O Superbarter, nova solução da multinacional canadense, auxiliará os agricultores e agricultoras a terem mais segurança e ganhos. A expectativa é aumentar a participação do barter para 15% de faturamento da companhia com essa nova ferramenta

 

O crescimento da economia brasileira está ligado também a força do agronegócio. No entanto, alguns fatores como o aumento nos custos de insumos, a recente pandemia e estoques baixos, desencadearam a alta de preços globais nos produtos usados na lavoura, impactando diretamente o setor. Para momentos de crise econômica e política, como aconteceu em 2022, o barter segue como uma alternativa para oferecer mais segurança e ganhos para quem está no campo.

Essa negociação consiste em uma operação realizada entre o produtor rural e os distribuidores do agro em que os insumos e a produção são usados como moeda de troca. A atividade surgiu nos anos 90, com o interesse das empresas especializadas na comercialização de commodities em expandir os seus negócios.

De olho neste crescimento, a Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do Brasil, acaba de lançar o Superbarter. “Quem conhece o Barter, sabe o quanto é vantajoso pagar com grãos e receber em troca os insumos necessários para produzir. A nova modalidade da Nutrien permite que o produtor compre os insumos e venda os grãos a preços pré-estabelecidos, evitando as constantes oscilações de mercado, possibilitando uma maior segurança em relação à rentabilidade. Se o preço da commoditie cai, ele permanece seguro, se houver alta no mercado, ele também participa”, explica o líder da área de grãos da Nutrien para America Latina, Guilherme Narducci.

Para oferecer uma maior segurança aos agricultores e agricultoras, os consultores de barter da Nutrien acompanham o mercado diariamente e promovem suporte técnico qualificado. “Com o Superbarter, além de auxiliar seu cliente no controle de custos de produção, fornecer insumos de excelente qualidade e, assim, manter o agricultor protegido das oscilações de mercado, a solução reduz os custos com logística, reduz a demanda por linha de crédito adicional e evita burocracia. No primeiro ano gostaríamos de incrementar a participação do barter para 15% de faturamento da companhia com a estratégia do Superbarter. E no ano seguinte, com a nossa chegada no Estado do Mato Grosso, nosso objetivo é aumentar para números ainda mais expressivos”, reforça Narducci.

Para contar com a nova solução, o produtor rural deve ser cliente da Nutrien e estar em conformidade socioambiental e com as demais diretrizes da companhia. Além disso, aqueles que apresentarem alguma certificação de sustentabilidade reconhecida e emitida por terceiros, que garanta práticas responsáveis no campo terão uma valorização adicional na negociação. Essas medidas tem como objetivo incentivar cada vez mais agricultores e agricultoras a incorporarem princípios e práticas de sustentábilidade, além de garantir conformidade com as leis ambientais.

Além do Superbarter, a empresa também disponibiliza aos seus clientes outros produtos e soluções de redução de custos do plantio à colheita, que tem como propósito contribuir com os agricultores, auxiliando-os nos resultados no campo.

No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão Tocantins, Rondônia e Acre, com 120 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de soja, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 700 consultores especializados. Com cerca de 2.500 colaboradores, a Companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora.


Weber Shandwick