Pesquisadores e especialistas no mercado cafeeiro analisaram produção, produtividade, mudanças climáticas, política, economia, logística e novos mercados.
Durante dois dias cafeicultores das principais regiões produtoras do Brasil e especialistas do setor se reuniram em Uberlândia, no triângulo mineiro, para o Encontro de Gestão da Cafeicultura, o Encoffee. Uma oportunidade única que debateu o atual cenário e os desafios do setor. Os participantes também puderam trocar conhecimentos e acompanharam as mudanças no mercado como o aumento no custo de produção e a falta de chuvas, que impactaram a produção de café na última safra, além dos reflexos da falta de contêineres na logística de exportação e questões ambientais.
“Há situações na vida que a gente não consegue controlar, e na cafeicultura isso não é diferente! São diversas intempéries, por exemplo, o clima, câmbio, preço do mercado, insumos e por aí vai…. Mas o cafeicultor tem nas mãos uma ferramenta fundamental para enfrentar esses problemas: a gestão! Aqui no Encoffee a gente discutiu justamente as oportunidades em tempos desafiadores”, analisa Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta.
O mercado internacional acena de forma positiva para a cafeicultura, com preços em bons patamares e expectativa de aumento nas exportações e no consumo interno. Pelo menos 300 mil fazendas de café mantêm o Brasil como maior produtor e exportador mundial. Durante o Encoffee, produtores conheceram histórias de sucesso que agregam valor à produção.
“Esta edição do Encoffee foi excepcional! O evento reforçou a importância de traçar estratégias e garantir a eficiência num cenário desafiador. Além disso, esse encontro mostrou que o setor vem se preparando cada vez mais para as oportunidades e os desafios”, afirma Danilo Bomfim, sócio-diretor do Grupo Conecta.
TOP FARMERS – Faltando menos de dois meses, o Grupo Conecta começa elaborar outro grande evento: a 4ª edição do Top Farmers, que neste ano traz o tema: Desenvolvendo Competências para o campo. O evento será nos dias 22 e 23 de novembro em Campinas, no interior paulista.
“Estamos preparando a várias mãos o grande encontro entre produtores de soja, milho e algodão. O evento marca as tendências de safra que tem tudo para ser recorde. Também será uma oportunidade para fazer um balanço dos principais acontecimentos de um ano tão importante e decisivo para o Brasil!”, conceitua Luciana!
Na programação, nomes importantes já estão sendo confirmados como a participação do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. Nesta edição, será discutido o protagonismo do Brasil no agro mundial, mercado e preços de fertilizantes, inteligência artificial e agricultura digital, gestão, carbono neutro, entre outros.
–