Sucesso como VUC – Veículo Urbano de Carga, em sua versão 4×2, agora com tração integral Bongo K2500 busca também aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar
Lançado oficialmente na última semana de março no mercado brasileiro, o Kia Bongo K2500, com tração integral (em substituição à versão 4×2) e capacidade para três ocupantes, faz sua estreia na 28ª edição da Agrishow 2023 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento da América Latina e a segunda no mundo, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (mesma de veículos leves). E agora o Bongo de tração integral chega para ampliar a usabilidade do modelo, capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, como também na distribuição de encomendas rápidas e transporte de pequenas cargas fora dos grandes centros e no interior do País, onde prevalecem estradas de terra, e à logística de transporte em regiões de produção agrícola, em especial na agricultura familiar.
Nesse sentido, o comercial leve 4×4 da Kia oferece, além de mais conforto, tecnologia e segurança para seus usuários habituais, uma nova opção para pequenas empresas que precisam de veículos 4×4, com reduzida, para o transporte de carga e também às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior.
O Bongo K2500 4×4 possui conjunto de força atualizado com novo sistema de injeção eletrônica Common Rail, mais silencioso e eficiente; motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm. Sua transmissão é manual de seis velocidades e a capacidade de carga no chassi é de 1.811 kg.
As principais mudanças do Bongo K2500, além da adoção da tração integral 4×4 e do novo design dianteiro da cabine, são a adição do tanque de ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, que permite a redução de emissões de material particulado – contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes e promovendo a melhoria da preservação ambiental; freios ABS e sistema de controle estabilidade (ESC), novo design do painel, novos volante e bancos para motorista e dois passageiros, computador de bordo com controle no volante e indicação do nível de ureia, bancos revestidos com tecido sintético, a inclusão de setas laterais e de alerta de cinto de segurança do motorista, de DRL (daytime running lights), nova chave com controle de abertura remota das portas.
“Ágil, prático e econômico, o Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário de entregas rápidas. Tem grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. Com a chegada da versão 4×4, vamos abrir uma nova frente de aplicações”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Breve histórico – O comercial leve Bongo K2500, inicialmente importado da Coreia do Sul, foi introduzido no mercado brasileiro em 2007. Em 2010 foi inaugurada pela Kia Uruguay, empresa do Grupo Gandini, a linha de fabricação do Kia Bongo em Montevidéu, Uruguai. Desde então foram licenciadas no Brasil mais de 57.000 unidades, sendo destas mais de 33.000 unidades já produzidas no Uruguai.
“Após doze anos de fabricação no Uruguai, posso assegurar que a operação industrial do Bongo K2500 é um sucesso. Agora, a produção da versão 4×4 vai nos permitir uma expansão mais expressiva da linha da fabricação uruguaia”, argumenta Gandini.
A Rede Autorizada de Concessionárias Kia Brasil já disponibiliza o novo modelo para venda, com preço promocional de R$ 164.990,00. A garantia do Kia Bongo K2500 4×4 é de 3 anos ou 100 mil km.
Trio eletrificado e a minivan Carnival – No estande de 1.000 m2, a Kia Brasil expõe também a sua linha de veículos de passeio, a começar pelos modelos Stonic e Sportage (MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle), Niro (HEV – Hybrid Electric Vehicle) e a Carnival, única minivan de 8 lugares disponível no mercado brasileiro.
Primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, o Kia Stonic foi lançado em novembro de 2021, junto com a nova logomarca, no mercado brasileiro. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora os esforços da Kia para liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Já o Kia Sportage, modelo consagrado no mercado brasileiro, foi apresentado em sua versão também MHEV em julho de 2022. Seus principais atributos, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Em outubro de 2022, a Kia Brasil apresentou ao mercado brasileiro o Niro, primeiro modelo HEV – Hybrid Electric Vehicle, que traz sob o capô o motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, à gasolina, acrescido de motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm. E mais: seu design interno e externo ousado e elegante, e a extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.
Diferente do modo velejar dos MHEV, em que o motor desliga automaticamente em circuitos planos, no sistema HEV do Niro a economia de combustível acontece na partida e em movimentos de baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e/ou subidas quando o motor a combustão funciona concomitante ao motor elétrico. Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso naquele momento e, nas frenagens, acontece a regeneração de energia cinética para a bateria, incluindo sua nova tecnologia de regeneração de energia pelo shift paddle no volante de direção, em quatro níveis de regeneração de energia (de menor a maior intensidade de regeneração de acordo com a conveniência de cada cliente).
A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Destaque especial à assinatura “Inovação inspirada pela natureza” na construção do Kia Niro. Além da excelente eficiência energética e do sistema hibrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a : pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta-malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em Altaica biossintético, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).
O portfólio de produtos da Kia Brasil na Agrishow 2023 contempla ainda a 4ª geração da Carnival, um dos modelos da marca mais sofisticados em conectividade, tecnologia embarcada e sistemas de segurança. A minivan está disponível no mercado brasileiro em versão única, com motor MPi V6 a gasolina de 3,5 litros, que gera até 272 cv e 332 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
Os recursos de conectividade e de tecnologia embarcada destacam a 4ª geração da Carnival, com uma gama de equipamentos high-tech projetados para tornar a vida com a minivan o mais fácil e conveniente possível. Essas novas tecnologias auxiliam os motoristas, ao mesmo tempo em que conectam, protegem e divertem os demais ocupantes.
O centro dos recursos de conectividade do carro é o display digital duplo de alta tecnologia. Isso conecta o mais recente painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas da Kia e o sistema de infoentretenimento e navegação com tela sensível ao toque sob uma única peça de vidro. Esse display de tela dupla cria uma experiência de usuário panorâmica e widescreen, com muitas funções de infoentretenimento controladas por botões sensíveis ao toque ao redor da tela. Há um painel de controle tátil semelhante mais abaixo no console central para controle do clima.
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