O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal lançou a quarta edição de sua auditoria anual EggLab para monitorar empresas no Brasil em diversos segmentos da alimentação que se comprometeram a vender e consumir apenas ovos de aves livres de gaiola. A auditoria EggLab opera desde 2019 e, em 2021, buscou conta to com 139 empresas. A edição 2022 foi lançada em uma live no canal do Youtube do Fórum Animal, em que foi apresentado o novo site da auditoria que funcionará como uma ferramenta para que as empresas reportem seus avanços a cada ano e os dados fiquem disponíveis em tempo real e com acesso público. O evento teve participação do Grupo Pão de Açúcar, referência no mercado varejista brasileiro, e da ONG internacional Mercy for Animals, que também atua no diálogo com empresas para garantir o bem-estar animal. A live completa já está disponível no canal do Youtube do Fórum Animal.

De acordo com Taylison Santos, gerente executivo do EggLab, esta auditoria é uma ação importante para promover o bem-estar de galinhas poedeiras no Brasil e para fundamentar a opinião pública sobre como as diversas empresas têm lidado com a sua responsabilidade pelo bem-estar dos animais. Foi, por exemplo, com a auditoria realizada em 2020 que o Fórum Animal identificou a necessidade de criação da Iniciativa MIRA para conectar empresas, produtores e consumidores, e favorecer o diálogo e os avanços da produção de ovos junto ao bem-estar das galinhas.

Sobre a relevância da auditoria EggLab especificamente para empresas auditadas, Vânia Plaza Nunes, Diretora Técnica do Fórum Animal, destacou:

“O trabalho do EggLab vem cada vez mais buscando esclarecer toda a possibilidade de transformação e auxiliando nesse monitoramento para a própria empresa que se compromete. Com isso, ela (a empresa) tem a contrapartida de atingir um novo patamar da produção de alimentos, da produção de um produto de origem animal, com qualidade e responsabilidade. Ao mesmo tempo, ela (a empresa) ganha para si mesma o status de estar contribuindo para um mundo melhor.”

Entre as empresas auditadas pelo EggLab está o Grupo Pão de Açúcar (GPA), uma das maiores varejistas do país. O GPA figura entre as empresas pioneiras ao incluir, em 2017, o tema do bem-estar animal em sua política de mercado e produtos. Esse processo foi explicado em detalhes à audiência do EggLab por Renata Amaral, que é Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do GPA. Renata comenta que o compromisso com o bem-estar animal está contido em um dos pilares ou cadeias de valores do GPA, ao lado de temas como o combate ao desmatamento, condições dignas de trabalho e o respeito à biodiversidade. Especificamente sobre o bem-estar animal, Renata explicou:

O GPA foi um dos pioneiros a trabalhar com esse tema, lá em 2017, quando a gente anunciou o primeiro compromisso de bem-estar animal na cadeia de ovos para nossas marcas exclusivas, e também a gente lança no mercado uma primeira linha exclusiva de ovos livres de gaiola. (…) Ao longo desses anos, a gente veio evoluindo diversas práticas e processos até que, em 2020, a gente expande esse compromisso para todas as marcas vendidas em nossas lojas e, em 2021, a gente lança nossa política de bem estar animal que, inclusive, está disponível no site para quem quiser consultar, com capítulo exclusivo para galinhas poedeiras livres de gaiola.” (Acesse aqui este texto completo)

Ainda segundo Renata , há dois fatores que traduzem a responsabilidade do GPA no trabalho com o bem-estar de galinhas poedeiras. O primeiro deles é o trabalho para garantir que o consumidor encontre ovos livres de gaiola nas lojas, bem como, que colaboradores do GPA conheçam e saibam oferecer esses ovos aos consumidores. O segundo fator é a promoção e incentivo a modelos de transição sustentáveis junto aos fornecedores, o que é feito pelo GPA em eventos com seus fornecedores para falar sobre os ovos livres de gaiolas junto a especialistas. Por fim, Renata reforça que o GPA quer valorizar fornecedores que prezam pelo bem-estar animal e reitera que o grupo segue com seus compromissos de transição em consumir apenas ovos livres de gaiola até 2025 para marcas exclusivas, e até 2028 para todas as marcas vendidas pelo grupo.

A experiência de transição do GPA evidencia que o diálogo entre ONGs e empresas tem resultado em mudanças concretas para beneficiar os animais. Entretanto, esse é um trabalho árduo e gradual que ganha mais expressão quando conduzido em várias frentes por diversas ONGs. Um exemplo disso é o trabalho feito em âmbito internacional pela ONG Mercy for Animals, especificamente com o seu Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA). O MICA é também uma ferramenta pública para classificar e comparar as transições para o consumo de ovos livres de gaiolas de empresas consideradas mais influentes no setor alimentício e hoteleiro da América Latina. Os avanços na proteção de aves no Brasil e no mundo foram temas detalhados à audiência do EggLab por Beatriz Velozo, Especialista Sênior em Relações Coorporativas da Mercy for Animals:

“É difícil ver esse movimento como algo diferente de irreversível. (…) Falando especificamente da eliminação das gaiolas, é difícil enxergar isso como algo que pode ser voltado atrás. (…) A tendência, pelo que a gente tem visto de até estudos de comportamento dos consumidores, principalmente das gerações mais jovens, é que as pessoas se mostram cada vez mais engajadas não só com temas não só de sustentabilidade, mas também bem-estar animal.”

Sobre a demanda da nova geração de consumidores por produtos com garantia de bem-estar animal, Beatriz destaca a pesquisa feita em 2017 pela Mercy for Animals em parceria com a Ipsos, organização de pesquisa de mercado e opinião pública, que revela que mais de 80% da população brasileira já se preocupa com a forma como os animais são tratados no mercado. Em outras palavras, cada vez mais, os consumidores avaliam além do preço de um produto e valorizam propósitos e com quais causas as marcas se engajam. No cenário internacional, Beatriz reforça que o o bem-estar animal foi incluído como preocupação política essencial no programa de meio ambiente das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o trabalho do EggLab visa promover o avanço no bem-estar de galinhas poedeiras através do monitoramento de empresas comprometidas com a mudança e com a transparência nesse processo. O novo site da auditoria foi elaborado para tornar mais prática a interação com as empresas e o acesso público à informação. Tudo será feito através de um questionário específico para as empresas relatarem o seu consumo/venda de ovos livres de gaiola a cada ano, quais dificuldades existem para que a empresa consuma/venda apenas ovos livres de angola, e como o Fórum Animal pode contribuir para alcançar esse objetivo. O questionário já está disponível para as empresas no site do EggLab, e a expectativa é que empresas respondam a esse questionário e encontrem no Fórum Animal e equipe EggLab incentivo e apoio para que completem a transição no prazo estabelecido em compromisso público.


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