Por mais um ano consecutivo, o setor de chocolates no País apresenta um cenário promissor. De acordo com o estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) à KPMG, a indústria de chocolate apresentou um crescimento 9,8% na produção do primeiro trimestre de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 219 mil toneladas, ante 199 mil produzidas nos três primeiros meses de 2022.

Já no consolidado do ano de 2022, o volume produzido atingiu 760 mil toneladas, o que indica um crescimento de 8%, em comparação à produção registrada em 2021, que alcançou 701 mil toneladas. Para a entidade, o setor de chocolates está, cada vez mais, assumindo uma posição de grande relevância para a economia brasileira. Os associados da Abicab têm adotado uma estratégia assertiva ao garantir lançamentos e inovações, sempre acompanhando as tendências de mercado.

Vale apontar que o país continua se destacando no setor quando o assunto é exportação. Segundo dados da ComexStat, o setor de chocolate exportou, até junho de 2023, 17,5 mil toneladas, o que corresponde US$ 71,8 milhões. Esse cenário também contribuiu para os resultados positivos da balança comercial, que atingiu 9,1 mil toneladas, o equivalente a US$ 6,5 milhões, até o mês de junho deste ano.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – Abicab, fundada em 1957, representa nacionalmente os principais fabricantes do país. As indústrias brasileiras nestes setores geram cerca de 37 mil empregos diretos e exporta para mais de 167 países. Estamos presentes por todo Brasil, distribuídos pelos estados do Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina.
Esta entidade, que corresponde atualmente 92% do mercado de Chocolates, 68% de Balas & Gomas e 62% de Amendoim, tem como objetivo desenvolver e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo, consumo responsável dos produtos, compromisso com o estímulo da cadeia sustentável e segurança do alimento. Desde 1998, temos parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Projeto que visa fomentar as exportações de nossas indústrias. Estamos empenhados em trabalhar para garantir e incentivar as boas práticas, assim, participamos e apoiamos iniciativas, tais como o CocoaAction, Instituto InPACTO, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Initiative for responsible Carnauba e Olho na Lupa. A Abicab é criadora do Programa Pró-Amendoim que monitora a qualidade do amendoim pelo Brasil.


Máquina CW