Empresa apresenta lançamentos para combate a doenças que impactam lavouras no Paraná, como mancha-de-bipolaris e anomalia da soja

 

A importância do combate a algumas das principais doenças que afetam lavouras no oeste paranaense, moléculas inéditas para proteção de cultivos e um leque completo de soluções inovadoras serão destaques da Bayer durante o Show Rural Coopavel 2025, tradicional feira que ocorre em Cascavel (PR) entre os dias 10 e 14 de fevereiro.

Visitantes poderão experienciar o que a empresa oferece de mais moderno para agricultores brasileiros, inclusive no controle de pragas que têm impactado os resultados de produtores no Paraná. Uma delas é a mancha-de-bipolaris, que tem se expandido de forma significativa pelas lavouras de milho e com perdas superiores a 70%, segundo a Embrapa. Outro exemplo é o problema popularmente conhecido como anomalia de vagens da soja, responsável pelo apodrecimento de grãos e vagens em fase de enchimento e gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 1,5 bilhão para o agro brasileiro nas últimas três safras.

Um espaço dedicado vai abordar o combate a essas doenças e como soluções da Bayer contribuem mitigar os problemas e ajudar no manejo. Dentre as recomendações, estão a necessidade da correta escolha de híbridos e variedades, monitoramento precoce e frequente das plantas, rotação de culturas e uso de formulações efetivas, como os fungicidas da Bayer Fox® Xpro, de três modos de ação e três ingredientes ativos para todas as fases do ciclo de vida do fungo, e Fox® Supra, com dois ingredientes ativos para alta performance.

“Nossos clientes estão no centro da nossa estratégia e são a base de todas as decisões que tomamos”, afirma Tiago Santos, diretor de marketing de proteção de cultivos da divisão agrícola da Bayer no Brasil. “Temos muito orgulho em poder mostrar todos os anos, durante o Show Rural, como estamos entregando inovação e ciência de ponta aos agricultores brasileiros.” Novidades em proteção de cultivo serão apresentadas pela primeira vez na feira em Cascavel: um herbicida e um exclusivo fungicida bactericida, que tornarão o manejo de pragas e doenças ainda mais eficiente e sustentável.

Palestras levarão conteúdo sobre pragas e práticas agronômicas, cases de produtores da região e tendências de mercado durante a feira. Todos os dias, especialistas, acadêmicos e convidados vão fomentar temas que estão em alta na agenda de interesse dos agricultores da região.

 

Portfólio completo – Visitantes vão conferir, em um estande exclusivo, a plataforma de soja da Bayer, Intacta2 Xtend®, com dados das altas produtividades registradas nas últimas safras. Também será demonstrado na prática como a tecnologia ajuda a extrair o máximo em termos de proteção contra lagartas e manejo de plantas daninhas.

Estandes e áreas demonstrativas das marcas de sementes da Bayer exibirão algumas das mais modernas cultivares do mercado. Entre os híbridos de milho adaptados para a região do oeste paranaense estarão o AG8701 PRO4, indicação da Sementes Agroceres para safras verão, safrinha e silagem, AS1877 PRO4, lançamento da Agroeste para a safrinha subtropical, e DKB360 PRO3, desenvolvido pela Dekalb, que confere estabilidade produtiva e excelente performance em todos os ambientes de produção.

A Bayer também trará mais informações sobre o leque de soluções integradas que têm impulsionado a produtividade das lavouras no Paraná e colaborado para que agricultores tenham maior rentabilidade e uma produção mais sustentável. Dentre os destaques estão os inseticidas Curbix®, para combater rapidamente infestações e proteger culturas por mais tempo graças ao efeito de choque e longo período de controle, e Bulldock®, que atua como inseticida de contato e ingestão, além das inovações para tratamento de sementes.

Para milho, o foco é o herbicida pré-emergente Adengo, o herbicida seletivo Soberan, o fungicida Nativo® e o inseticida Proud®. Já para a sojicultura, será possível saber mais sobre o nematicida Verango® Prime, o inseticida Connect, os fungicidas Attila® e Sphere® Max.

A feira deste ano tem marcos importantes na história de pioneirismo da Bayer no Brasil. A Sementes Agroceres, marca de híbridos de milho e sorgo que oferece inovação e resultados da porteira para dentro, celebra 80 anos. Já a Monsoy, com atuação no desenvolvimento de variedades de soja que se adaptam aos diferentes desafios e condições do campo brasileiro, completa 30 anos com uma série iniciativas no estande para exibir as novidades anunciadas pela marca.

 

Escalando a agricultura regenerativa – O conjunto de soluções da Bayer trabalha de forma integrada para escalar a agricultura regenerativa, possibilitando produzir mais, com menos, enquanto gera impacto real positivo para o meio ambiente. Um importante exemplo é o PRO Carbono, referência na agricultura brasileira, que ajuda a impulsionar práticas regenerativas, promover a resiliência dos ecossistemas agrícolas e viabilizar oportunidades de negócios baseadas na sustentabilidade.

O negócio de carbono da Bayer desenvolveu ferramentas pioneiras para os processos de monitoramento, relatório e verificação (MRV), economicamente e operacionalmente viável, compatíveis com a realidade da agricultura brasileira e baseadas em ciência. Durante a feira, o PRO Carbono propõe ampliar o conhecimento dos agricultores em relação aos inúmeros benefícios da mensuração da pegada de carbono nas lavouras e como um meio para comprovar a sustentabilidade em suas operações.

Demonstrações práticas destacarão os principais diferenciais das ferramentas criadas nos últimos anos, como a Footprint PRO Carbono, que contabiliza a pegada de carbono de produtos agrícolas em sistemas de produção de soja, milho e algodão. Desenvolvida em parceria com a Embrapa para as particularidades do sistema agrícola brasileiro, ela é integrada à plataforma MRV Conecta PRO Carbono, que centraliza as informações com segurança e rastreabilidade. A plataforma fornece laudos detalhados com as principais fontes de emissões permitindo assim uma atuação estratégica no manejo das culturas com foco em reduzir a pegada de carbono.

Além disso, o conjunto de soluções agrícolas digitais da companhia tem permitido endereçar as principais dores de produtores brasileiros de forma integrada. Uma das prioridades da Bayer é trabalhar com ferramentas e tecnologias robustas que apoiem a jornada do agricultor em todos os momentos da safra, permitindo que impulsionem seus resultados, elevem sua rentabilidade e otimizem o uso de insumos.

Isso inclui os mapas e funcionalidades oferecidos pela plataforma de agricultura digital da Bayer, Climate FieldView™ — que atua como facilitadora para potencializar os resultados de suas decisões a partir de conhecimento, dados e algoritmos -, programas como FieldView Advisor, que auxilia na escolha de sementes e no posicionamento do plantio da soja, e Bayer Directo, para prescrições personalizadas do nematicida Verango® Prime. Como resultado desta integração do portfólio, sete em cada dez áreas que receberam prescrição de posicionamento e população de híbridos de milho pelo Bayer VAloraMilho alcançaram retorno sobre o investimento, mesmo diante de desafios climáticos registraram aumentos produtivos de 3,7 sacas por hectare na média.

No Show Rural Coopavel, também será possível tirar dúvidas e obter mais informações sobre outros programas da companhia, como a Escola Técnica, que oferece treinamentos rápidos e gratuitos a produtores e suas equipes, além de uma consultoria especializada, e o Impulso Bayer, maior programa de fidelidade do agro, que oferecerá 500 pontos para clientes ao realizar check-in no estande ou se cadastrar no programa durante a feira.

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

 JeffreyGroup