Feira acontece de 25 a 27 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista 

Os desafios e oportunidades para expansão da fruticultura brasileira no comércio internacional diante de uma agenda global mais protecionista serão debatidos no Fruit Fórum, congresso de conteúdo da Fruit Attraction São Paulo, que acontece de 25 a 27 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Além da mostra de produtos, tecnologia e serviços, a Fruit Attraction São Paulo também será palco do Fruit Fórum, espaço de debates e apresentações que reunirá pesquisadores, empresários, especialistas para discussão de temas relacionados à inovação e mercados potenciais no segmento hortifrutícola, que nesta edição conta com a participação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank, um dos maiores especialistas do agronegócio brasileiro.

“As medidas do governo Trump endereçam um quadro para o comércio internacional – inclusive o agrícola – mais ancorado em decisões geopolíticas do que de negociações baseadas em fundamentos de mercados”, destaca Jank.

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Waldyr Promicia, complementa: “a fruticultura brasileira tem oferta, diversidade, sanidade, qualidade e sustentabilidade, e poderíamos exportar muito mais, já que temos potencial para dobrar, triplicar, nossa produção, assegurando de modo satisfatório o abastecimento interno e gerando excedentes exportáveis. Mas, há o desafio da abertura de novos mercados, o protecionismo comercial”.

Promicia enxerga o acordo Mercosul-UE de maneira positiva para as exportações brasileiras de frutas. “Nossa fruticultura cumpre todos os requisitos de boas práticas que os europeus estabelecem, estamos bem posicionados do ponto de vista de compromissos socioambientais, com a adoção de certificações conceituadas.” Segundo o dirigente, as frutas brasileiras ainda enfrentam tarifas que variam entre 4% e 14% para ingressar no mercado europeu. “Com o novo tratado, essas taxas serão parcialmente ou totalmente eliminadas.”

De acordo com o CEO da Fiera Milano Brasil, uma das co-realizadoras do evento ao lado da Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), Maurício Duval Macedo, a Fruit Attraction São Paulo avança para se consolidar como principal evento do segmento de frutas e hortaliças do hemisfério sul. “Teremos a participação de 400 marcas expositoras, nacionais e internacionais de mais de 18 países; público visitante aguardado entre 15 a 20 mil pessoas; rodadas de negócios, promovidas com apoio da Apex e Sebrae; área total de exposição saltando de um para dois pavilhões e estimativa de R$ 1 bilhão em vendas”, ressalta o executivo.

IFEMA MADRID é o principal operador de feiras na Espanha e um dos mais importantes na Europa. Com mais de 500 eventos realizados a cada ano, seu calendário anual inclui feiras, congressos e eventos profissionais relacionados com praticamente todos os setores da economia. Anualmente, mais de 24 mil empresas espanholas e estrangeiras participam para gerar negócios e estabelecer relações comerciais, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes. Com uma programação intensa, que também engloba grandes eventos musicais, espetáculos, exposições e eventos de lazer para o público em geral, a companhia consolidou-se como o segundo motor econômico da Região de Madrid, com um impacto na Comunidade local de 5.104 milhões de euros.

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America.

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