Um programa inédito de inoculação e proteção biológica promete ser um dos grandes destaques da 9ª edição da Coplacampo, que começa já na próxima segunda (27/2), em Piracicaba/SP. A novidade fica por conta da Vittia, empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologias agrícolas, que apresentará aos visitantes seu novo programa Raiz Forte Cana. E comprovará os resultados do manejo na prática, no campo experimental junto a seu estande.
Segundo Jean Paulino, Gerente de Contas da Vittia, o Raiz Forte é um programa de aplicação consorciada de soluções biológicas à base de microrganismos que proporcionam o desenvolvimento de raízes vigorosas e saudáveis e um controle eficaz de doenças. “O objetivo é disponibilizar aos canaviais uma solução completa de inoculação e proteção, garantindo maior sanidade e desenvolvimento da lavoura e, consequentemente, ganhos significativos de produtividade”, afirma.
Ele lembra que a raiz, por não ser um órgão visível da planta, muitas vezes acaba não recebendo a devida atenção que necessita. “O sistema radicular bem desenvolvido também ajuda a planta a superar melhor o efeito de estiagem, evitando perdas de produção causadas por déficit hídrico. Queremos, com esse programa, conscientizar o agricultor que uma lavoura saudável e produtiva se inicia por uma raiz forte, o que pode ser alavancado por meio de ferramentas de qualidade e compatíveis entre si, como os insumos da Vittia”, explica.
Por meio da inoculação com Azospirilulum brasilense, visando maior efeito promotor de enraizamento pela produção de hormônios da planta e melhor fornecimento de nitrogênio, possibilitando melhor desenvolvimento da planta e maiores incrementos na produtividade. Esses benefícios são potencializados quando aliados a ferramentas biológicas de proteção, através da combinação do mais eficaz nematicida com o mais poderoso fungicida microbiológico. Portanto -, o agricultor terá ganhos expressivos relacionados a fixação de nitrogênio e desenvolvimento das raízes, proteção contra pragas e doenças,. Essas condições proporcionam raízes funcionais, sadias e livres de patógenos; maior efetividade, alta qualidade e maior concentração de bactérias; máximo potencial produtivo; eficácia no manejo de fitonematoides; e controle extremo das doenças do solo.
E se as raízes recebem toda a atenção neste programa, a sanidadade da parte aérea da planta também é o foco da Vittia. Entre os destaques da empresa, o Bio-Imune é o multissítio biológico com maior número de alvos registrados no país. Tecnologia 100% nacional, o produto tem eficácia comprovada tanto como fungicida e bactericida, e combate 14 alvos. “O Bio-Imune impede a germinação dos fungos e bactérias, os inibe de se alimentar e fornece ainda à planta lipopeptídeos que destroem a parede celular destes patógenos, levando-os à morte. Além disso, fornece outras substâncias que tonificam as plantas e ativam os genes de resistência, possibilitando um amplo espectro de controle”, explica Paulino.
Estas, e muitas outras tecnologias biológicas de alta performance, estarão no estande Vittia. E além de conhecer um portfólio completo de biodefensivos, biofertilizantes, inoculantes, adjuvantes e nutrição especial para lavouras mais sadias, produtivas e rentáveis, os visitantes encontrarão também muita informação e conhecimento no espaço Vittia na Coplacampo. A empresa contará com uma equipe de especialistas para abordar os resultados obtidos em inovação em manejo, fitossanidade, incremento em produtividade e sustentabilidade, para que o produtor fique por dentro de todas as novidades e soluções para seu negócio rural.
–
A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 51 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.
Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.
A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1100 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2021, a receita líquida da empresa foi de R$ 779 milhões.
Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.
A Vittia foi também uma das vencedoras do Prêmio Eco 2022, iniciativa da Amcham que tem como objetivo reconhecer empresas que adotam práticas ESG no Brasil.