Pesquisa revela que falha em processos é a maior causa de furtos e roubos. Verificação de antecedentes pode diminuir essas ocorrências.
É cada vez mais crescente o número de ocorrências de furtos e roubos no agronegócio, e o segmento de insumos agropecuários é um dos mais atingidos. Dada a grande valorização de preços, produtos como fertilizantes e defensivos agrícolas estão sempre na mira de criminosos. A Pesquisa Nacional da Distribuição, divulgada agora em agosto no Congresso ANDAV pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, mostrou essa realidade.
A pesquisa foi respondida por associados da ANDAV que representam 70% do mercado total da distribuição de insumos agropecuários no Brasil. E os números mostram que 10,6% deles sofreram roubos ou furtos cujo valor médio chega a R$ 638 mil reais. As principais ocorrências acontecem à noite nos armazéns e à tarde nos caminhões.
A falha de processos é apontada como uma das principais causas e é nesse contexto que a verificação de antecedentes, que deve ser feita pelas empresas da distribuição, é fundamental. “Essa falha de processos pode representar várias situações evitáveis, dentre elas um ex-colaborador que ainda consegue ter acesso ao local ou mesmo um parceiro de negócios que na realidade não é parceiro. Com a verificação de antecedentes, a empresa consegue ter uma previsibilidade maior de segurança uma vez que conhece a fundo as pessoas com quem está tendo relações”, explica a advogada Cláudia de Jesus, fundadora da Background Brasil, empresa especializada em background check – a sigla em inglês para o termo “verificação de antecedentes”.
A verificação de antecedentes ajuda na mitigação de riscos em tempos de crise. Aqui no Brasil, ela é muito utilizada por escritórios de advocacia responsáveis pela análise de contratos de multinacionais. Além de trazer mais segurança às transações, o background check é utilizado para outros fins. Ele fornece, por exemplo, informações relevantes no momento da concessão de crédito rural por parte de instituições financeiras, além de auxiliar na qualificação de fornecedores, contratação de funcionários e parceiros, avaliação de novos investimentos ou nas operações de fusões e aquisições.
–