Valor impulsionou o Dr. Mark Lyons a apoiar o documentário “Um mundo sem vacas” e o levou a ser reconhecido entre os CEOs que melhor se comunicam com jornalistas

Ao mesmo tempo em que a ciência confirma a importância do setor agroalimentar para o futuro do planeta, crescem as iniciativas da indústria agropecuária para promover diálogos sobre os esforços voltados à sustentabilidade que abrangem seus pilares social, econômico e ambiental. Foi justamente essa necessidade de um espaço para uma conversa objetiva com o respaldo de dados científicos que levou o Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, a desafiar dois jornalistas premiados a investigar de maneira profunda o verdadeiro impacto das vacas em nosso planeta e descobrir o que está por trás de uma pergunta aparentemente simples: estamos melhor em um mundo sem vacas?

Assim nasceu o documentário World Without Cows (Um mundo sem vacas), lançado no final de 2024. O longa-metragem foi escrito e dirigido pelos premiados jornalistas Michelle Michael e Brandon Whitworth em 40 destinos ao redor do mundo durante três anos. Os documentaristas contaram com independência editorial ao examinar o significado cultural e econômico dos bovinos, seu papel na nutrição e seu impacto ambiental em países com realidades bem distintas, como Estados Unidos, Brasil e Índia.

“Com Um mundo sem vacas, queremos desencadear conversas significativas sobre o papel dos bovinos no mundo, desafiando suposições e encorajando as pessoas a olharem mais de perto para a ciência”, explicou o Dr. Lyons. “Este documentário também envia uma mensagem à indústria agroalimentar: temos o poder de contar a nossa história de uma forma que inspire mudanças. A agropecuária não é apenas parte da solução para as mudanças climáticas, é absolutamente essencial”, afirmou.

Nesse sentido, um artigo publicado em setembro de 2023 na PLOS Climate destacou as oportunidades existentes na agropecuária para continuar avançando em sustentabilidade ambiental. “Nosso estudo reconhece que o sistema alimentar é uma das armas mais poderosas na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou o coautor principal, Prof. Benjamin Z. Houlton, reitor do College of Agriculture and Life Sciences da Universidade de Cornell.

“Nós apenas examinamos superficialmente o que é possível com tecnologias e estratégias de nutrição bovina”, disse o Dr. Lyons. Segundo ele, “ao aprofundar a nossa compreensão da genética, da nutrição e do microbioma ruminal, podemos desbloquear avanços transformadores na sustentabilidade ambiental que moldarão o futuro”.

 

Homenagem – Pela importância que dedica à comunicação do setor agropecuário, o executivo foi reconhecido, em novembro de 2024, entre o seleto grupo de CEOs que se destacam no relacionamento com a imprensa na 14ª edição da pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. O levantamento, realizado pela plataforma Negócios da Comunicação com mais de 25 mil jornalistas brasileiros, identificou as empresas e executivos que se destacam pela comunicação clara, transparente e ágil com a imprensa. A Alltech foi uma das três homenageadas no segmento pecuário.

“A principal mensagem compartilhada pelos comunicadores presentes foi clara: enfrentamos a mesma tempestade e, embora alguns barcos estejam mais bem equipados que outros, nenhum pode prosperar sozinho”, ressaltou o diretor comercial da Alltech Brasil, Clodys Menacho, que representou o Dr. Lyons na cerimônia de premiação. O valor de contar histórias está no DNA da empresa desde sua fundação pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, pai de Mark, que costumava dizer que “a ciência não precisa ser chata”, reconhecendo o papel da comunicação para instigar mudanças reais. “Mais do que carregar um troféu, aquela noite foi o reconhecimento de que o trabalho que estamos realizando é sólido — e mais necessário do que nunca”, celebrou Menacho.

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

World Without Cows (Um mundo sem vacas) é uma produção do Planet of Plenty®. A visão Trabalhando juntos por um Planeta de Abundância™ foi lançada em 2019 pelo Dr. Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, uma empresa global de nutrição animal. A plataforma é um convite à colaboração entre indústrias e países para criar e adotar soluções respaldadas em ciência que ajudem a agropecuária a fornecer nutrição para todos, revitalizar as comunidades rurais e proteger os recursos naturais do planeta.

Centro de Comunicação