Com mais de seis décadas de expertise no agronegócio, empresa leva suas soluções de origem japonesa para ajudar o agricultor brasileiro a enfrentar os desafios das lavouras e aumentar a rentabilidade no campo

A IHARA, com 60 anos de tradição em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, marcará presença na 22ª edição da Tecnoshow COMIGO, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril, em Rio Verde (GO). A feira, uma das maiores e mais relevantes do setor agrícola brasileiro, será palco para a empresa apresentar suas soluções tecnológicas de origem japonesa, adaptadas à realidade das lavouras brasileiras. A IHARA trará inovações para ajudar os agricultores a enfrentarem os desafios de produtividade no campo, com destaque para o manejo de cultivos essenciais, como o de grãos (soja, milho e sorgo).

Na segunda safra, o milho e o sorgo têm se consolidado como culturas estratégicas para a agricultura brasileira. Segundo estimativas da Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, na safra 24/25, o Estado de Goiás possui uma área superior a 1.700 mil hectares dedicados ao milho 2ª safra, com um aumento de 15,8% na produção em 2025, em comparação com a safra 23/24, totalizando 11.400 mil toneladas do grão. Para a cultura do sorgo, a projeção é um crescimento de 2,2% na área plantada, resultando em 393 mil hectares de cultivo e 1.375 mil toneladas de produção (um aumento de 3,2%). Já a soja representa uma área plantada de 4.960 mil hectares (um acréscimo de 2,6%) e uma produção de 20.231 mil toneladas, o que representa um aumento de 20,3% em relação à safra anterior. Esses números reforçam a importância do manejo eficiente e da proteção das lavouras para garantir o sucesso contínuo do setor agrícola.

“Estamos sempre ao lado do agricultor, oferecendo soluções que resolvem as problemáticas no campo e combatem ao máximo insetos, doenças e plantas daninhas resistentes. Esse é o nosso compromisso, que destacaremos na Tecnoshow COMIGO”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Valdumiro Garcia (foto).

Tecnologia japonesa para o campo brasileiro

A IHARA leva para a Tecnoshow COMIGO soluções tecnológicas, desenvolvidas com moléculas de última geração e expertise do Japão em defensivos agrícolas. A empresa destaca seu portfólio de produtos, em especial os inseticidas ZEUS, que oferece alta performance contra os percevejos Marrom e Barriga-Verde na soja, além de atuar com excelência no manejo da cigarrinha do milho; e o TERMINUS, que potencializa o controle de insetos em várias culturas, como percevejos marrom e barriga-verde nas culturas de soja e milho e o pulgão no sorgo, garantindo maior poder de choque e um residual prolongado, com performance consistente independentemente das condições climáticas.

Na linha de fungicidas, o FUSÃO EC apresenta alta velocidade de absorção e translocação pelas plantas, garantindo ação sistêmica rápida e prolongada. Com benefícios exclusivos, essa tecnologia potencializa sua atuação, proporcionando uma proteção eficaz contra doenças. Já o SUGOY, um fungicida de tripla ação, promete revolucionar o controle das principais doenças foliares da soja, como ferrugem, mancha-alvo e oídio. Com um amplo espectro de ação, essa solução traz vantagens significativas para o manejo de resistência e um aumento na produtividade.

Para o controle de plantas daninhas resistentes, os herbicidas pré-emergentes são fundamentais para o desenvolvimento de diversas culturas. Um exemplo disso é o YAMATO SC, herbicida de longo residual, que protege o sistema soja e milho, com total seletividade, garantindo controle eficaz de importantes daninhas como o campim pé de galinha e a entrega de produtividade das culturas.

Esses produtos são adaptados para atender às especificidades das lavouras brasileiras e garantem maior eficiência no combate a insetos, doenças e plantas daninhas, fundamentais para manter a produtividade e rentabilidade nas principais culturas do país. “Acreditamos que a inovação vai além de ofertarmos produtos. É um processo de troca de conhecimento e entendimento das problemáticas no campo. Por isso, estamos próximos dos agricultores, oferecendo-lhes o suporte necessário para que possam tomar decisões assertivas e melhorar ainda mais a produtividade das suas lavouras”, comenta Garcia.

 

Informação e interatividade para o agricultor – O estande da IHARA será um espaço de interação e informação relevante para o dia a dia no campo. Os visitantes poderão participar de um circuito técnico, onde terão a oportunidade de conhecer mais sobre as soluções inovadoras da empresa e entender como aplicá-las no manejo de suas lavouras, além de participarem de atividades como o game de conhecimento, com prêmios de acordo com a pontuação obtida, e a dinâmica “Tirando o Chapéu para IHARA”.

Durante a Tecnoshow, o estande será palco de troca de conhecimento, com especialistas renomados do setor, abordando temas relevantes para os agricultores. No dia 8 de abril, às 10h e às 15h, será realizada a palestra “Desafios de Pragas no sistema de soja e milho”, ministrada pelo sócio-proprietário e pesquisador de proteção de plantas na Famiva Pesquisa e Soluções Agrícolas, Fernando Grigolli. Na quarta-feira, dia 9 de abril, às 10h e às 15h, o tema abordado será “Manejo para altas produtividades para milho e sorgo”, conduzido pelo sócio-proprietário da Aguirre & Ramos Consultoria, André Aguirre. Já no dia 10 de abril, às 10h, a jornalista especializada em agronegócio, Kellen Severo, mediará o painel “Desafios e oportunidades do Agro em 2025”, com a participação especial do presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, do presidente da Aprosoja Goiás, Clodoaldo Calegari, e do diretor executivo sênior da IHARA, Clayton Veiga.

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro.

Attuale Comunicação