Utilização de tecnologias nutricionais potencializa a absorção de nutrientes e auxilia no equilíbrio da microbiota dos suínos
Dentre os diversos desafios enfrentados pelos suinocultores, o cuidado com a saúde intestinal dos animais é um fator-chave para a produtividade da criação, desde o início da vida dos leitões até a terminação, uma vez que a absorção dos nutrientes fornecidos na dieta é maior quando o intestino está saudável, o que maximiza o desempenho animal. ”Sabemos que em torno de 70 a 80% dos custos de produção vêm da alimentação dos animais. Por isso, conciliar soluções nutricionais para a saúde intestinal com a utilização de enzimas e minerais orgânicos é uma estratégia inteligente para reduzir custos de formulação da ração e potencializar o desempenho dos suínos”, explica a médica veterinária Sarah Antunes, gerente de vendas da Alltech.
Conforme a especialista, para o animal desempenhar o seu máximo potencial genético, além da nutrição, os cuidados com o bem-estar animal e a sanidade são essenciais. ”Esses fatores vão maximizar o desempenho produtivo e reprodutivo”, avalia. Segundo a veterinária, problemas intestinais tornam os animais mais propensos a redução de produtividade, perda de peso e suscetíveis a enfermidades. ”Quando temos a possibilidade de usar tecnologias que apoiam a saúde intestinal, podemos contribuir para o equilíbrio da microbiota e o sistema imune, favorecendo a saúde e o bem-estar animal”, alerta.
A utilização das tecnologias nutricionais da Alltech maximiza a rentabilidade da produção em um mercado cada vez mais competitivo. ”Ao trabalhar com foco na saúde intestinal, o suinocultor tem uma estratégia que maximiza a produtividade e rentabilidade”, aponta Sarah. Entre as soluções que a empresa oferece para promover a saúde intestinal dos suínos estão o aditivo prebiótico Actigen, os minerais orgânicos Bioplex e o adsorvente de micotoxinas Mycosorb.
Tendências – Essas tecnologias nutricionais fazem parte do leque de soluções que a Alltech apresentará em seu estande no XX Congresso Nacional Abraves (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos). De 16 a 19 de outubro, Porto Alegre será o espaço para discutir a sustentabilidade e o futuro da suinocultura. O evento reunirá pesquisadores, estudantes e representantes da agroindústria em discussões técnicas relevantes para o setor. “A programação contempla questões como manejo, sanidade, nutrição e mercado, tanto para produção de suínos como carnes e grãos. A Abraves é um encontro que busca profissionalizar ainda mais a suinocultura no Brasil”, ressalta a gerente.
–