Em busca de gestão mais eficaz, Sempre Agtech lança plataforma própria de relacionamento com o cliente.

Diminuir o uso de planilhas e sistemas desconectados para gerenciar informações de clientes é um dos principais desafios hoje de quem atua na área comercial do agronegócio. O olho no olho e o aperto de mãos são fundamentais nas visitas às propriedades rurais, mas não são a única ferramenta de relacionamento quando o assunto é gestão de clientes. Por isso, uma das soluções é desenvolver a própria plataforma.

O mercado hoje exige profissionais de venda consultiva, ou seja, além de vender um produto, é necessário entregar conhecimento. Cada visita realizada em uma propriedade rural representa dados e informações importantes para a tomada de decisões daquele cliente. E para conseguirmos analisar tendências, prever necessidades e ajustar nossas estratégias com base em dados concretos, desenvolvemos a nossa própria ferramenta de CRM”, afirma Guilherme Trotta, Diretor de Marketing da Sempre Agtech.

A plataforma própria, denominada de Atitude Sempre, foi desenvolvida internamente pelos setores de Marketing, Inteligência de Mercado e Produtos Digitais, com o objetivo de obter uma visão unificada do cliente, sem duplicidade de dados e perdas de informações críticas. Funciona como um aplicativo, sendo usado no celular ou computador de forma simples, direta e integrada.

O novo CRM – Atitude Sempre foi lançado neste mês de julho e, por enquanto, será utilizado pela área comercial da empresa, sendo expandido para todos os departamentos até o fim do ano. “Esse é um marco significativo na nossa jornada para nos tornarmos uma empresa verdadeiramente Data Driven. O nome Atitude Sempre carrega um simbolismo poderoso. Ele faz referência ao mostrador de Atitude em uma aeronave, que mede o comportamento do avião em relação ao horizonte. Assim como esse mostrador é essencial para a navegação segura e precisa, o nosso CRM será crucial para orientar nossas ações, garantindo que estamos sempre alinhados com nossos objetivos e valores”, explica Neomar Sandrin, coordenador de Produtos Digitais da Sempre Agtech.

Com o crescimento do agronegócio a cada nova safra, é fundamental que as empresas direcionem seus esforços em ferramentas que possibilitem agilidade no atendimento ao produtor rural que, além da produção, preocupam-se com cenários externos, análises de mercado, clima, gestão e informações diversas que refletem diretamente em seu negócio. Dentre os benefícios da nova ferramenta estão a criação de um funil de vendas previsível e replicável, a análise de métricas e otimização constante do processo de vendas, além da utilização de relatórios e dashboards para monitorar o desempenho e ajustar estratégias.

Posicionada como empresa que tem investido em novas tecnologias, a Sempre Agtech atua no segmento de biotecnologia e melhoramento genético de híbridos de milho, e vem crescendo exponencialmente na área de bioinsumos. Em 2023, o grupo lançou a WIN (World Innovation), uma nova unidade de negócios especializada em pesquisa e biotecnologia.

Sediada em Chapecó (SC), a Sempre AgTech existe desde 2008, quando foi criada como Sempre Sementes, e é referência nacional em melhoramento genético de plantas e criação de novas biotecnologias, com foco especial para a pesquisa e desenvolvimento de eventos geneticamente modificados ou edição genômica. A partir de 2020 passou a se dedicar na criação de defensivos biodirigidos mais sustentáveis (eco-friendly), baseados no método RNA interferente (RNAi) que, para sementes de milho e soja, é como um mecanismo natural responsável pelo silenciamento gênico que atua sobre o RNA mensageiro (mRNA). Para uso agrícola, essa tecnologia é programada para inativar genes específicos em plantas daninhas, insetos-praga e doenças, associados a processos essenciais à sua sobrevivência.Em 2023, a Sempre AgTech criou a WIN (World Innovation), para ser o braço de inovação e pesquisa do grupo, cujo Centro de Referência em Tecnologia já opera dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. A unidade recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões em investimento. No segmento de biológicos, a WIN tem feito pesquisa e desenvolvimento de soluções em conjunto com parceiros comerciais e instituições renomadas do Brasil.


Lilian Munhoz
Comunicativas