavilhão 2, reúne 25 estandes com itens produzidos de forma artesanal em diversas regiões do estado e do Brasil, como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina.
Segundo a coordenadora comercial da Tecnoshow, Mariluce Siqueira, nesta edição, além dos expositores individuais, estão presentes no pavilhão membros da Associação de Artesãos Mãos de Rio Verde (AMARV), da ACAFA, uma associação de agricultores e artesãos de Santa Vitória, em Minas Gerais, e da Associação de Sacramento de Artesãos, Artistas e Gastronomia Típica (ASAA).
“Já rodei o Brasil em várias feiras agro, mas esse é um evento diferenciado. Aqui há muito respeito pelo artesão, um público muito dinâmico e as vendas são surpreendentes”, resume o expositor José Divino Camargo, que trouxe de Goiás Velho – a quase 300 km de Rio Verde – panelas e vasos de barro, entre outros itens do mesmo material. “São peças que representam o artesanato ‘raiz’ da minha cidade e do estado”, complementa.

Pavilhão da Agricultura Familiar
Confira mais informações sobre os itens disponíveis no Pavilhão da Agricultura Familiar.
–
