O quarto trimestre foi o melhor do ano, com lucro líquido de R$ 21,1 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022
A FriGol, um dos principais e mais tradicionais processadores de carne bovina do Brasil, registrou receita líquida de R$ 3,1 bilhões em 2023, queda de 14% em relação a 2022, e lucro líquido de R$ 54,5 milhões, baixa de 59% na mesma comparação. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 146,7 milhões, 41% menor, com margem de 4,8%.
“Foi o segundo melhor resultado financeiro da história da FriGol. O comparativo anual precisa ser analisado sob a óptica de que 2022 foi positivamente atípico para o setor, enquanto 2023 foi um ano marcado pela suspensão da exportação para a China, além de uma guerra no Oriente Médio”, pontua Eduardo Miron, CEO da FriGol.
Em 2023, a FriGol investiu para aumentar a capacidade produtiva das três plantas localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (ambas no Pará). Isso resultou no abate de 573 mil bovinos no ano, alta de 21% na comparação com 2022. É o segundo ano consecutivo que a empresa aumenta a produção acima de 20%.
“O aumento da produção foi essencial para alcançarmos margens positivas tanto no mercado interno quanto externo, já que ganhamos mais eficiência e conseguimos importante diluição nos custos fixos”, avalia Miron.
“Apesar de volume de abate superior, as receitas foram menores comparativamente, devido a uma série de fatores que ocorreram durante o ano, como o valor médio da arroba que caiu cerca de 20%, sendo acompanhado pela queda no preço da carne no mercado nacional e no exterior”, pontua Eduardo Masson, CFO da FriGol.
Os preços de venda para a China, principal mercado da FriGol, mantiveram-se durante todo o ano abaixo dos praticados em 2022. Houve no primeiro trimestre o impacto adicional de quase um mês do autoembargo nas exportações para o país, após caso atípico de vaca louca. Já o segundo maior mercado da companhia, Israel, terminou o ano em guerra, influenciando também negativamente as exportações.
Visando diversificar mercados, a companhia ampliou o portfólio de mais de 60 países para os quais exporta, conquistando em 2023 novas habilitações e realizando os primeiros embarques para Indonésia e Singapura. O bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é visto com grande potencial para a companhia.
Já o mercado nacional se mostrou mais atrativo em alguns momentos de 2023 e a FriGol encerrou o ano com o mercado doméstico representando 50% das vendas, ante 47% do ano anterior. O equilíbrio entre mercado interno e externo é considerado um diferencial estratégico pela empresa. O foco tem sido ampliar vendas de produtos de maior valor agregado, como a linha FriGol Chef e na plataforma de produtos e serviços “Açougue Completo”, que encerrou o ano com 52 lojas em supermercados parceiros.
Resultados do 4° trimestre de 2023 – No quarto trimestre, a FriGol registrou receita líquida de R$ 855 milhões, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2022, e lucro líquido de R$ 21 milhões, ante prejuízo de R$ 22,5 milhões no mesmo período de 2022. O Ebitda foi de R$ 72 milhões, 10 vezes maior, com margem de 8,4%.
A forte demanda do mercado interno, influenciado pelas festas de fim de ano no Brasil e as compras realizadas na China para o Ano Novo Chinês, comemorado no início de fevereiro de 2024, contribuíram para esse resultado.
Sustentabilidade – A sustentabilidade está no centro da estratégia de negócios da FriGol. Em 2023, pela segunda vez consecutiva, a empresa atingiu 100% de conformidade nos critérios determinados pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Pecuária Sustentável, em auditoria supervisionada pelo Ministério Público Federal no Pará. O resultado, divulgado em outubro, comprova que todo o gado adquirido de fornecedores diretos no bioma Amazônia respeita critérios socioambientais.
A FriGol foi a primeira empresa do setor a implementar, em julho, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, coordenado pelas organizações Proforest, Imaflora e National Wildlife Federation – NWF. O protocolo está na fase piloto, mas, como a FriGol já estava preparada para as demandas que constam da versão preliminar do documento, tomou a iniciativa de implementar de maneira pioneira.
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Comunicação FRIGOL