Manejo do corte de soqueira

De abril a novembro é o momento oportuno para o produtor proteger o seu canavial de pragas do solo e garantir maior produtividade e rentabilidade

 

Por Maickon Balator, Gerente de Portfólio Vittia.

 

Em abril muitos produtores iniciam o manejo de corte de soqueira, prática agrícola utilizada na cultura da cana-de-açúcar, que consiste na aplicação dirigida na linha da soqueira, em um sulco previamente aberto com um disco de corte. Nesse momento, o agricultor aplica soluções fundamentais para prevenir pragas do solo que atacam as raízes e causam grandes prejuízos à cultura, e também fornece nutrientes que favorecem o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produtividade.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mundialmente, a cana-de-açúcar contabiliza perdas de aproximadamente 20% ao ano, considerando somente o ataque de pragas. Segundo o órgão, “a cana-de-açúcar pode ser atacada por mais de 80 espécies de pragas, sendo que algumas delas, como alguns besouros e cupins, muitas vezes são observadas nas lavouras somente após terem causado danos, uma vez que são pragas de solo e por isso, de difícil observação”.

Com o uso indiscriminado de agrotóxicos, algumas pragas criaram resistência a determinados inseticidas químicos, que acabaram por perder a sua eficiência. A Vittia, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia agrícola, tem uma linha completa para o produtor obter plantas nutridas, sadias e fortes, com soluções que oferecem efeito prolongado e eficaz.

Estudos apontam que nas principais regiões canavieiras do estado de São Paulo há maior tendência de o solo apresentar deficiência em boro e zinco.  Por isso, é preciso nutrir as plantas com esses micronutrientes para aumentar a produtividade das culturas.

Mas não é só. Muitas vezes são necessários fertilizantes fornecedores dos demais nutrientes e o produtor pode beneficiar a cultura da cana-de-açúcar com biofertilizantes que se destacam pela eficiência na ativação do metabolismo das plantas – o que significa estimular o maior enraizamento do canavial e, por conseguinte, proporcionar maior desenvolvimento vegetativo.

Há, ainda, inseticidas e acaricidas com excelente ação no controle de pragas, além de um nematicida e fungicida microbiológico altamente eficaz no manejo de fito nematoides e fungos que causam podridão de raiz. Esse é um ponto importante, visto que alguns nematoides costumam causar um prejuízo silencioso ao produtor. Às vezes ele não vê o problema, por ser tratar de um inimigo invisível, mas isso vai refletir diretamente na produtividade e, consequentemente, em seu retorno financeiro.

Por isso, este é o momento oportuno para o produtor proteger o seu canavial, buscar uma equipe especializada para auxiliá-lo na busca por melhor produtividade, rentabilidade e redução dos impactos ambientais de sua lavoura.

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.

Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.

A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1.200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R$ 851 milhões.

Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.


 Weber Shandwick