Realizado em meio a colheita, evento fomenta o conhecimento técnico sobre o manejo e une indústria de insumos, maquinários e equipamentos com produtores de café no país
A ExpoCafé 2024, uma das feiras mais tradicionais da cafeicultura nacional, será realizada de 4 a 6 de junho em Três Pontas (MG). Organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e com parceiros como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura de Três Pontas e a Espresso&CO, o evento contará com uma ampla exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, além de debates sobre manejo e mercado de café.
A Stoller, uma empresa Corteva Agriscience, considera sua participação na ExpoCafé 2024 como estratégica, pois permite uma troca de conhecimento qualitativo com produtores de café de importantes regiões brasileiras num momento em que ele está focado em colher os grãos e encerrando o ciclo do café. Durante os dias de evento, a Stoller estará com um estande onde apresentará soluções para todo o ciclo produtivo do café, além de destacar sua consultoria num momento onde o produtor já deve ter um ponto de atenção no próximo grande evento que se aproxima, a florada, tendo a necessidade de diversos cuidados para garantir melhor produção na próxima safra.
Recentemente, os profissionais de campo da Stoller observaram na atual safra de café uma maturação dos frutos muito acelerada. O grão do café é um fruto verde que vai amadurecendo, ficando amarelado e depois chega no ponto cereja, avermelhado, ideal para a colheita. Só que nesse ano, essa fase de maturação está passando muito rápido e não está chegando do jeito que se deveria ao ponto cereja. Devido a intempéries climáticas, há uma maturação desuniforme nas lavouras, com frutos mal granados, que não encheram direito porque faltou um pouco de água em meio a essas temperaturas altas, tendo assim, uma peneira baixa.
Dentro do portfólio da Stoller, o Programa Mais Cereja ajuda a manter o café num ponto mais próximo do ideal para a colheita, possibilitando mais frutos cereja, reduzindo problemas de maturação. Utilizar o EnRaíze no início das chuvas irá, por exemplo, irá promover o crescimento do sistema radicular e integrá-lo com o Root Top e o Rizotec, desenvolverá as plantas e, por fim, as soluções 4F (Stimulate, Hold e Mover), serão responsáveis por uma florada firme e um fruto mais forte.
–