Aplicativo gratuito passa a oferecer indicadores e monitoramento do gado em confinamento, além de notícias importantes para a tomada de decisão no campo
A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, avançou mais um passo para contribuir com a digitalização da pecuária brasileira. A Companhia acaba de lançar a nova versão do App Friboi Pecuarista, que traz como principais novidades uma ferramenta de gestão do gado para os fornecedores diretos do negócio e informações em tempo real para toda a cadeia da pecuária, como a previsão do tempo e notícias sobre o mercado.
A versão atualizada do app reúne os principais indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão dos mais de 80 mil fornecedores com cadastro na Friboi. Em um único canal, o criador pode monitorar o status do seu rebanho desde o transporte do gado para a indústria até o pagamento pelo lote. Entre as informações que o pecuarista tem acesso estão a evolução da engorda, o momento preciso de ida para o processamento na unidade industrial da Friboi, a condição da carcaça e, por meio de gráficos, administrar o resultado obtido com cada animal. Todos os dados ficam armazenados no app.
“A relação entre indústria e criadores de gado deixou de ser somente comercial. É cada vez mais importante a sintonia fina entre os dois elos da cadeia produtiva para atender, com qualidade, a crescente demanda nacional e internacional por carne bovina”, explica o diretor-executivo de Originação da Friboi, Eduardo Pedroso. A Originação é o departamento responsável pela compra de bovinos do negócio.
Outra novidade é a integração com o sistema de gestão de gado do Boitel, ferramenta de inclusão comercial e tecnológica da JBS, que beneficia os produtores com o confinamento do gado sem necessidade de desembolso, e com um completo serviço de terminação, protocolo sanitário e rastreabilidade da engorda com habilitação para Europa (lista TRACES). Com essa funcionalidade, o criador verifica a evolução do peso de seus animais, os dados de saúde e a previsibilidade de abate.
“O confinamento antecipa em pelo menos 1 ano e meio o tempo de engorda a pasto. Nos Boiteis JBS próximos às unidades habilitadas para a China, é uma ferramenta de qualificação do gado para exportação e acesso a valor agregado na venda ao pecuarista parceiro”, destaca Pedroso.
Uma das principais facilidades para o dia a dia do criador de gado, promovida pelo App Friboi Pecuarista, é a central de documentação para gestão na fazenda. Na palma da mão, em um sistema de fácil usabilidade, o produtor tem acesso aos documentos de sua negociação com a Friboi. São informações de faturamento (notas fiscais), romaneio e os acertos comerciais entre as partes — num único lugar e de forma segura.
No aplicativo, é possível checar também, em tempo real, o Farol da Qualidade, uma ferramenta da Friboi que explica os parâmetros de sexo, maturidade, peso e acabamento de gordura do rebanho vendido à empresa. A partir da análise desses quatro parâmetros, as cores verde, amarelo ou vermelho são atribuídas ao lote e, de uma maneira muito simples, a indústria consegue mostrar ao pecuarista um feedback sobre seus acertos e oportunidades de melhorias na criação do rebanho.
Com mais uma novidade, o App Friboi Pecuarista dá acesso a informações de mercado, disponibilizadas, inclusive, até para os produtores que ainda não são fornecedores da JBS. Em parceria com o Canal Rural, o aplicativo passa a oferecer, de forma gratuita, notícias, dicas, previsão do tempo e outros dados atualizados pela equipe do programa “Giro do Boi”, que é exibido diariamente pela emissora de TV.
Para quem não faz parte da base de fornecedores da Friboi, o app tem uma área de atendimento. O cadastro é feito no próprio aplicativo e direcionado para a equipe que posteriormente fará o contato. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas iOs e Android até mesmo para produtores sem relação comercial com a empresa.
–
Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. Pela frente social, a Friboi apoia o projeto Instituto Chefs Especiais desde 2013 e também é uma das patrocinadoras da Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e considerada a maior competição entre comunidades do mundo.
–