De quarta-feira, dia 19, até sexta-feira, dia 21, feira de negócios da Cooxupé apresentará inovações do setor agrícola e serviços da cooperativa aos cafeicultores, além de fomentar a sustentabilidade no campo

A Cooxupé vai promover desta quarta-feira, dia 19, até sexta-feira, dia 21, a Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas em Guaxupé/MG, das 8h às 18h. O evento chega à sua 24ª edição e será realizado em uma área de 107 mil metros quadrados, com 153 estandes e mais de 12 mil produtos cadastrados e em exposição. Ao todo, a feira de negócios terá mais de 120 expositores e vai receber mais de 35 mil cooperados e produtores rurais da região.

Neste ano, o evento vai discutir o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”, trazendo soluções e oportunidades para as lavouras diante dos desafios do clima.

Guaxupé é uma cidade de grande importância para a cafeicultura nacional. A matriz da cooperativa está localizada no município, que é um dos maiores centros de produção cafeeira no país. Por isso, a Femagri é realizada em Guaxupé, com o objetivo de atender, principalmente, as famílias produtoras do Sul de Minas e da Média Mogiana paulista.

A feira é aberta a todos e será realizada na Avenida Vereador Nelson Elias, s/n, bairro Japy. O credenciamento é gratuito e acontecerá na recepção do evento. O estacionamento, de graça, comporta mais de 3.200 veículos.

 

Feira de negócios – Com estrutura completa, o evento facilita as negociações com o suporte do Centro de Negócios. No espaço, os cooperados encontram as tradicionais linhas de crédito com instituições financeiras. Os cafeicultores ainda podem fazer compras por meio da Operação Barter, com pagamento utilizando o café como moeda de troca.

A Femagri 2025 também vai apresentar aos visitantes as últimas tendências em tecnologias, além de inovações para o campo e insumos agrícolas. Entre os lançamentos estão uma colhedora de café elétrica 100% mecanizada, drones pulverizadores e modelos de tratores de 26 até 140 cavalos de potência.

Já o Espaço Novas Culturas vai apresentar às famílias cooperadas orientações e informações sobre o mercado de grãos, novo nicho da Cooxupé em sociedade com a empresa Agrobom.

Na Fazendinha, espaço dedicado à demonstração de tecnologias e boas práticas agrícolas, os visitantes vão conferir de perto soluções inovadoras para minimizar os impactos climáticos no campo. O local ainda contará com informações sobre o uso de bioinsumos, irrigação por aspersão com carretel, manejo de pastagem e até espaço de nutrição animal, entre outras novidades.

Os cooperados também vão encontrar na feira diversos serviços ofertados pela Cooxupé, como os estandes da Corretora de Seguros, Vect.Ag, Torrefação e Master Expresso, SMC Specialty Coffees e Empório Cooxupé. Além disso, os visitantes podem curtir os espaços Kids e Beleza e a Barbearia Femagri.

Fundada em 1932 como cooperativa agrícola de crédito e transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé no ano de 1957, quando iniciou as atividades de recebimento, processamento e comercialização de café, a Cooxupé faz parte da história da cafeicultura brasileira e avança a passos largos, fazendo com que o seu café verde vá muito além da fronteira nacional. A sede da cooperativa está instalada no município mineiro em Guaxupé, onde também está situado o Complexo Industrial Japy. Hoje, com mais de 60 anos de atividades voltados para o café e 90 anos dedicados ao cooperativismo, a Cooxupé é referência na cafeicultura brasileira e reconhecida mundialmente como uma empresa de credibilidade na comercialização de café de qualidade tipo arábica. A cooperativa mantém investimentos permanentes para a modernização de sua estrutura que, atualmente, inclui armazenagem para mais de 6 milhões de sacas de café; laboratórios de controle de qualidade e análise de folha e solo; Centro próprio de Distribuição e cinco unidades industriais responsáveis, incluindo o Complexo Industrial Japy, empreendimento inovador que revolucionou a logística da cadeia produtiva do café e que conferiu à Cooxupé o pioneirismo da granelização. Atualmente, os cooperados entregam seus cafés a granel, benefício que trouxe mais competitividade, economia e qualidade de vida dentro e fora das lavouras.

Phábrica de Ideias