Empresa-mãe da Trouw Nutrition investe em soluções com base em extratos botânicos diferenciados. O centro revolucionará a produção de monogástricos, ruminantes e aquacultura
Com o objetivo de “Alimentar o Futuro”, a Nutreco – uma das líderes em nutrição animal – celebrou a inauguração do novo centro do seu programa de fitotecnologia, o Nutreco´s Garden of the Future (Jardim do Futuro, em português), em Turgóvia, na Suíça. O uso de plantas medicinais para o bem-estar dos seres humanos e animais existe desde que o mundo é mundo, e como todas as outras descobertas milenares, essa também está em constante evolução. Na produção animal, os fitogênicos emergiram nas décadas recentes, sendo a maioria selecionados visando um efeito antimicrobiano, nem sempre alcançado.
“Com a evolução de toda a cadeia produtiva, os produtores precisam de ferramentas que ofereçam suporte ao sistema imunológico dos animais, minimizando os efeitos do estresse, inflamação e os desafios intestinais crônicos, que resultam em desempenho inferior. Os fito-complexos ou metabólitos vegetais são diferentes e efetivos para lidar com problemas complexos, pois a combinação de moléculas ativas visa uma resposta sistêmica. Dentre os benefícios destacamos o impacto positivo sobre a integridade intestinal e a imunomodulação, otimizando o uso dos recursos alimentares e o desempenho”, detalha Raquel Bighetti Araujo, gerente de produtos Monogástrico da Trouw Nutrition.
A Nutreco, está em busca de oferecer soluções para o aumento da produção global de alimentos, a limitação da utilização de antibióticos, a redução do impacto ambiental da produção animal, a melhoria do bem-estar animal e a segurança alimentar. Para isso, a empresa está assumindo um compromisso de longo prazo com a inovação e inicia uma nova fase com um centro focado em ingredientes naturais, localizado em uma região com longa tradição em Fitomedicina – o chamado “Phyto Valley”. O Centro irá oferecer à indústria de proteína animal soluções inovadoras com base em fito-complexos por meio de pesquisas científicas e tecnologias próprias.
“Alcançar nosso propósito de Alimentar o Futuro de forma sustentável exige que produzamos proteínas a partir de fontes cada vez mais variadas. Por meio do nosso trabalho no Nutreco´s Garden of the Future, ampliaremos nossas soluções baseadas em plantas para atender às necessidades dos nossos clientes e apoiar nosso propósito. Com nossa experiência, paixão e soluções inovadoras, acreditamos que podemos ajudar a indústria a fazer uma mudança revolucionária”, afirma Gustavo Carneiro, gerente técnico comercial Latam do Programa de Fitogênicos.
Explorar plantas nunca antes usadas na indústria e aplicar novas metodologias em plantas conhecidas são os principais objetivos do Garden of the Future na Suíça. Com o intuito de desenvolver produtos e soluções inovadoras, as pesquisas envolverão a triagem de plantas candidatas, modelagem biológica para avaliação do potencial das plantas, análise de quimiotipos, propagação, desenvolvimento de protocolos de cultivo e definição de processos de transformação de plantas em aditivos ou matérias-primas para rações. A equipe é composta por agrônomos, fitofarmacêuticos e fitoquímicos das empresas do grupo Nutreco, como a Trouw Nutrition e a Skretting.
Além do desenvolvimento de cultivares próprios, o domínio sobre a cadeia de produção é essencial para garantir qualidade e padronização. “Desde a seleção e o aprimoramento genético das plantas, a definição do local do cultivo, o plantio até a colheita e processamento. Todos esses processos estarão em nossas mãos para garantir qualidade, padronização dos bioativos e seus efeitos”, complementa Raquel.
“O Garden of the Future contribuirá para a produção sustentável de proteínas, oferecendo soluções botânicas inovadoras que melhoram a produtividade, a qualidade e a segurança alimentar, além de atender às restrições legislativas. Por meio dessa iniciativa, a Trouw Nutrition junto da Nutreco, fortalece sua posição na indústria de nutrição animal, promovendo um avanço no uso de ingredientes naturais e sustentáveis”, conclui Gustavo Carneiro.
–