A Compassion in World Farming (CIWF) divulgou seu mais recente relatório, o European ChickenTrack, que acompanha o progresso das empresas na implementação dos critérios mais exigentes de bem-estar animal do Better Chicken Commitment (BCC). O ChickenTrack informa sobre a conformidade com os critérios do BCC, desenvolvidos com base em evidências científicas, que, quando plenamente aplicados, melhoram significativamente a vida de milhões de frangos de corte. À medida que as expectativas dos consumidores e dos órgãos reguladores evoluem na União Europeia e no Reino Unido, os produtores brasileiros de aves têm a oportunidade de reforçar sua presença no mercado europeu ao se alinharem a essas exigências.
ChickenTrack e Better Chicken Commitment – O ChickenTrack EU monitora o progresso divulgado publicamente pelas empresas, destacando como elas estão avançando na produção de frangos de corte com maior bem-estar. As empresas são selecionadas com base na relevância geográfica, porte e impacto na cadeia de produção de frangos, fornecendo uma visão geral do avanço da indústria rumo à conformidade com os critérios do BCC em suas cadeias de suprimento.
O ChickenTrack EU 2024 avalia 93 empresas de alimentos em toda a Europa que se comprometeram a fazer a transição para frangos com maior bem-estar. Ele acompanha o progresso divulgado publicamente no cumprimento dos critérios do BCC, que incluem:
- Utilizar raças de frangos que apresentem melhores resultados em indicadores de bem-estar animal
- Oferecer mais espaço para as aves se movimentarem
- Proporcionar enriquecimento ambiental, como luz natural, poleiros e substratos para bicar, como grãos e palha
- Adotar práticas de abate mais humanas
- Cumprir auditorias independentes de bem-estar animal e divulgar relatórios públicos anuais
Muitas das 93 empresas apresentadas no ChickenTrack EU operam globalmente, mas seus compromissos com critérios mais exigentes de bem-estar nem sempre se estendem por todas as suas cadeias de suprimentos, inclusive no Brasil. Entretanto, além de seu papel como um dos principais exportadores de carne de frango, o mercado interno brasileiro também demonstra um forte interesse por sistemas de produção com maior bem-estar animal. Pesquisas indicam que o bem-estar animal é uma preocupação importante para os consumidores brasileiros (Hotzel and Vandresen, 2022), com 100% dos entrevistados afirmando que a embalagem dos produtos deve indicar o cumprimento de criterios de bem-estar (Pinto et al., 2021). Além disso, 72,4% dizem preferir frangos criados de acordo com esses critérios, enquanto 92% reconhecem que os frangos podem sentir dor e 94% acreditam que eles precisam de espaço para explorar e se movimentar (Sinclair et al., 2022). Esse alto nível de conscientização representa uma oportunidade para as empresas alinharem seus compromissos globais com as expectativas dos consumidores brasileiros.”
ChickenTrack 2024: principais conclusões – Das 93 empresas monitoradas, 64 estão divulgando seu progresso, enquanto 29 ainda não divulgaram nenhuma atualização. Este ano, 11 empresas estão relatando o progresso da transição pela primeira vez, incluindo a Eataly na Itália, que fez avanços significativos – alcançando 90% de transição na densidade de estocagem, 80% na raça e 70% no Atordoamento com Atmosfera Controlada (CAS). Quatro dessas 11 empresas são completamente novas no ChickenTrack em 2024: Big Mamma Group, Les 3 Brasseurs, Taiko Foods e Yo! Sushi.
A mudança de raça e a densidade de estocagem continuam sendo dois dos critérios de produção de BCC mais desafiadores de se implementar e têm as menores taxas de transição. Entre as empresas que informaram o progresso por critério, apenas duas – Schiever Distribution e Waitrose – relatam 100% de conformidade com a densidade de estocagem, com outras seis com mais de 50% de transição. A Schiever Distribution é a única empresa que registra 100% de conformidade com a raça, e a Eataly e a Monoprix também fizeram avanços significativos nessa área, registrando mais de 50% de conformidade. Além disso, seis empresas atingiram mais de 30% de conformidade com o critério relacionado a raça.
Uma oportunidade estratégica para os exportadores brasileiros de aves – O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior produtor global, depois dos EUA. Em 2024, o país exportou aproximadamente 361.500 toneladas de aves para a UE e os EUA, reforçando seu papel como um importante fornecedor no mercado internacional. Em termos de valor comercial, as exportações brasileiras de aves para esses mercados totalizaram aproximadamente US$481,55 milhões, destacando ainda mais sua importância. Embora a China continue sendo o principal destino das exportações de aves do Brasil, respondendo por 11% do total das exportações, a UE e o Reino Unido representam coletivamente uma parcela significativa do comércio global de aves do Brasil. Diante da relevância desses mercados, é essencial que o Brasil acompanhe as tendências e exigências crescentes em relação a critérios de bem-estar animal e sustentabilidade para manter e fortalecer sua posição nesses mercados.
Além disso, uma mudança fundamental na política comercial europeia desponta no horizonte. A Comissão Europeia, em sua Visão para Agricultura e Alimentação (fevereiro de 2025), anunciou que as futuras propostas legislativas teriam como objetivo incluir padrões uniformes de bem-estar animal para todos os produtos comercializados na UE, incluindo as importações. A proposta busca estabelecer condições mais equilibradas de mercado, ao aplicar os mesmos critérios de bem-estar animal tanto para produtos europeus quanto importados, promovendo avanços globais na área.
Para os produtores brasileiros, isso significa que garantir conformidade com esses padrões em evolução será fundamental para manter o acesso ao mercado de da UE. Ao mesmo tempo, o recém-finalizado Acordo de livre comércio UE-Mercosul, que concede uma cota isenta de impostos a 180 mil toneladas de carne de aves anualmente para os países do Mercosul, ressalta a importância de atender às expectativas do mercado da UE.
Apoio às empresas na adoção de práticas com foco em bem-estar animal – A CIWF oferece suporte técnico para que as empresas desenvolvam planos de ação sólidos e bem estruturados, fundamentais para uma transição eficaz. Além disso, também incentiva a participação no Better Chicken Business Network, uma iniciativa lançada no ano passado pela CIWF, criado como um espaço dedicado à troca de experiências, acesso a conteúdos técnicos e conexões estratégicas relacionadas ao BCC. A rede apoia empresas que enfrentam desafios na cadeia de suprimentos, facilitando o contato entre fornecedores e compradores em conformidade com o BCC e contribuindo para que essa conformidade se torne o padrão do setor.
A Dra. Tracey Jones, Diretora Global de Negócios Alimentares da Compassion in World Farming, afirma: “Frangos são animais sencientes que merecem uma boa qualidade de vida, com a possibilidade de expressar seus comportamentos naturais. O Better Chicken Commitment (BCC) estabelece cinco passos claros para melhorar seu bem-estar, e o ChickenTrack desempenha um papel crucial no monitoramento do progresso das empresas.”
“Para que a produção de frangos com maior bem-estar se torne uma prática padrão, é fundamental que as empresas adotem o BCC e invistam em mudanças significativas por meio de planos de ação robustos e relatórios de progresso transparentes. O impacto real para os frangos só será alcançado quando as empresas atingirem 100% de conformidade.”
Ao incluírem produtos com maior foco em bem-estar animal em seus portfólios, os produtores brasileiros podem reforçar sua posição como fornecedores estratégicos, preparados para atender às novas demandas de consumidores e empresas, além de consolidar a liderança do Brasil nas exportações globais de carne de frango.
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