No encontro foram discutidos temas importantes da cafeicultura envolvendo perspectivas de mercado, Funcafé e questões trabalhistas

A Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) se reuniu no último dia 14, em Varginha, no sul de Minas Gerais. No encontro, que contou com a presença de importantes lideranças e especialistas do setor cafeeiro, no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar e na Fundação Procafé (Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira).

O coordenador da Comissão do Café da Faesp, Guilherme Vicentini, fez a abertura da reunião destacando a importância das trocas de conhecimento entre as entidades para o desenvolvimento da cadeia do café. O Departamento Econômico da Faesp foi representado pelo gerente da área, Cláudio Brisolara,m e pela assessora técnica Marina Marangon, que conduziram uma apresentação sobre o mercado do café, recursos do Funcafé e questões trabalhistas.

Além dos membros da CT da Faesp, a reunião contou com a presença do presidente da Comissão Nacional do café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Fabrício Andrade, e o assessor técnico Carlos Meirelles. A Comissão Técnica do Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) também estava presente representado pelo presidente, Arnaldo Bottrel, o vice-presidente Roberto Barata (também diretor do Centro de Excelência), e o analista Diógenes Caxin.

Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha, que tem como objetivo promover a formação profissional, produção de conhecimento e pesquisa para ampliar a competitividade da cafeicultura nacional. Além de Guilherme Vicentini, presidente do Sindicato Rural de Altinópolis, participaram da visita ao Centro o presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, e do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça, e também o consultor José Milton Dallari Soares – todos integrantes da CT de Cafeicultura da Faesp.

Após a reunião e visita ao Centro, os participantes visitaram a Procafé, onde acompanharam uma apresentação sobre as principais pesquisas desenvolvidas na fundação, acompanhamento climático, mudas e cultivares, além de uma visita guiada aos laboratórios de análise de solos e de biotecnologia. A agenda da Comissão Técnica possibilitou uma aproximação das entidades, com o objetivo de trocar informações e captar conhecimento para a cafeicultura paulista.

O departamento econômico da Faesp ainda realizou uma visita à Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) no dia 15 de agosto. Em reunião com a equipe técnica e diretoria da cooperativa, foram discutidos os temas de comercialização mercado de café, além das possibilidades de crédito, proteção ao risco e seguros ao produtor.

“Pudemos conhecer o Centro de Excelência, trocar experiências com integrantes das comissões da Faemg e da CNA, e discutir estratégias para aproveitar as instalações do Centro, que embora esteja localizado no estado de Minas Gerais, tem o objetivo de atender a cafeicultura nacional”, afirma o gerente do Departamento Econômico da Federação, Claudio Brisolara.

“Eventos como esse são essenciais para acompanharmos de perto todo o movimento da cadeia do café. Encontros e parcerias como essas trazem à tona muitas ideias e criam ambiente favorável à projeção do café do Brasil”, afirmou Tirso Meirelles, presidente da Faesp.


Dona Comunicação