A evolução do consumo brasileiro levou empreendedores brasileiros a lançar produtos ousados no setor de destilados
É certo que o mercado de consumo muda constantemente. O que ainda surpreendeu é que até há pouco mais de dois anos as transformações viriam com uma intensidade nunca antes vista, e que mudanças constantes e até radicais fariam parte do novo normal. O mercado brasileiro de bebidas destiladas também sentiu na alma o impacto dessa nova tendência, e agora se tornou palco para uma realidade diferente de produtos inovadores. Trata-se de um cenário mais democratizado, onde pequenas indústrias também têm oportunidade de conquistar consumidores brasileiros com necessidades, vontades e exigências específicas.
“Alterações radicais no estilo de vida levaram os consumidores a tomar decisões intencionais, conscientes e ambiciosas. (…) Os consumidores estão colocando seus planos em ação, arriscando-se e aproveitando o momento”, indica relatório da Euromonitor Internacional intitulado “10 principais tendências globais de consumo para 2022”.
Os números sobre o consumo de bebidas destiladas no Brasil são bastante expressivos. De acordo com dados do IBGE de 2019, a fabricação de aguardentes e outras bebidas destiladas foi de pouco mais de 1,4 bilhão de litros. Se juntar a produção de bebidas fermentadas como cervejas, chopes e vinhos, a produção nacional passa dos 16,5 bilhões de litros. Isso representa um faturamento de R$ 137 bilhões, segundo informações da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). Os dados estão contidos no Caderno Setorial do Banco do Nordeste.
“O consumidor já vinha em um movimento de conhecer melhor as bebidas e esta tendência se intensificou, refletindo em uma busca por bebidas de maior qualidade”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Quanto aos novos hábitos de consumo, continua Cristiane, o crescimento de novos canais de vendas, como e-commerce, drive-thru e delivery e o fortalecimento das vendas off-trade, está associado a um novo comportamento dos consumidores.
“Além disso, passou-se a associar ainda mais o consumo às iniciativas ESG das marcas e instituições”, completa Cristiane. ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”, que se refere a um conjunto de critérios relacionados a questões sociais, ambientais e de governança corporativa.
Três marcas nacionais de destilados ganharam destaque por implementar novidades bem brasileiras e bastante afeitas principalmente ao gosto do público mais consciente: Babuxca, BEG Gin, Jambuzera e Parnaioca Elas estarão presentes na ANUFOOD Brazil 2022 – Feira Internacional para o Setor de Alimentos e Bebidas, que acontece em São Paulo, de 12 a 14 de abril.
Michael Fine, gerente de projetos da Koelnmesse, organizadora da ANUFOOD Brazil 2022, salienta que a categoria de destilados nacionais será um destaque da feira, “Nesta edição, contamos com a presença de várias marcas brasileiras que trarão originalidade e inovação nos seus produtos para atender este consumidor”, adianta o executivo.
A Babuxca é uma bebida alcoólica com muita brasilidade no seu DNA, feita de cachaça, mel e frutas que já vem pronta para ser servida. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com ingredientes naturais, e a Babuxca trabalha com produtos orgânicos, naturais, sem nenhum tipo de conservantes”, afirma o sócio-proprietário Daniel Chinzon.
A marca teve início em 2015 depois de uma bem sucedida “brincadeira” com misturas de drinks feitas pelos atuais sócios. Hoje atua fortemente no varejo fornecendo para a rede Pão de Açúcar, Magazine Luiza, supermercados Zaffari, Amazon, além de varejistas e distribuidores em 15 estados do Brasil e aproximadamente 400 clientes diretos, contabiliza Chinzon.
O caráter jovial da Babuxca, com rótulos coloridos e design diferenciado da garrafa, é a aposta que os sócios fizeram para o destilado nacional mais consumido. Segundo Chinzon, a ideia é valorizar o produto brasileiro e mudar o ar “antigo e pouco jovem” que tradicionalmente acompanha a maioria das marcas.
A Babuxca junta vários pontos interessantes que estão em alta no mercado. O principal deles é o Ready To Drink, isto é, um produto pronto para consumo, basta servir e beber, sem precisar de nenhum tipo de trabalho de preparo.
Outra característica inovadora da Babuxca é o cuidado com os insumos. “São todos comprados de pequenos produtores. Nosso mel vem de cooperativa, nossos sucos são de indústrias familiares, todas no estado de São Paulo. Além disso, nós conhecemos todos nossos fornecedores, e isso para a gente é muito importante”, ressalta.
A marca deu tão certo que os planos agora são expandir e exportar. Já vendem para Portugal e EUA, e mantêm negociações com diversos outros países.
Outro player que vem se destacando no setor é a BEG Gin. Com premiações recorrentes nos concursos de bebidas destiladas mais renomados do mundo, a empresa possui destilaria própria, localizada em Campinas (SP), e utiliza botânicos exclusivamente brasileiros em suas receitas, como o sabugueiro do Brasil, mexerica e folha de pitangueira.
“Começamos com uma destilaria pequena, com capacidade de cerca de cinco mil garrafas mês, hoje estamos com uma nova destilaria com capacidade de 35 mil garrafas mês, que vem justamente com o projeto de expansão geográfica da marca no Brasil e também de exportação do produto”, afirma Felipe Santoro, sócio-proprietário e diretor de Operações.
Ele afirma que o público consumidor da BEG Gin são jovens de 25 a 35 anos, que apreciam um gin de qualidade premium. “Apesar de termos um conceito de boutique, a nossa estrutura está preparada para atender grandes redes com qualidade e preços competitivos”.
A marca atende varejistas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Pará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, além do Distrito Federal. Fornecem para redes como Pão de Açúcar, Oba e Carrefour.
Santoro projeta um crescimento de 50% nas vendas em relação ao ano passado, graças aos investimentos na destilaria, com aumento de capacidade, diversificação do mix de produtos e utilização de embalagens sustentáveis.
E como a cachaça é realmente o produto genuinamente nacional, que tal uma bebida produzida com o jambu, uma hortaliça originária da Amazônia? A Jambuzera é uma marca de aguardente composta que não contém adição de açúcares, conservantes, corantes, extratos ou ingredientes industrializados, explica Fernando Silva, sócio administrador.
“Todo o nosso processo de produção é artesanal e natural. Essa combinação faz com que a Jambuzera tenha uma qualidade extraordinária”, afirma. Assim, continua Silva, a marca está presente no cluster A/B do Pão de Açúcar (cerca de 120 lojas) e em diversas redes pequenas do interior de São Paulo e de outros estados do Brasil, bem como disponível online na Amazon, Magazine Luiza e loja oficial no Mercado Livre.
Com público na faixa dos 20 aos 45 anos, Fernando Silva estima que a marca “está preparada para o crescimento de 2022 dobrando o estoque e investindo na criação de mais um produto no portfólio, previsto para o segundo semestre”.
Presente em mais de 200 pontos de venda em nove estados no Brasil, com atuação predominante no Rio de Janeiro, a Parnaioca produz um rum branco feito a partir de um blend de dois tipos de melaço da cana-de-açúcar.
“A nossa proposta é mostrar que o Brasil tem uma excelente qualidade de produção de rum. Na Parnaioca nós trouxemos uma versão não envelhecida da bebida, contendo leveza e versatilidade no seu consumo, e estamos em processo de lançar mais produtos, todos nessa mesma categoria”, adianta André Micheli, CEO da empresa.
“O mercado estava estagnado. O mundo olhou nos últimos anos muito para o gin. O rum sempre foi apreciado por bons bebedores, principalmente da década de 50 para cá através de drinques clássicos como Cuba Libre, Mojito, Pina Colada e de outros coquetéis tiki, de origem caribenha que tem a base de rum. A coquetelaria precisava de um rum como o Parnaioca, sem o retrogosto de cachaça na boca e com sabor de fruta madura, pois é feito com um blend de melaço. Isso aporta muito mais sabor. Será uma grande aposta como tendência no cenário brasileiro”, explica o mixologista Alex Mesquita, que desenvolveu uma carta exclusiva de drinques com a bebida para a marca.
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