Grupo Corporativo FUNDEA é o novo investidor do Opportunity Fund.
Focado em impulsionar o crescimento sustentável por meio de microfinanças, investimento de impacto e facilitação de tecnologias climáticas inteligentes, o Grupo Corporativo da Fundação para o Desenvolvimento Empresarial e Agrícola, FUNDEA, é o novo investidor do terceiro fundo da The Yield Lab Latam, o Opportunity Fund, especializado em tecnologia agrícola e alimentar na América Latina e no Caribe. O fundo está investindo em 30 empresas nas etapas Seed e Series A/B na região durante os próximos anos e, com a incorporação do Grupo Corporativo FUNDEA, recebe seu primeiro investimento procedente da Guatemala.
O Grupo Corporativo FUNDEA se junta a outras organizações importantes que investem no fundo, como o Fundo Global para o Meio Ambiente – Global Environment Facility – GEF; a multinacional suíça de alimentos Nestlé; o maior produtor de pão do mundo, Grupo Bimbo; o principal exportador-produtor de cerejas do mundo, Garcés Fruit; a empresa chilena de mineração SQM; a empresa de investimento mexicana Fundo de Fondos; o braço de inovação e capital de risco do Banco Interamericano de Desenvolvimento, IDB Lab, entre outros.
Com 33 anos de mercado, o Grupo Corporativo FUNDEA é líder e um referencial em desenvolvimento econômico, social e ambiental na América Central e América do Sul, representando mais de 25 operações de diferentes empresas. “No Grupo Corporativo FUNDEA, impulsionamos o crescimento sustentável por meio de soluções financeiras diversificadas e adaptadas às necessidades de nossos clientes e mercados. Com foco em inovação circular, tecnologia climática e sustentabilidade, trabalhamos para ajudar os agricultores a enfrentar os desafios climáticos, otimizando recursos, melhorando rendimentos e reduzindo o impacto ambiental. Contar com The Yield Lab Latam é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a transformação positiva do setor agrícola e a criação de um futuro mais resiliente e eficiente. Além disso, coincide com nossa visão estratégica e nos permite participar de um novo modelo de investimento que impulsiona nosso crescimento e expansão geográfica”, afirma Guillermo Caal, Vice-presidente Executivo.
Com o novo investimento, o objetivo de ambas as empresas é potencializar oportunidades de negócios e fomentar o crescimento de todo o ecossistema de inovação, aproveitando que The Yield Lab Latam tem presença global e facilita a criação de redes de colaboração e transformação por meio de sua ampla capilaridade. “The Yield Lab Latam e Grupo Corporativo FUNDEA poderão expandir ainda mais suas iniciativas, impactando positivamente não só a Guatemala, mas também vários outros países da região em que já operamos. O Opportunity Fund tem sido apoiado por atores conhecidos no mercado de inovação e investidores institucionais de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover a inovação no setor de tecnologia alimentar e agricultura, sendo uma ponte importante entre os ecossistemas agroalimentar e de capital de risco em toda a região”, explica Santiago Murtagh, Managing Partner de The Yield Lab Latam.
A colaboração entre The Yield Lab Latam e Grupo Corporativo FUNDEA foi confirmada recentemente durante a ExpoAgro, realizada de 11 a 14 de março em San Nicolás, Buenos Aires, Argentina, o que permitiu ao Grupo realizar várias reuniões com possíveis aliados e reforçar seus objetivos em relação ao futuro do agfoodtech.
“Impulsionamos soluções integradas que geram um impacto real na agricultura e nas comunidades. Através de microfinanças, tecnologia climática e serviços financeiros, buscamos facilitar o crescimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida de nossos clientes e seus entornos. Participar de The Yield Lab Latam reforça nosso compromisso com a inovação e a construção de um futuro agrícola mais resiliente e eficiente”, destaca Hugo Villavicencio, Presidente do Grupo Corporativo FUNDEA e Fundador da Casa de Bolsa HVC Kapital.
–
