Leilão da Jacarezinho oferta reprodutores nelore certificados pelo Ministério da Agricultura
A cada início de estação de monta um leque de oportunidades surge para os pecuaristas incrementarem o melhoramento genético do rebanho. Sai na frente o pecuarista que conseguir aliar habilidade materna, qualidade de carcaça, funcionalidade, precocidade sexual e de abate a pasto à velocidade de ganho em peso.
E no dia 19 de setembro próximo, com início às 18h, transmissão do Canal do Boi e organização da Central Leilões, mais uma janela de oportunidade se abre com a oferta de 200 touros Nelore CEIP safra 2020 da reserva genética da Agropecuária Jacarezinho, hoje reconhecida como a maior fornecedora de touros zebuínos do País, segundo o Ranking TOP 100.
“Estes animais são os melhores da safra e reúnem em sua genética um verdadeiro pacote tecnológico, construído por quase 30 anos de seleção. Vale a pena conferir o que está em oferta em termos de renovação e resultados quanto à precocidade produtiva e reprodutiva, habilidade maternal e capacidade frigorífica”.
É o que explica Cezario Batista de Oliveira Neto, coordenador da Central Genética da Agropecuária Jacarezinho, que possui fazendas nos estados da Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Muitos dos touros líderes em importantes sumários da raça Nelore no Brasil carregam a linhagem AJ em seu sangue.
Baterias do leilão – Os lotes serão distribuídos em baterias, tendo como base os índices genéticos compilados pela CIA de Melhoramento, empresa responsável pelo programa de melhoramento genético da propriedade nos três estados.
Desta forma, os reprodutores, que além de possuírem o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), emitido pelo Ministério da Agricultura, serão os mais bem classificados no “ICIAGen”, idade ao primeiro parto (IPP, que ajuda a melhorar a precocidade sexual), IFRIG (índice frigorífico criado após 12 anos de pesquisas para aprimorar qualidade de carcaça) e RMat.
O Rmat, traduzindo em miúdos, é uma estimativa do retorno econômico de cada vaca por quilo de peso vivo produzido ao longo da temporada, sempre descontados dos custos de produção demandados. Vale lembrar que este é um fator importante para fechar as contas da fazenda no azul, ao término da estação e monta. Touros com RMat superiores são mais desejáveis no ciclo de cria e até mesmo nos ciclos produtivos subsequentes.
Tendências na pecuária – A Jacarezinho é a principal marca do Nelore CEIP do Brasil. No ano passado, comercializou mais de 2,5 mil touros e outras milhares de doses de sêmen nas principais centrais de inseminação artificial.
“É uma genética que prima por crescimento rápido e produtivo em regime de pasto, no menor intervalo de tempo possível. Cuidamos para que cada um dos touros ofertados estejam habilitados para entregar uma pecuária de ciclo curto. E o segredo é medir desempenho e características funcionais sob todos os aspectos”, explica o gerente comercial Lucas Motta.
Para os investidores, basta conhecer as necessidades do seu rebanho e escolher a melhor opção dentro das baterias do remate. “Um grande diferencial dos touros da Agropecuária Jacarezinho é que eles são adaptados a todos os biomas da pecuária brasileira, até mesmo no Cerrado, onde chove apenas 700 mm por ano”, explica Motta. Todos os reprodutores do leilão também são genotipados, fator que propicia maior acurácia das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie).
A Central Leilões está na organização dos negócios. Os pagamentos serão divididos em 30 parcelas e o frete será gratuito para toda a malha rodoviária nacional, com exceção das localidades que apresentarem restrições no que normatizam as áreas de febre aftosa sem vacinação.
O pecuarista interessado em participar do remate pode fazer o pré-cadastro clicando aqui.
–