Acordo integra e contribui com estratégia da líder em tecnologia de energia, Destino ao Zero
Na maior feira global do setor agrícola, a Agritechnica, promovida em Hannover, na Alemanha, entre os dias 9 e 15 de novembro, a Cummins Inc. reforçou seu compromisso com a economia baseada no hidrogênio como parte de sua estratégia Destino ao Zero.
“A Cummins desenvolve recursos de energia líderes há mais de 100 anos e continuamos a demonstrar o nosso pioneirismo no desenvolvimento de uma ampla gama de soluções sustentáveis voltadas para o futuro – com o hidrogênio desempenhando um papel fundamental. Nossa estratégia é focar em toda a cadeia de valor do hidrogênio para impulsionar a sustentabilidade e permitir uma adoção desta tecnologia de forma mais ampla e rápida”, disse Antonio Leitão, vice-presidente off-road da Cummins.
Após recentes aquisições e investimentos, o foco da Cummins está em três áreas principais para o hidrogênio: a produção de hidrogênio verde, a gestão e transporte do hidrogênio e a aplicação de hidrogênio em motores e células de combustível.
Produção de hidrogênio verde – O hidrogênio verde, de zero emissão de gases com efeito de estufa, é produzido por meio da eletrólise a partir da energia sustentável (eólica, solar, hídrica) e já utilizado em alguns processos da fazenda, como secagem de grãos, resfriamento e produção de fertilizantes.
A principal ferramenta para a produção do hidrogênio é um eletrolisador. A Cummins está estabelecendo novas fábricas de eletrolisadores em La Mancha, na Espanha e Minnesota, nos EUA, bem como expandindo a produção em Oevel, na Bélgica e Mississauga, no Canadá. Com mais de 600 eletrolisadores implantados globalmente em 100 países, o investimento da Cummins está crescendo nesta tecnologia.
Armazenamento e fornecimento de hidrogênio – O armazenamento a bordo é um componente crítico da energia do hidrogênio. O hidrogênio precisa ser comprimido no espaço disponível para armazenar o suficiente para atender aos requisitos do ciclo de trabalho do veículo.
A Cummins conta uma joint venture com a NPROXX, líder mundial em armazenamento de hidrogênio de alta pressão para aplicações estacionárias e móveis, para apoiar o processo de integração junto aos OEM. Os tanques de armazenamento terão capacidade de pressão de até 700 bar para maximizar a capacidade e o alcance operacional.
Motores a hidrogênio – A Cummins está desenvolvendo motores de combustão movidos a hidrogênio que fornecerão soluções sustentáveis mais alinhadas com os projetos atuais de veículos para reduzir a complexidade para os OEMs e seus clientes. A reutilização de componentes apropriados gera economias de escala, ao mesmo tempo que proporciona confiabilidade e durabilidade iguais às do diesel.
Os agricultores, por sua vez, estarão familiarizados com a utilização do hidrogênio na produção de fertilizantes com amoníaco. No entanto, podem não ter considerado os benefícios que os motores a hidrogênio poderiam trazer aos equipamentos agrícolas. O motor da Cummins Hydrogen ICE pode atender às demandas das aplicações mais desafiadoras. Trata-se de um motor robusto para as condições operacionais e ambientais extremas para as aplicações agrícolas.
Os visitantes da Agritechnica puderam ver o motor a hidrogênio B6.7H da Cummins destinado a tratores e máquinas agrícolas, com potência máxima de 290 cv (216 kW) e um impressionante torque máximo de 1.200 Nm. Esta é uma das plataformas de motores de próxima geração da Cummins direcionadas para o Estágio VI/Tier 5.
O projeto agnóstico do motor permite o uso de combustíveis como diesel limpo, gás natural e hidrogênio. O bloco principal do motor abaixo dos cabeçotes permanece o mesmo e o cabeçote e o sistema de combustível são as principais mudanças.
Os motores ICE a hidrogênio da Cummins podem ser instalados no mesmo equipamento que um motor diesel e, ao mesmo tempo, usar a mesma transmissão, sistemas de refrigeração e sistemas hidráulicos. As práticas e custos de manutenção também são comparáveis aos motores diesel. A principal diferença a considerar é o sistema de armazenamento de hidrogênio a bordo que a Cummins pode apoiar por meio da joint venture NPROXX.
“Um motor de combustão a hidrogênio pode se adaptar às máquinas atuais, funcionar com as transmissões atuais e integrar-se perfeitamente nas redes e práticas de serviços existentes na indústria”, acrescentou Leitão.
Células de combustível de hidrogênio – A tecnologia de células de combustível de hidrogênio oferece uma solução de energia eficiente para veículos pesados com elevada utilização e exigências energéticas, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades de emissão zero. A célula de combustível utiliza o oxigênio para criar uma reação, transformando o hidrogênio em eletricidade. Ele funciona juntamente com a tecnologia de baterias em uma configuração híbrida paralela para fornecer resposta instantânea.
“Vemos os motores a hidrogênio e as células de combustível como fontes de energia complementares, oferecendo diferentes opções aos clientes. A introdução de motores a hidrogênio no mercado também acelerará o crescimento da infraestrutura para apoiar a adoção mais ampla de motores a células de combustível”, concluiu Leitão.
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Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration.