A obra reúne as melhores práticas de uma comunicação eficiente visando orientar as lideranças empresariais na reputação positiva de uma marca
O Guia Aberje de Comunicação para o Agronegócio – Estratégias para melhorar a reputação do setor por meio de uma comunicação eficiente, organizado pelo jornalista e especialista em comunicação do agro, Nicholas Vital.
Após a realização de mais de 10 edições do Lab de Comunicação para o Agronegócio e de duas edições da pesquisa A Comunicação do Agronegócio no Brasil, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial sentiu que era o momento de organizar todo o conhecimento gerado pela entidade ao longo dos últimos anos em um livro. Para a realização desta obra, o autor Nicholas Vital, que acompanha o dia a dia do agronegócio brasileiro há mais de 15 anos, contou com o expertise da área de pesquisas da Aberje, que realizou um estudo sobre o setor a partir da rede de associadas, e entrevistou executivos de grandes empresas do setor. O resultado é uma obra que traz dados e reflexões importantes para todo o comunicador que quer compreender mais sobre como o agro brasileiro pode se comunicar melhor com todos os seus públicos.
A obra traz dez passos para uma comunicação eficaz, abordando aspectos formais da comunicação, de como pode e deve ser usada para aumentar a reputação positiva do agronegócio, para ressaltar sua relevância econômica, social e ambiental. Com a pretensão de conversar sobre a gestão da comunicação com o maior número possível de pessoas, das mais variadas áreas e níveis hierárquicos, o guia busca conscientizar as lideranças sobre a importância de criar uma cultura de comunicação nas organizações.
De acordo com Nicholas Vital, o material tem como finalidade apontar soluções e estratégias para que as lideranças do setor possam desenvolver novas narrativas sobre o agro no país. “O objetivo maior do guia é facilitar a compreensão dos líderes quanto a melhor forma de comunicação dentro do agronegócio, auxiliando as organizações nessa era da reputação”, destaca o especialista.
O diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Paulo Nassar, ressalta que a obra é um marco nos esforços da associação para a difusão das melhores práticas em comunicação para o agro. “Nossa missão é seguir contribuindo para a construção de valor de um dos segmentos mais pujantes da economia brasileira, cuja reputação merece ser trabalhada para fazer jus à sua contribuição para a sociedade”, diz.
–