A foodtech, em parceria com o coletivo Projetemos, o ex-BBB João Pedrosa, o chef César Costa e outras influenciadoras, foi às ruas com uma ação para repensar o modelo do sistema de alimentação atual
No último mês, a conversa sobre a qualidade da alimentação tem ganhado destaque em diversos estudos e notícias. O que está em pauta é a composição dos alimentos e falta de transparência da indústria alimentar com o consumidor. O movimento tem levado as pessoas a refletirem sobre o tema e sobre o futuro da alimentação no Brasil e no mundo.
Para impulsionar ainda mais essa onda, a foodtech Liv Up, que nasceu com o propósito de conectar as pessoas com a comida boa de verdade e com objetivo de construir um sistema alimentar mais inteligente e eficiente, resolveu ir para as ruas questionar o modelo convencional e convidar toda a indústria de alimentos artificiais e ultraprocessados a repensar como tem atuado para mudar isso.
A ação de guerrilha, com projeções realizadas pelo coletivo “Projetemos”, pela cidade, e o engajamento de formadores de opinião que levantaram placas em pontos de grande circulação de pessoas, como o ex-BBB João Pedrosa, o chef César Costa (Corrutela), a influenciadora digital Luisa Motta e também a professora de yoga Julianne Dias, e continham frases como “Lugar de comida artificial é em loja de decoração e não no supermercado” e questionamentos sobre quão acessíveis os orgânicos são para o público geral com a reflexão: “O orgânico é caro ou você anda comprando no mercado errado?”
As frases chamam atenção para alguns pontos críticos de um sistema de cadeia longa que onera o consumidor e aumenta o desperdício – cerca de 30% de toda comida produzida é desperdiçada, enquanto a Liv Up desperdiça apenas 2% dos alimentos que passam por sua cadeia. E a transparência da indústria que por anos priorizou alimentos pobres nutricionalmente para otimizar produtividade, o que é prejudicial para a saúde e bem-estar das pessoas. As frases também estiveram em placas de protesto levantadas por algumas personalidades, que se engajaram na causa, em diferentes pontos da cidade, reforçando que este é um movimento de todos.
O engajamento de pessoas importantes do setor e conhecidas por sua sólida atuação, como o do chef, empresário e consultor em sustentabilidade César Costa (Corrutela), dão o tom de causa e reforçam que esta é uma reflexão necessária para todo o sistema. Já as projeções, uma ação de guerrilha em parceria com o coletivo @projetemos, conhecido por levar manifestações importantes em forma de projeção por todo o Brasil, deram o tom de uma manifestação coletiva e um convite para a reflexão e mudança de todos. A ação é um convite para que diferentes elos do setor de alimentos no Brasil entenda um modelo mais sustentável, com menos desperdício e mais impacto positivo no individual e no coletivo.
“Para promover a mudança e criar um novo sistema mais eficiente e inteligente no setor de alimentação, é importante refletir sobre o que existe hoje, incentivar novos modelos, questionar o que já não funciona mais e abrir espaço para o novo. A foodtech tem inovado e disruptado a indústria de alimentação, comprovando que é possível fazer diferente e gerar valor para todos. A Liv Up acredita que é a partir de um propósito genuíno e de uma ação consistente que tem conquistado mais espaço no mercado brasileiro, mas que ainda há muito para fazer e espaço para todos os players, juntos, construam esse novo sistema”, comenta Pedro Martins, Head de Inovação e sustentabilidade da Liv Up.
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Os reconhecimentos confirmam o momento da empresa. Em 2021, foi destaque no Guia Melhores do ESG da Exame, na categoria Alimentos e Bebidas. No ano anterior já havia sido mencionada pelo mesmo veículo como uma das 100 marcas mais lembradas pelo brasileiro durante a pandemia. Foi também apontada pelo Google como uma das marcas mais buscadas durante a pandemia e a Época Negócios elegeu a empresa como uma das 100 startups brasileiras mais promissoras. Outros prêmios que representam o espírito da empresa são o de 1o lugar em experiência ao cliente, promovido pela plataforma Zendesk e o selo de uma das empresas mais humanizadas do país, pela empresa que leva o mesmo nome.
Loures Consultoria
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