Sebrae-SP e Bayer são algumas das organizações que têm usado a solução para treinar pessoas

O desenvolvimento de cursos de capacitação via WhatsApp, ministrados por meio de chatbots dotados de inteligência artificial, é uma novidade no portfólio de soluções educacionais do DOT Digital Group. Somente o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) já identificou mais de 3 milhões de interações nas oficinas disponíveis gratuitamente em sua vitrine de cursos, desenvolvidos pela equipe de especialistas do DOT. A iniciativa, voltada a microempreendedores individuais (MEIs), foi lançada em julho de 2020 e já registrou cerca de 50 mil usuários. Os treinamentos pelo app também já chegaram ao campo, em parceria com o braço agro da multinacional Bayer.

De acordo com o próprio WhatsApp, mais de dois bilhões de pessoas, em mais de 180 países, usam o aplicativo. No Brasil, o app está no celular de 79% dos brasileiros. “Esse canal digital popular e democrático permite levar a educação corporativa a públicos com pouco acesso a computador ou dificuldades de conexão à internet e, como os brasileiros já têm familiaridade com o app, melhora o engajamento nos cursos”, explica Carolina Nunes, Consultora Educacional do DOT Digital Group.

Os treinamentos via WhatsApp desenvolvidos pelo DOT utilizam o microlearning (atividades de aprendizagem de curta duração). A dinâmica se assemelha a uma conversa, na qual o aluno interage com uma ferramenta de chatbot dotada de inteligência artificial. Os cursos podem ser acessados 24h por dia, nos sete dias da semana. O conteúdo pode ser apresentado por meio de textos, vídeos e áudios curtos, cards ilustrados, planilhas e quizzes, entre outros.

Durante a capacitação, os usuários recebem feedbacks de como está indo a própria evolução, pelo próprio aplicativo. Caso a pessoa desista do curso, também há interação motivacional para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

 

Tecnologia já chegou ao campo – Outro exemplo de como o WhatsApp pode ser utilizado como solução para treinamentos e capacitações é o programa educacional Plataforma Intacta 2 Xtend® – uma iniciativa da Bayer que visa instruir profissionais do campo via o app de mensagem instantânea, e que, entre os parceiros, contou com a expertise do DOT para a implementação do curso no aplicativo.

Destinado a operadores de máquinas e produtores rurais de todo Brasil, a “Operação Pulverização” é um curso online via WhatsApp que tem o objetivo de capacitar mais de 10 mil profissionais até o final de 2021, ensinando sobre as boas práticas agrícolas para o uso da terceira geração de biotecnologia em soja da Bayer para a safra 21/22.

O acesso ao curso funciona no próprio aplicativo e é direcionado por meio de uma árvore de decisões. Ao obedecer ao comando indicado, o aluno recebe os conteúdos em formatos diversos: vídeos, podcasts e testes divertidos, que facilitam o acesso e o processo de aprendizagem. Ao concluir as etapas, é emitido um certificado de participação.

Em 25 anos de atuação, o DOT Digital Group, empresa de educação digital corporativa, já capacitou mais de 10 milhões de pessoas. Atualmente,tem cerca de 350 funcionários e também atua em São Paulo, Brasília, Lisboa (Portugal) e Boston (EUA). A sede fica em Florianópolis (SC). Integra a mais recente lista “1000 Edtechs Companies Transforming Education” (“1000 Edtechs que estão Transformando a Educação”, numa tradução livre), da publicação especializada norte-americana Edtech Digest.

Dialetto
(48) 4009-9229 | www.dialetto.com.br/