Companhia tem agora variedade tecnológica própria do híbrido de milho moderno BS3319
A Boa Safra, maior produtora de sementes de soja do Brasil, passa agora a comercializar sementes de milho em seu portfólio, que já conta também com sementes da cultura do trigo, feijão, sorgo e forrageiras.
A semente, que está disponível aos agricultores para compra a partir de 25 de outubro, se trata do híbrido de milho moderno BS3319, variedade com a tecnologia PRO3, que assegura uma excelente amplitude de plantio, boa tolerância às principais doenças foliares e ótima defensividade aos enfezamentos causados pelas cigarrinhas. A variedade é do tipo precoce, com boa qualidade de colmo e grão de textura muito intensa e alaranjada.
A variedade pode ser plantada desde o início da janela de plantio da 2ª safra (janeiro) até o fechamento da melhor janela de plantio da safrinha (20 fevereiro). A semente de milho BS3319 é adequada para ser usada nas principais regiões do Brasil onde se planta milho safrinha, desde o sul do Brasil, até Cerrado e Norte-Nordeste.
As características da variedade são altura-planta com 2,30 m à 2,50 m, altura-espiga 1,20 m à 1,45 m, uniformes, constantes e arquitetura ereta. As espigas são de formato cilíndrico, com 16 a 18 fileiras e com ótimo empalhamento. Além disso, possui sistema radicular bem estruturado e boa resistência física.
Pedro Mena, Consultor da Cultura de Milho da Boa Safra, analisa que a cultura do milho terá boa janela de plantio da 2ª safra para meados de janeiro e fevereiro. “As expectativas para a próxima safra de milho são bastante animadoras. A manutenção da área plantada, impulsionada pela valorização do grão, aliada ao estabelecimento de um padrão de chuvas consistente em todo o país, indica um potencial de produção elevado e uma janela de plantio favorável para a segunda safra”, comenta.
Este lançamento está alinhado à estratégia de investimento em tecnologia da Boa Safra que prioriza oferecer híbridos e tecnologias que oferecem produtividade, sustentabilidade e qualidade aos agricultores através de um portfólio completo. Marino Colpo, CEO da Boa Safra, explica essa nova movimentação: “A Boa Safra já trabalhava com sementes de milho, mas que não eram de portfólio próprio, de maneira incipiente. Agora, a companhia investiu em pesquisa e tecnologia junto a parceiros para ter uma variedade própria. Do ponto de vista de negócio, temos a expectativa que esse lançamento amplie nossa atuação nessa cultura”, avalia.
Mercado nacional – No cenário agrícola brasileiro, a soja e o milho são fundamentais, servindo como pilares da produção nacional. A soja se destaca com 57,7% da área total cultivada e é responsável por 49,2% do volume total de produção. Já o milho ocupa 26,2% da área cultivada e contribui com 38,7% da produção. Essas duas culturas continuam a desempenhar um papel essencial na estrutura agrícola do Brasil, sustentando a base do setor produtivo.
O milho, em especial, apresentou um aumento significativo na área plantada. Com 13,6 milhões de hectares em 2011, a área dedicada ao milho cresceu para 20,9 milhões de hectares em 2024. O CAGR até 2024 para o milho é de 3,35%, refletindo um crescimento contínuo. As projeções para o período até 2033 sugerem uma taxa de crescimento, com um CAGR projetado de 2,34%.
–
Brodeur