No seu primeiro ano de atividade, o projeto propôs entender as necessidades da nova geração e fornecer conteúdo em diversos formatos

 

O Núcleo Jovem Coplacana (NJC) é um espaço destinado aos jovens de 16 a 35 anos que, principalmente, tenham interesse pelo agronegócio, diversidade cultural e sejam pertencentes às famílias cooperadas à Coplacana estabelecidas nos cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Maíra Stabelini, analista de marketing da Coplacana, em 2021 o projeto enfrentou o desafio de lançar um programa de relacionamento e capacitação dos jovens em um ambiente ainda pandêmico, tendo em vista a questão do distanciamento social. “Seguimos resilientes com as atividades de forma online e contando muito com o engajamento e sensibilização dos jovens que estávamos recrutando”, ressalta Maíra.

Por ainda sofrer com os avanços da COVID-19, os encontros aconteceram no formato híbrido, mesclando online e presencial. As atividades focaram em ampliar o conhecimento dos membros e trocar experiências sobre o setor do agronegócio por meio de aulas, workshops, mesas redondas, debates e encontros presenciais. Além da participação no congresso Youth Agribusiness Movement International 2021 (YAMI).

Com temáticas sobre sucessão familiar, estratégias técnicas do agronegócio, marketing digital, soja, cana-de-açúcar, tecnologia, pecuária e inovação no setor. Contaram com participantes como Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana, Marcos Farhat, diretor administrativo da Coplacana, Ricardo Berni, diretor de negócios agrícolas da Raízen, e Saile Farias e Cesinha Farias, irmãos influenciadores do perfil do Instagram @jovensdoagro.

A festa junina à caráter, que aconteceu também no formato online, trouxe muitos sorrisos e muitas fotos dos jovens participantes.

O Núcleo Jovem Coplacana, teve um primeiro ano de atividades que foram executadas no modelo híbrido e algumas ações presenciais como o plantio de mudas, resultando em trocas efetivas de conhecimento sobre práticas de sustentabilidade no agronegócio, trazendo novas possibilidades técnicas e networking aos integrantes.

Mariane Natera, analista de inovação do Avance Hub, entendeu que a partir das primeiras conversas com os jovens que existia uma urgência para aumentar a rede de contatos. “São pessoas com objetivos de vida e desafios parecidos, que têm a oportunidade de trocar experiências através do nosso Núcleo Jovem Coplacana”, comentou.

Os ganhos relatados pelos jovens surpreenderam os organizadores do projeto, tendo como destaque a possibilidade de networking. “Recebemos diversos relatos de como as nossas atividades proporcionaram visibilidade e oportunidades para nossos membros, seja no ambiente corporativo, na propriedade, em grupos de pesquisa ou na interação com profissionais referência no mercado”, reforça Maíra.

A confraternização de fim de ano aconteceu em dezembro na sede da cooperativa em Piracicaba, reunindo boa parte dos integrantes e contando também com a cerimônia de posse da coordenação do Núcleo Jovem Coplacana 2022.

As promessas para o Núcleo Jovem Coplacana para o ano de 2022 são de expansão das relações e possibilidades de novos aprendizados aos jovens, alinhando a tecnologia e o agronegócio.

O Núcleo Jovem Coplacana tem conteúdos digitais. Confira as redes sociais: Site, Instagram e Facebook.

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no estado, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. A matriz está localizada no CENTRO CANAGRO “José Coral”, em Piracicaba – SP, e conta com 29 filiais + três lojas Massey Ferguson nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, além de Fábrica de Rações; Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos; CoopService e duas unidades produtivas, o Confinamento de Gado e Unidade de Grãos. A COPLACANA é estruturada para oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos aos cooperados. São mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo. Sua diretoria é dinâmica e trabalha com uma visão voltada para a tecnologia e para o futuro, promovendo a união, o cooperativismo e fortalecendo a classe dos produtores rurais.

Zaru Comunicação
(11) 3882-0122 | zarucomunicacao.com.br