Com o objetivo de dar mais autonomia ao produtor rural, as novas funções incluem: cotações de commodities e gerenciamento de compras de insumos online
A Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, bolsa de valores americana, acaba de anunciar novas funcionalidades disponibilizadas em seu aplicativo, o Minha Lavoro.
Agora, o app conta com a Cotação de Insumos, que permite ao produtor rural cotar produtos, fechar compras online ou por meio de um consultor especializado, gerenciar pedidos, verificar o saldo para retirada e os valores negociados. O usuário tem também à sua disposição a Calculadora de Sementes, que permite realizar cálculos conforme a área, população desejada, e parâmetros técnicos da semente, demonstrando a quantidade exata de sacas que devem ser adquiridas em uma determinada safra.
“Outra novidade é uma consulta direcionada ao mercado de commodities, que chamamos de Mesa de Grãos, onde o produtor pode conferir o valor que a Lavoro paga por saca de soja no silo mais próximo, podendo vender sua produção pelo próprio aplicativo. Além disso, temos também o Estoque de Grãos em Silos, que oferece informações sobre o estoque de grãos da Lavoro. É um tipo de transparência inédita no mercado”, explica Marcos Strobel, CDO da Lavoro e responsável pelo projeto.
Além desses recursos, por meio do app, o cliente Lavoro também tem acesso a produtos e serviços diversificados oferecidos pelo e-commerce CompreLavoro. Lançado em dezembro de 2021, o Minha Lavoro chegou em um momento de forte transformação digital do agronegócio, alavancada pela pandemia.
Strobel explica que essas funções estavam em desenvolvimento há algum tempo, e fazem parte de uma segunda fase de desenvolvimento do app, na qual mudanças, que foram pensadas para melhorar a experiência do usuário, estão sendo incorporadas, acelerando transações que há pouco tempo eram feitas apenas de forma manual.
“Com o Minha Lavoro, os produtores ainda conseguem realizar compras de forma mais rentável. Esse tipo de tecnologia, embora seja muito comum em outros setores do varejo, mas não no agronegócio, vem para facilitar processos que envolvem o deslocamento do produtor até as revendas. Com apenas alguns cliques ele pode consultar preços, vender grãos e checar cotações”, destaca Strobel.
O Minha Lavoro ainda conta com a LIA, uma assistente virtual criada exclusivamente para o projeto, e que proporciona melhor experiência na jornada digital do usuário. “A inteligência artificial pode ser uma grande aliada do setor. A LIA traz agilidade e uma melhor experiência ao usuário, dando ao produtor rural a possibilidade de buscar uma solução customizada à sua demanda”, complementa.
O especialista ainda destaca que outras melhorias e serviços estão sendo desenvolvidos neste momento, programadas para facilitar o dia a dia do produtor rural e a gestão de sua propriedade. “É importante ressaltar que o aplicativo não substitui o atendimento presencial. Mas sabemos que já existem fazendas 100% monitoradas remotamente, por meio de sistemas comandados por computadores e smartphones. Nesse cenário, o aplicativo Minha Lavoro dá ao produtor a autonomia necessária para tomar decisões rápidas e seguras sem sair de sua propriedade”, finaliza o executivo.
–