Em 2024, a unidade produzirá 1 milhão de toneladas/ano de fertilizantes fosfatados

A EuroChem celebra nesta quarta-feira, 22/02, um ano da aquisição do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, em Minas Gerais, e registra um marco importante: o avanço de 50% no cronograma da obra da segunda fase do projeto, que consiste na implantação de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, considerando a respectiva montagem eletromecânica, o alteamento de uma das estruturas geotécnicas e o comissionamento da instalação. O marco foi alcançado três meses antes do estimado no planejamento da obra, que teve início em julho de 2022 e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2024.

EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do Grupo EuroChem fora da Europa – a empresa possui outras quatro minas, além de nove plantas químicas com capacidade de produção de 20 milhões de toneladas/ano de fertilizantes. Atualmente, em Salitre, a mina e a planta de beneficiamento, que já estão em operação, produzem cerca de 400 mil toneladas de concentrado fosfático por ano. Quando a obra da segunda fase estiver concluída, Salitre produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.

O Vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx na América do Sul da EuroChem, Gustavo Horbach, ressalta a relevância da unidade para o agronegócio brasileiro.

“A aquisição do Complexo de Salitre nos torna um player na produção de fertilizantes na América do Sul, atuando da mina à mesa, da produção à distribuição. Estamos presentes de norte a sul do Brasil e na Argentina, com 22 unidades de mistura e distribuição. Salitre consolida nossa estratégia de crescimento, de forma alinhada ao Plano Nacional de Fertilizantes. A nossa produção de fertilizantes fosfatados para o mercado nacional representará 15% do consumo interno, o que reduzirá a dependência das importações deste insumo e fortalecerá a competitividade do agronegócio no país”, afirma Horbach.

Em adição, Horbach destaca a estratégia adotada para a retomada do projeto. “Temos cerca de 2,5 mil trabalhadores na obra e, em fevereiro, registramos 3 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. A rápida integração dos nossos profissionais contribuiu para que alcançássemos os resultados atuais. Trabalhamos de forma integrada e temos o compromisso de atuar de maneira sustentável e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde estamos inseridos, compartilhando valor com as comunidades que nos recebem”, esclarece.

A EuroChem é um dos líderes globais do segmento de fertilizantes e um dos principais produtores dos três principais nutrientes da agricultura: nitrogênio, fosfato e potássio. O Grupo está verticalmente integrado com atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes, atuando da mina à mesa e empregando mais de 28 mil pessoas em instalações de produção na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS). Seus produtos estão em mais de cem países.

Na América do Sul, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins (10) e da Fertilizantes Heringer (12), da qual detém o controle acionário; e na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes. Com a EuroChem Salitre, primeira unidade de produção fora da Europa, produzirá 1 milhão de fertilizantes fosfatados/ano a partir de 2024.

Nosso portfólio é completo: linha Premium, Solúveis e Convencionais para atender os diversos cultivos. Auxiliamos os produtores a colher os melhores resultados e ter alta produtividade com o menor impacto possível ao ambiente, levando alimento a milhares de pessoas .


Print Comunicação