Estrutura de apoio para ações como abastecimento e manutenção do maquinário é essencial para garantir eficiência no campo.

 

A logística rural é quase sempre associada ao transporte de materiais — sejam os insumos, as sementes ou a matéria-prima após a colheita. No entanto, o significado real do termo vai muito além dos serviços de deslocamento, incluindo a organização e o gerenciamento de ativos. A logística de apoio, por sua vez, envolve todas as atividades que prestam um suporte essencial para o atendimento das demandas visando tornar as operações mais eficientes.

“No caso de atividades rurais, quando falamos de logística de apoio, tratamos de tudo o que acontece no campo para garantir que as máquinas agrícolas trabalhem da maneira mais produtiva possível”, explica Alexandre de Alencar, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Agricultura da Hexagon. “Via de regra, esses equipamentos ficam no campo durante todo o período da safra, muitas vezes operando 24 horas por dia ao longo de meses. Dessa forma, eles precisam receber todo o suporte necessário para manter bom e contínuo funcionamento”,  complementa.

Apesar da dificuldade intrínseca à logística de apoio, que leva a eventuais falhas nos processos e paradas não programadas na execução de atividades, hoje, com  a assistência dos avanços tecnológicos e de conexão, o apoio logístico se tornou muito mais efetivo.

 

Roteiros de abastecimento – Um dos processos mais frequentes de apoio logístico é voltado ao reabastecimento das máquinas agrícolas com combustível, considerando o grande período em que esses equipamentos ficam em operação na lavoura. Para facilitar, um caminhão comboio ou tanque percorre áreas do campo para realizar o procedimento, passando por diferentes locais rurais que demandam seu atendimento.

“Para que não ocorra perda de tempo, sistemas de otimização fazem um planejamento das melhores rotas, levando em consideração questões como a projeção do nível de tanque das máquinas e a quilometragem a ser percorrida. Assim, os caminhões fazem o percurso mais ágil e com o menor número de paradas”, comenta Alexandre.

 

Oficinas à disposição – Além do abastecimento, outra necessidade das máquinas agrícolas é a manutenção. Por isso, os caminhões comboios normalmente também funcionam como oficinas volantes, indo ao campo em momentos de parada programada dos equipamentos para fazer ajustes. Segundo o diretor de P&D da divisão de Agricultura da Hexagon, “isso normalmente acontece em períodos como final de turno ou intervalos de operação, para não atrapalhar o andamento do trabalho ao longo do dia”.

 

As soluções existentes hoje, como o HxGN AgrOn Planejamento de Logística de Apoio, são capazes de atender essas manutenções preventivas de acordo com a situação da máquina — período de troca de óleo, lubrificação, substituição de peças etc. Assim, as chances de que esses equipamentos quebrem no meio da execução de alguma tarefa é bastante reduzida, evitando tempos de inatividade não planejados. Além disso, durante essas intervenções também é possível verificar o estado da máquina e analisar se é preciso tomar algum cuidado preventivo.

 

Combate a incêndios – Outro processo comum de apoio logístico é o posicionamento de caminhões bombeiro próximos às áreas rurais. Como existem diversas áreas produtivas que ficam perto de regiões com riscos de queimadas, é importante que estes veículos estejam disponíveis e posicionados nos melhores pontos para cobrir o maior número de lavouras, locomovendo-se para apagar um incêndio rapidamente se for necessário.

“É um cuidado essencial haver uma observação e monitoramento constante de  focos de incêndio, já que a perda de produção será significativa se houver a incidência e alastramento de fogo sobre uma área extensa no campo”, reforça Alexandre.

 

Transporte de máquinas agrícolas – As atividades agrícolas, tanto na safra como na entressafra, se estendem por uma grande área do campo, com máquinas sendo compartilhadas e movimentadas entre diferentes regiões e propriedades, segundo o planejamento operacional da empresa. No entanto, nem todo equipamento é capaz de fazer essa locomoção de uma área produtiva para outra — uma colhedora, por exemplo, geralmente precisa ser transportada por um caminhão prancha quando a distância a ser percorrida é maior.

As soluções de logística de apoio ficam, então, responsáveis por estabelecer rotas para a locomoção dessas máquinas de forma otimizada, sincronizando a finalização e o reinício das operações. “Se uma colhedora não está mais sendo utilizada em uma área, ela pode ser levada para iniciar o corte em outra. O objetivo é sempre reduzir os tempos de deslocamento e espera, mantendo as máquinas trabalhando o maior tempo possível e garantindo o máximo de eficiência”, afirma o diretor de P&D.

A divisão de Agricultura da Hexagon fornece tecnologias que convertem os dados em informações inteligentes que permitem planejamento otimizado, execução eficiente, controles de máquina precisos e fluxos de trabalho automatizados que melhoram as operações e aumentam os lucros. A Hexagon,líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, tem cerca de 21 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,8 bilhões de euros.

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