A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa a captura, no dia 5 de agosto, de um exemplar da praga Bactrocera carambolae (Mosca-da-Carambola), na sede do município de Boa Vista (RR).

A Mosca-da-Carambola é uma praga quarentenária presente, com ocorrência nos estados do Amapá, Pará e Roraima, onde, até o presente momento, se encontra sob controle oficial e restrita aos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã e Pacaraima e em 2 comunidades localizadas na zuna rural do município de Boa Vista.

Apesar das restrições de deslocamento impostas pela pandemia para Covid-19, as ações de prevenção e controle da praga permaneceram sendo executadas e a detecção de apenas um exemplar macho, em armadilha localizada próximo a um local de grande movimentação de veículos e fluxo de pessoas evidencia a eficiência das ações de monitoramento realizadas pela Superintendência Federal de Agricultura do Mapa – SFA/RR e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).

Seguindo o protocolo estipulado pelo programa oficial de controle da praga, medidas adicionais de controle e monitoramento foram imediatamente implementadas e, até o presente momento, não houve registro de novas capturas no local e em suas proximidades.

A origem do exemplar detectado ainda se encontra em processo de investigação e eventuais medidas adicionais de controle do trânsito de vegetais hospedeiros da praga poderão ser adotadas posteriormente, caso se evidencie o risco de dispersão para outras unidades da federação.

 

Controle – A mosca-da-carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

É considerada praga quarentenária presente uma praga de importância econômica potencial para a área em perigo que não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial.

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Assessoria de Comunicação da Climatempo
(11) 3736 4501 | climatempo.com.br