Pesquisa aponta que este é um dos ganhos da sinergia entre produto com microminerais orgânicos e levedura e aditivo ionóforo na dieta para bovinos de corte em confinamento

Estudo recém-publicado na revista científica Tropical Animal Health and Production revela que a associação de uma solução nutricional completa para sistemas de confinamento, composta por microminerais orgânicos e levedura, a ionóforo resulta em desempenho animal superior e melhora a eficiência alimentar na dieta de bovinos de corte. O trabalho conduzido pelo professor Ivanor Nunes do Prado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Alltech, líder global em nutrição animal e de plantas, constatou uma série de ganhos com a inclusão do Advantage® Confinamento, como peso corporal, ganho médio de peso diário, conversão alimentar, peso de carcaça, rendimento de carcaça e espessura de gordura.

“Animais alimentados com o Advantage Confinamento em conjunto com o ionóforo foram abatidos com até uma arroba a mais de peso de carcaça do que os bovinos que receberam apenas o ionóforo”, destaca o doutor em Nutrição de Ruminantes Luiz Fernando Costa e Silva, gerente técnico da Alltech do Brasil, um dos coautores do trabalho. Segundo o especialista, este dado é relevante porque impacta na rentabilidade do produtor. A pesquisa também mostrou que a combinação de ionóforo com o Advantage Confinamento pode aumentar o retorno financeiro ao produtor em até 25% em relação às dietas com uso somente de ionóforos.

O Advantage Confinamento simplifica a formulação da dieta por ser uma solução que atende as exigências dietéticas dos microminerais, sem necessidade de adição suplementar. O produto possui 100% de microminerais orgânicos, que contribuem para a função imunológica do animal; conta com uma cepa de levedura, especialmente selecionada para maximizar a digestibilidade dos nutrientes e favorecer o ambiente ruminal; além de um adsorvente de micotoxinas de amplo espectro, o Mycosorb® A+. “O Advantage Confinamento foi desenvolvido para apoiar o animal como um todo, ajudando os produtores a otimizarem o desempenho de forma estratégica, eficiente e rentável”, explica Costa e Silva.

 

Benefícios para os animais – De acordo com o trabalho da UEM, a inclusão do Advantage Confinamento em conjunto com ionóforo na dieta de bovinos em confinamento resultou em peso corporal maior: 558,7 kg contra 529,3 kg dos bovinos alimentados apenas com ionóforo e 514,6 kg dos animais que receberam a dieta controle (sem adição de aditivos). Além disso, o ganho médio de peso foi de 2,02 kg/dia, ante 1,72 kg/dia na dieta com ionóforo e 1,57 kg/dia para os bois alimentados com a dieta sem aditivos.

Conforme a pesquisa, os bois alimentados com Advantage Confinamento apresentaram melhor conversão alimentar e maiores pesos de carcaça, rendimento de carcaça e espessura de gordura. “Os animais que receberam Advantage Confinamento foram abatidos com 317,2 kg de carcaça, que é onde o produtor ganha dinheiro. Isso significa 15,4 kg a mais que o resultado dos bois que receberam apenas ionóforo (301,8 kg) e 21,5 kg acima do grupo controle (295,7 kg)”, exemplifica o pesquisador.

 

Ganhos para indústria e consumidor – Costa e Silva ressalta que a indústria da carne também é beneficiada pelo uso do pacote nutricional da Alltech. Conforme o estudo, a perda por gotejamento é menor, o que quer dizer que a carcaça se mantém mais íntegra (retém mais água) desde o momento do abate do animal até chegar ao consumidor. “Os bois dos grupos controle e ionóforo tiveram maior perda de água, então a tendência dessa carne é ser um pouco mais seca”, comenta o gerente técnico da Alltech.

Para o consumidor, a combinação do Advantage Confinamento com ionóforo também traz vantagens. A espessura de gordura subcutânea é um indicador importante para as características organolépticas da carne. “Quanto menor a cobertura de gordura, mais suscetível a carne fica a endurecer”, cita o gerente técnico. “Além de se destacar na maior espessura de gordura, o tratamento Advantage Confinamento e ionóforo foi o único que melhorou o marmoreio, gordura entremeada ao músculo, que ajuda na maciez e suculência da carne”, destaca o especialista. O estudo sinaliza ainda que o único tratamento que contribuiu para deixar o contrafilé mais arredondado foi o Advantage Confinamento aliado ao ionóforo. “É intuitivo que o consumidor prefira carnes com o formato mais arredondado, pois associa isso à qualidade superior do corte em questão”, pontua.

 

Melhor para todos – “Em resumo, o Advantage Confinamento maximiza o desempenho no ganho de peso, ou seja, o produtor vai ganhar mais dinheiro. Ao mesmo tempo, esse produto ajuda a indústria a reduzir perdas e o consumidor tem acesso a uma carne mais atrativa”, conclui o gerente técnico da Alltech.

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Centro de Comunicação