Uso de soluções nutricionais inovadoras em sistemas caipiras e caseiros favorece melhor aproveitamento dos nutrientes, equilíbrio da microbiota e reforço da imunidade dos animais
Criadores de aves de corte e de postura, suínos e outros animais de menor porte, como coelhos, ovinos e caprinos, alcançam uma série de benefícios com o uso de soluções nutricionais inovadoras com aditivos funcionais e livres de antimicrobianos sintéticos. Entre os principais ganhos estão: melhor aproveitamento dos nutrientes, equilíbrio da microbiota e reforço da imunidade dos animais. Segundo a médica-veterinária Luciana Ferreira Campos, gerente de produtos de varejo da Guabi Nutrição e Saúde Animal, as rações mais naturais e com alta tecnologia incorporada atendem às normas ABNT para criações em sistemas caipiras de produção de ovos e frangos e às exigências das demais criações, como em quintais ou sítios.
Com 50 anos de atuação no Brasil, a Guabi investe constantemente em pesquisa e inovação com o uso de tecnologias que aliam produtividade e sustentabilidade. “Oferecemos uma linha completa com produtos multiespécies, para todas as fases de criações, tanto para criadores que utilizam rações prontas para uso quanto para clientes que preferem formular sua ração”, destaca a gerente. Em suas cinco fábricas, a empresa possui rígido controle de qualidade das matérias-primas utilizadas e seus produtos, com rigorosa seleção de ingredientes de procedência, rastreáveis e fornecedores de qualidade.
Sempre atenta e se antecipando às tendências de mercado, em janeiro de 2020, a Guabi lançou a linha Sabor e Tradição, voltada para aves, suínos e outras criações. “A reformulação dos produtos, com componentes mais naturais e livres de antimicrobianos, começou a ser desenhada em 2016 devido à maior necessidade e apelo do consumidor por produtos mais alinhados com o desejo de criações mais saudáveis e com melhor desempenho”, explica Luciana.
A linha Sabor e Tradição inclui tecnologias com melhor eficiência e absorção de nutrientes pelo animal, que permitem menor inclusão na dieta, como microminerais orgânicos, além de aditivos funcionais que incluem: probióticos, prebióticos, ácidos orgânicos, óleos essenciais, enzimas e até adsorventes. Estas tecnologias variam entre os produtos e de acordo com a fase de crescimento do animal. Mais detalhes podem ser consultados com a equipe técnica da Guabi. Outro destaque da linha de produtos são os pigmentantes naturais, que conferem uma coloração de gema mais amarelada, característica das criações caipiras, e ainda maior tempo de prateleira ao ovo e à carne de frango.
Nutrição e manejo – De acordo com a veterinária, os resultados de performance são observados quando se alia o uso de rações de qualidade com algumas práticas. “Além dos cuidados com a nutrição, para que o animal possa expressar seu melhor potencial genético, precisamos estar atentos ao manejo e à saúde, além de promover um ambiente limpo e arejado, com temperatura adequada a cada fase da criação”, destaca. Desta forma, busca-se o bem-estar dos animais com um ambiente confortável, sem disputa por espaço físico nem estresse. “Quando as instalações, cochos e bebedouros têm o dimensionamento e limpeza adequados, não teremos disputa entre os animais e eles podem expressar um comportamento mais próximo do natural”, diz.
A especialista ressalta ainda que os produtores precisam acompanhar o comportamento do mercado para saberem como agir frente aos desafios do negócio e conquistarem novos clientes. “É preciso estar por dentro das informações de mercado externo, como restrições internacionais que podem nos afetar, caso das informações relativas à gripe aviária; às oscilações do mercado de matérias-primas e aos preços de insumos”, observa. A equipe técnica da Guabi está à disposição para auxiliar os produtores com a melhor estratégia de nutrição e os manejos necessários para buscarem o melhor resultado.
–