Feira, que acontece até quinta-feira (27), na capital paulista, mostra o protagonismo e o potencial da fruticultura brasileira 

O mundo quer a fruta do Brasil. Com esta frase de impacto, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, deu o principal recado de sua fala na abertura da Fruit Attraction São Paulo 2025, nesta terça-feira (25), no SP Expo, na capital paulista.

Em sua segunda edição, o evento, que é uma co-realização entre a IFEMA Madrid e a Fiera Milano Brasil, e que conta com apoio institucional da Abrafrutas, reúne até a próxima quinta-feira (27) a cadeia produtiva da fruticultura e hortaliças, com foco em conectar produtores e compradores, sobretudo internacionais.

Em sua exposição, Coelho enfatizou a força da fruticultura brasileira, lembrando que o segmento tem cerca de 2,5 milhões de hectares de área de cultivo. “A produção de frutas no Brasil tem volume, diversidade, sanidade, sabor e sustentabilidade, e a Fruit Attraction São Paulo é a plataforma certa para se mostrar isso para o mundo.” De acordo com o dirigente, além, claro do protagonismo do polo produtivo do semiárido nordestino, notadamente o Vale do São Francisco, a fruticultura brasileira é praticada em todo o país, o que demonstra sua capilaridade e variedade além das frutas tropicais.

O CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo, lembrou que neste ano a Fruit Attraction dobrou de tamanho na comparação com a edição de 2024, com o objetivo de se consolidar como um grande hub de comercialização das frutas brasileiras para o mundo. “E este avanço foi possível a partir da união com uma marca sólida, reconhecida internacionalmente, que é a Fruit Attraction Madrid.” Segundo Macedo, com forte presença da agricultura familiar, a Fruit Attraction São Paulo cumpre importante papel de conectar o pequeno e médio produtor de frutas com clientes em potencial – inclusive do exterior, no que foi endossado por Vitor Ferreira do Sebrae, instituição parceira do evento.

O diretor de expansão internacional da IFEMA Madrid, Jaime Martín, acentuou que a Fruit Attraction São Paulo celebra o enorme protagonismo da fruticultura brasileira. “O Brasil é um gigante em frutas tropicais e esta foi uma das razões pelo qual escolhemos começar por aqui o processo de internacionalização da marca Fruit Attraction”, salientou, acrescentando que: “queremos fazer da Fruit Attraction São Paulo referência global no segmento”.

 

Autoridades – No fechamento da solenidade de abertura, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, discorreu sobre a presença da fruticultura no estado. “São cerca de 15 milhões de toneladas de frutas produzidas anualmente, com extensa diversidade.” Além disso, Piai citou oportunidades que surgem na cadeia produtiva da fruticultura não somente pela perspectiva do alimento, mas também energética. “Aqui em São Paulo, por exemplo, temos projeto de geração de biometano a partir de efluentes da citricultura.”

Ademais, a governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, pontuou que o estado é responsável pela maior fatia da receita das exportações da fruticultura brasileira, resultado de investimentos em tecnologia, como, por exemplo, a de irrigação, e que do ponto de vista logístico, o Porto de Suape, na região metropolitana de Recife, está apto a desenvolver novas rotas de exportação, diminuindo a necessidade do envio de produtos para embarques nos portos do Sudeste.

Por fim, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município de São Paulo, Rodrigo Goulart, lembrou que a rica gastronomia da cidade também está representada na Fruit Attraction São Paulo. Com curadoria do “Observatório da Gastronomia”, o espaço gastronômico “Cooking Show” conta com o apoio da prefeitura de São Paulo e da Ade Sampa. A cerimônia de abertura contou, ainda, com as presenças da deputada federal Bia Kicis, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); de Rafael Bueno, secretário de Agricultura do Distrito Federal; e Vitor Ferreira, diretor do Sebrae.

IFEMA MADRID é o principal operador de feiras na Espanha e um dos mais importantes na Europa. Com mais de 500 eventos realizados a cada ano, seu calendário anual inclui feiras, congressos e eventos profissionais relacionados com praticamente todos os setores da economia. Anualmente, mais de 24 mil empresas espanholas e estrangeiras participam para gerar negócios e estabelecer relações comerciais, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes. Com uma programação intensa, que também engloba grandes eventos musicais, espetáculos, exposições e eventos de lazer para o público em geral, a companhia consolidou-se como o segundo motor econômico da Região de Madrid, com um impacto na Comunidade local de 5.104 milhões de euros.

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America.

com resultado