Marca reforça compromisso com a sustentabilidade e a inovação na cotonicultura brasileira

Entre os dias 3 e 5 de setembro, a Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas de alta tecnologia, estará presente no 14º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que acontece em Fortaleza (CE) e é considerado um dos maiores eventos do setor no Brasil. Em sua segunda participação no CBA, a Fendt reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação na produção de algodão, apresentando soluções tecnológicas de ponta que contribuem com a máxima eficiência e produtividade dos produtores de algodão brasileiros.

Com o Brasil consolidado como o maior exportador e segundo maior produtor de algodão do mundo, alcançando uma colheita recorde de mais de 3,7 milhões de toneladas na safra 2023/2024, a demanda por tecnologias avançadas e práticas sustentáveis se torna cada vez mais necessária. A Fendt, ciente dessas necessidades, traz ao CBA um conjunto de inovações que visam não só aumentar a produtividade, mas também promover uma agricultura mais responsável e eficiente.

Para o evento, a marca destaca todo seu portfólio de máquinas, evidenciando os modelos de maiores potências da Fendt, como o trator Fendt 1177 Vario MT com a sua transmissão continuamente variável VarioDrive, tecnologia de referência mundial por ter um acionamento independente na tração dos eixos dianteiro e traseiro e o Fendt 1050 Vario, o trator tem como destaque o menor raio de giro do mercado.

Já para o plantio, a Fendt Momentum chama a atenção pelo seu exclusivo sistema DeltaForce, que aplica a pressão ideal em cada uma das linhas, mantendo o contato com o solo e maximizando a eficiência de plantabilidade e o Rogator 900 garante elevar a experiência de pulverização a outro patamar.

A presença da Fendt no CBA sublinha seu compromisso em construir parcerias duradouras com os produtores de algodão. “Nosso objetivo é oferecer soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos produtores, proporcionando um salto significativo em eficiência e sustentabilidade,” afirma Rafael Antonio Costa, Diretor Comercial da Fendt no Brasil. “O Congresso Brasileiro do Algodão é uma oportunidade crucial para nos conectarmos diretamente com esse público, compreender suas necessidades e demonstrar como nossas inovações podem ajudar no alcance de seus objetivos”, reforça.

 

Produtores de algodão contam com a robustez e a potência dos equipamentos Fendt

  • Fendt 1167 Vario MT: Com 673 cavalos de potência e esteiras, o trator, além de impactar menos o solo, patina menos por manter uma área de contato constante com o terreno. É ideal para solos arenosos, recuperação de áreas degradadas ou em culturas em que o terreno é exposto. Nessas situações, o equipamento torna o trabalho na lavoura mais eficiente e sustentável, proporcionando economia de combustível, com menor desgaste de peças. Assim como nos demais tratores da marca, o modelo conta com a transmissão Fendt Vário, que garante velocidade e rotação ideais. Possui o exclusivo sistema de suspensão Smart Ride Plus para ajustes de ângulo em sua parte dianteira, o que, por sua vez, modifica o centro de gravidade da máquina conforme cada necessidade.
  • Fendt 1050: Uma verdadeira máquina com 517 cv, o modelo é equipado com motor MAN de 12,4 litros, com torque máximo entre 1.100 e 1.500 rpm. Aliando o motor MAN à transmissão VarioDrive, o trator é a solução inteligente para diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana.
    A linha traz como destaque o menor raio de giro do mercado (1,5 metro inferior ao encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil). Um diferencial importante que melhora a agilidade do trator no campo e, junto ao controle de tração, torna as duas opções de tratores indispensáveis do processo agrícola nacional. Esse conjunto faz o Fendt 1050 Vario um trator de alta potência, eficiente e versátil, que opera sempre com a maior potência disponível na menor rotação possível.
  • Fendt Momentum: A plantadeira Fendt Momentum é equipada com o inovador Fendt Smart Frame, uma tecnologia que ajusta automaticamente a pressão das linhas de plantio para garantir uma distribuição uniforme das sementes, independentemente das condições do solo. Além disso, o sistema Delta Force garante que a linha aplicará a força correta no solo, melhorando a construção do sulco da semeadura e, consequentemente, melhorando a emergência, o que resulta em um crescimento uniforme e maximiza o rendimento das lavouras.
    “A Fendt Momentum, se adapta harmoniosamente a uma variedade de condições de terreno, assegurando uma distribuição de peso uniforme ao longo do chassi e resultando em um melhor corte da palhada e qualidade de plantio excepcional. Esses equipamentos formam a combinação ideal para atender às necessidades dos produtores que buscam elevar os padrões de produtividade”, destaca Fabio Dotto, Diretor de marketing de produtos da Fendt e Valtra.

 

Pulverizador Fendt Rogator 900: O equipamento é outra grande inovação destacada pela Fendt. Conhecido por sua versatilidade e precisão, o Fendt Rogator 900 é projetado para operar em uma ampla variedade de culturas, incluindo o algodão, e em diferentes condições de terreno, podendo atingir altas velocidades de trabalho maximizando o rendimento operacional proporcionado pelo equipamento. Ainda, este pulverizador se destaca pela tecnologia disponível que garante que a operação seja facilitada, melhorando a eficiência. O sistema de pulverização conta com controle PWM individual por bicos o que garante uma aplicação precisa dos defensivos, mantendo a pressão de trabalho, mesmo com variações na velocidade, minimizando o desperdício e reduzindo o impacto ambiental. Além disso, o sistema de controle de altura e a estrutura do Fendt Rogator 900, proporcionam a melhor estabilidade de barra que o mercado já viu.

 

Sou de Algodão e PRO Carbono – A partir de 2023, as parcerias entre a Fendt e os programas Sou de Algodão e PRO Carbono mostram um compromisso e preocupação com a produção sustentável em cada elo da cadeia, também trazendo benefícios financeiros a clientes alinhados a este posicionamento, detentores de certificações que comprovam seu respeito ao meio ambiente.

“A Fendt investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer aos agricultores brasileiros as melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Nossas máquinas são projetadas para aumentar a eficiência operacional, reduzir o consumo de recursos naturais e minimizar o impacto ambiental, tudo isso aumentando a produtividade. Acreditamos que a inovação é a chave para um futuro agrícola mais sustentável e próspero”, diz Costa.

Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo.Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 7.000 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração. 


CDN Comunicação