Com uma série de palestras, aulas práticas e estandes, a iniciativa propiciou muito conhecimento e fortaleceu o engajamento dos alunos com o mercado de trabalho
Com o objetivo incentivar a reflexão sobre temas voltados à realidade dos estudantes, bem como a troca de conhecimento entre os alunos e profissionais do mercado, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena promoveu nos dias 29 e 30 de março, o evento “Conexão com o Mercado”. Realizado na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), em Santa Rita do Passa Quatro (SP), o encontro reuniu cerca de 45 alunos e 20 convidados.
De acordo com a Diretora Escolar da ETASA, Cristina Favaron Tugas, a iniciativa contemplou em sua programação diversas palestras e aulas práticas, que forneceram aos participantes um grande aparato de informações relevantes, especialmente para os futuros profissionais da área agrícola e agropecuária. “O evento ‘Conexão com o Mercado’, sem dúvida alguma, atingiu o seu propósito e proporcionou a ampliação do conhecimento e desenvolvimento dos futuros profissionais desse setor, além de fortalecer seu engajamento com o mercado de trabalho”, afirma.
A Termomecanica São Paulo S.A, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, e pertencente ao Grupo Fundação Salvador Arena, foi responsável pela realização, no dia 29, da palestra “Como Construir uma Marca Pessoal Forte e Fazer a Gestão da sua Carreira”, na qual foram abordados assuntos relacionados a autoconhecimento, gerenciamento de imagem, desenvolvimento profissional, criatividade e a importância de conhecimentos gerais, como tendências, mercado e economia. No dia 30, a Termomecanica recebeu em seu estande, alunos da ETASA, clientes e parceiros, no qual tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, explicar sobre a aplicação de cada material e reforçar a importância do cobre e suas ligas.
Assim como a Termomecanica, outras sete empresas parceiras ministraram palestras com o intuito de auxiliar os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho no setor de agronegócio. Estiveram presentes representantes da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, Aviagen América Latina LTDA, Coopercitrus, Irrigamais, John Deere, Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga e Jacto do Brasil. “As palestras abordaram temáticas relacionadas à avicultura industrial de corte, utilização de drones na produção agrícola, além de contemplar assuntos relacionados à importância da irrigação e de aditivos, os desafios do setor, e as inovações tecnológicas para a proteção sustentável de plantas”, revela Cristina.
A importância da Fundação Salvador Arena para o mercado – Tal como o evento “Conexão com o Mercado”, a Fundação Salvador Arena incentiva e promove diversas ações educacionais e sociais. “A FSA tem como missão integrar à sociedade, os grupos e indivíduos diretamente assistidos, proporcionando-lhes uma nova etapa de vida, em que a dignidade e os fundamentos básicos da educação e da cidadania sirvam de alicerces para uma nova sociedade”, explica o Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA, Sérgio Loyola.
De acordo com os relatórios divulgados pela Fundação Salvador Arena recentemente, nos últimos dez anos, foram destinados mais de R$ 750 milhões para iniciativas beneficentes, sobretudo, para as áreas de educação (79%) e assistência social (21%). Por meio destas iniciativas, nesse período, mais de 1,7 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente a partir dos projetos desenvolvidos ou apoiados pela Fundação.
A Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena (ETASA), onde foi realizado o encontro, possui a finalidade de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para atuar no setor agroindustrial, oferecendo cursos totalmente gratuitos. Para isso, a instituição disponibiliza semestralmente 40 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária, destinadas a candidatos formados no Ensino Médio e que ainda não tenham formação superior completa. Com uma instalação de 449 hectares, os estudantes também têm acesso à estrutura produtiva da empresa Agroindustrial Salvador Arena, nos setores Agrícola e Pecuário.
Além da ETASA, a Fundação Salvador Arena mantém, ainda, o Centro Educação da Fundação Salvador Arena (CEFSA), que integra o Colégio Engenheiro Salvador Arena, o qual atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e Cursos Técnicos, e também a Faculdade Engenheiro Salvador Arena, que oferece curso de graduação e pós-graduação. Além de oferecer aos alunos alimentação saudável, material didático e uniforme, o CEFSA investe constantemente na atualização de sua infraestrutura, buscando atender às mais diferentes necessidades de crianças, jovens e adultos nas áreas da cultura, do conhecimento, do esporte e do lazer.
Exemplos dessa excelência são: o Teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 536 espectadores; o Estádio Olímpico Bronze TM 23, com dimensões oficiais, arquibancada e pista de atletismo e o Conjunto Aquático, com duas piscinas, sendo uma delas semiolímpica; diversos laboratórios amplamente equipados para suas especialidades, e quatro bibliotecas interativas para atender alunos de diferentes faixas etárias.
–
–
Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte – EUA) e cerca de 2.000 empregados. Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.