O espaço de networking empresarial e institucional para aproveitar as oportunidades no Brasil, Ucrânia, Coreia do Sul e Bielorrússia

No âmbito da Fruit Attraction será realizado, pelo quinto ano consecutivo, o World Fresh Forum, no qual serão apresentadas as oportunidades de negócios e desafios comerciais que existem nos países convidados nesta edição: Brasil, Ucrânia, Coreia do Sul e Bielorrússia. Organizado pela Secretaria de Estado do Comércio, ICEX Espanha Exportação e Investimento, IFEMA e FEPEX, o Fórum será realizado em quatro sessões entre os dias 6 e 10 de setembro, através da plataforma LIVEConnect.

“Para o FEPEX, o World Fresh Forum é uma atividade paralela muito valorizada no âmbito da Feira, pois é um espaço de networking empresarial e institucional que permite aproveitar as oportunidades comerciais oferecidas pelos países convidados. Além disso, contribui para a diversificação dos mercados, um dos principais desafios do setor de exportação de frutas e hortaliças.

Da ICEX eles acrescentam que “consideramosque a Fruit Attraction é a melhor vitrine para valorizar o setor espanhol de frutas e hortaliças nos mercados internacionais. A excelência e diversidade de produtos e a força de exportação e profissionalismo das empresas são evidentes neste evento imperdível. Da ICEX vamos apoiar este evento duas vezes: por um lado, com a organização de webminarios específicos em mercados de oportunidades como Bielorrússia, Brasil, Coreia do Sul e Ucrânia do Fórum Mundial de Fresco. Por outro lado, organizando uma missão de compradores internacionais que se reunirão com expositores que o solicitarem na Reunião do Comprador.”

O primeiro dia do World Fresh Forum, na segunda-feira, 6 de setembro, será dedicado ao Brasil. O mercado do setor de frutas e hortaliças no país tem um peso relevante para a oferta de exportação espanhola. Apesar de ser um grande produtor de frutas e hortaliças, o tamanho de sua demanda e a inversão das estações entre os dois hemisférios fazem dele um importador desses produtos. Consequentemente, a Espanha lidera as exportações europeias para o Brasil de produtos como alho, cebola, ameixas, pêssegos, peras ou frutas cítricas.

Nesta sessão, serão abordados temas de condições regulatórias de acesso ao mercado brasileiro: MAPA e MINCOTUR, com Agustín Velilla, subdiretor geral adjunto de Inspección, Certificación y Asistencia Técnica MINCOTUR,e Emilio García Muro, subdiretor geral de Acuerdos Sanitarios y Control en Frontera MAPA. A segunda sessão será focada em Oportunidades para o setor de frutas e hortaliças no mercado brasileiro, por Ramón Guzmán, Assessor Econômico e Comercial da Espanha em São Paulo; Luiz Roberto Barcelos, CEO da Agrícola Famosa, e José Luis Molina Zamora, CEO da Hispatec.

Na quarta-feira, 8 de setembro, o dia será focado na Ucrânia, cujo mercado de frutas e hortaliças está registrando aumentos notáveis em seus números de importação nos últimos anos, com taxas de crescimento acima de dois dígitos. Neste contexto, apesar da forte concorrência de países como a Turquia, as exportações espanholas de frutas e hortaliças têm sido capazes de aproveitar esse aumento das importações e também estão crescendo em um bom ritmo. O Acordo de Livre Comércio entre a Ucrânia e a União Europeia, em vigor desde 2017, teve um impacto positivo no nosso comércio bilateral.

A primeira sessão terá novamente a participação de Agustín Velilla, subdiretor geral adjunto de Inspección, Certificación y Asistencia Técnica MINCOTUR, e Emilio García Muro,  subdiretor general de Acuerdos Sanitarios y Control en Frontera MAPA, para dar lugar ao debate entre Mônica Junquera, adido comercial da Espanha em Kiev; Oleksandr Kovalchuk, gerente sênior de importação de Frutas e Hortaliças do Grupo Fozzy, e Ferrán Cabrera, chefe da Europa Oriental na Anecoop S. Cooperativa, que abordará as oportunidades para o setor neste mercado.

Na quinta-feira, 9 de setembro, é a vez da Coreia do Sul, que com seu acordo de livre comércio com aUnião Europeia facilita o comércio entre as duas partes. A exportação de alguns produtos de frutas e hortaliças está sujeita à aprovação de protocolos bilaterais entre os dois países cuja negociação é um longo processo. No entanto, as oportunidades de negócios podem aparecer na exportação de variantes laranjas onde já existem protocolos bilaterais em vigor, bem como no caso de outros produtos frescos que não requerem esses protocolos, ou produtos congelados e enlatados.

Após a primeira sessão do MAPA e da MINCOTUR,com foco nas condições regulatórias de acesso ao mercado sul-coreano, Darío Sáez, assessor econômicoe comercial da Espanha emSeul; Donald Yim, gerente de vendas da empresa coreana Onsem, e Kim Young IL, residente da empresa coreana Primavera/Bouquet Co., discutirão as oportunidades para o setor de frutas e hortaliças neste mercado.

No caso da Bielorrússia, o dia será realizado na sexta-feira, 10 de setembro, com a participação do MAPA e da MINCOTUR, além de Pablo Martínez, assessor econômico e comercial da Espanha na Rússia e Bielorrússia, e diferentes empresas importando e exportando frutas da Bielorrússia.

Isso abre uma etapa que oferece oportunidades de grande potencial para exportação de frutas e hortaliças. É essencial ter um profundo conhecimento sobreo funcionamento do setor   e as demandas específicas dos importadores de frutas e hortaliças. Todos os dias serão inaugurados por Raúl Calleja, diretor da Fruit Attraction, e María Naranjo directora da Indústria alimentícia da ICEX, e ao final será realizado um colóquio em cada uma das reuniões.

Organizado pelo IFEMA e pela FEPEX Fruit Attraction, reunirá toda a comunidade mundial de frutas e hortaliças de 5 a 7 de outubro em Madri. Além disso, a plataforma de tecnologia Fruit Attraction LIVEConnect é adicionada, operando 365 dias por ano para gerar milhares de novas oportunidades de negócios.


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