Grupo Corporativo FUNDEA é o novo investidor do Opportunity Fund.

Focado em impulsionar o crescimento sustentável por meio de microfinanças, investimento de impacto e facilitação de tecnologias climáticas inteligentes, o Grupo Corporativo da Fundação para o Desenvolvimento Empresarial e Agrícola, FUNDEA, é o novo investidor do terceiro fundo da The Yield Lab Latam, o Opportunity Fund, especializado em tecnologia agrícola e alimentar na América Latina e no Caribe. O fundo está investindo em 30 empresas nas etapas Seed e Series A/B na região durante os próximos anos e, com a incorporação do Grupo Corporativo FUNDEA, recebe seu primeiro investimento procedente da Guatemala.

O Grupo Corporativo FUNDEA se junta a outras organizações importantes que investem no fundo, como o Fundo Global para o Meio Ambiente – Global Environment Facility – GEF; a multinacional suíça de alimentos Nestlé; o maior produtor de pão do mundo, Grupo Bimbo; o principal exportador-produtor de cerejas do mundo, Garcés Fruit; a empresa chilena de mineração SQM; a empresa de investimento mexicana Fundo de Fondos; o braço de inovação e capital de risco do Banco Interamericano de Desenvolvimento, IDB Lab, entre outros.

Com 33 anos de mercado, o Grupo Corporativo FUNDEA é líder e um referencial em desenvolvimento econômico, social e ambiental na América Central e América do Sul, representando mais de 25 operações de diferentes empresas. “No Grupo Corporativo FUNDEA, impulsionamos o crescimento sustentável por meio de soluções financeiras diversificadas e adaptadas às necessidades de nossos clientes e mercados. Com foco em inovação circular, tecnologia climática e sustentabilidade, trabalhamos para ajudar os agricultores a enfrentar os desafios climáticos, otimizando recursos, melhorando rendimentos e reduzindo o impacto ambiental. Contar com The Yield Lab Latam é uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a transformação positiva do setor agrícola e a criação de um futuro mais resiliente e eficiente. Além disso, coincide com nossa visão estratégica e nos permite participar de um novo modelo de investimento que impulsiona nosso crescimento e expansão geográfica”, afirma Guillermo Caal, Vice-presidente Executivo.

Com o novo investimento, o objetivo de ambas as empresas é potencializar oportunidades de negócios e fomentar o crescimento de todo o ecossistema de inovação, aproveitando que The Yield Lab Latam tem presença global e facilita a criação de redes de colaboração e transformação por meio de sua ampla capilaridade. “The Yield Lab Latam e Grupo Corporativo FUNDEA poderão expandir ainda mais suas iniciativas, impactando positivamente não só a Guatemala, mas também vários outros países da região em que já operamos. O Opportunity Fund tem sido apoiado por atores conhecidos no mercado de inovação e investidores institucionais de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover a inovação no setor de tecnologia alimentar e agricultura, sendo uma ponte importante entre os ecossistemas agroalimentar e de capital de risco em toda a região”, explica Santiago Murtagh, Managing Partner de The Yield Lab Latam.

A colaboração entre The Yield Lab Latam e Grupo Corporativo FUNDEA foi confirmada recentemente durante a ExpoAgro, realizada de 11 a 14 de março em San Nicolás, Buenos Aires, Argentina, o que permitiu ao Grupo realizar várias reuniões com possíveis aliados e reforçar seus objetivos em relação ao futuro do agfoodtech.

“Impulsionamos soluções integradas que geram um impacto real na agricultura e nas comunidades. Através de microfinanças, tecnologia climática e serviços financeiros, buscamos facilitar o crescimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida de nossos clientes e seus entornos. Participar de The Yield Lab Latam reforça nosso compromisso com a inovação e a construção de um futuro agrícola mais resiliente e eficiente”, destaca Hugo Villavicencio, Presidente do Grupo Corporativo FUNDEA e Fundador da Casa de Bolsa HVC Kapital.

 

O Yield Lab Latam é a gestora de venture capital – ou capital de risco – de tecnologia agriFood com maior presença e experiência em toda a América Latina. Fundada em 2017, possui escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, com equipes que atuam em todo o espectro de inovação em alimentos e agricultura, do campo à mesa.Investe em startups em estágio inicial de alto potencial com sede na América Latina que enfrentam os múltiplos desafios apresentados pela indústria agroalimentar. Gera programas de apoio para as empresas do portfólio, desde governança, talento, estratégia comercial, escalação, captação de recursos, entre outros. 


Lilian Munhoz
Comunicativas