Iniciativa conta com a auditoria do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB e estimula o incremento da produção da oleaginosa em todo o Brasil
A Corteva Agriscience premiou na última sexta-feira, na capital paulista, os ganhadores do concurso Colheita Farta Safra 21/22. A iniciativa, conta com a auditoria do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) e tem os objetivos de estimular altas produtividades da oleaginosa e reconhecer os agricultores que alcançaram os melhores resultados por meio de soluções da Corteva que contribuem para o melhor rendimento da lavoura. O concurso conta com duas categorias, “Irrigada”, de abrangência nacional, e “Não Irrigada”, focada nas regiões Sul e do Cerrado, além do ranking nacional que é composto pelos primeiros colocados de cada região.
Neste ano, o campeão da categoria Irrigada foi Tiago Librelotto Rubert, da Fazenda São Felipe, de Cruz Alta (RS), que produziu 103,58 sacas de soja por hectare. “Para a conquista, realizamos um conjunto de ações e contamos com o portfólio da Corteva para o manejo das principais plantas daninhas e pragas da lavoura. As soluções nos ampararam muito bem e trouxeram a alta produtividade”, comenta Juliano Berghetti, que representou Rubert na premiação.
Na categoria Não Irrigada Sul, o vencedor foi Evandro Bieleski, da Fazenda Agro Bieleski, de Ipuaçu (SC), com 112,22 sc/ha. “O nosso resultado foi conquistado com um bom manejo, dedicação, muito esforço e conhecimentos adquiridos no dia a dia do campo. A tecnologia avançada também nos auxiliou a alcançar uma boa produtividade, principalmente, com os produtos da Corteva”, declara Bielieski.
Já na categoria Não Irrigada Cerrado, o Grupo Aguiar foi campeão, sendo representado por Rodrigo de Aguiar, da Fazenda Liberdade, de Querência (MT), com 93,89 sc/ha. “Participamos de outras edições e pela primeira vez conquistamos o primeiro lugar na categoria Não Irrigada Cerrado. É uma honra integrar o concurso e pretendemos seguir aumentando a nossa produtividade. A parceria com a Corteva nos proporcionou excelentes resultados na lavoura. Para a próxima safra, o objetivo é obter o melhor resultado com o apoio do portfólio da empresa”, afirma.
“Com o resultado do Colheita Farta vemos o potencial da soja e como podemos fazer para extrair o seu máximo. Além de todas as práticas agrícolas recomendadas, a Corteva vem com inovações e tecnologias com produtos que auxiliam na boa produtividade da oleaginosa. O concurso e seus ganhadores mostram na prática como um manejo eficiente e com soluções inovadoras pode ser a melhor ferramenta para o sojicultor”, afirma Marcus Fiorini, Líder de Fungicidas da Corteva Agriscience.
Estimulando a alta produtividade – Para participar do concurso, é necessário inscrever uma área mínima de 10 hectares e aplicar soluções oferecidas pela Corteva para o manejo da soja, como tratamento de sementes, inseticidas, herbicidas e fungicidas. Os vencedores foram condecorados com troféus e um fim de semana de experiências culturais e gastronômicas em São Paulo.
–