O registro de produto é a chave para acesso ao mercado de agrotóxicos no Brasil. Em 2024 foi o recorde de aprovações, com 663 registros, 19,45% a mais que no ano anterior.
Outro recorde foram as aprovações de Produtos Formulados com Base em Produto Técnico Equivalente, também chamados de “formulados genéricos”, com 327 novos registros.
Aprovações de Produtos Formulados Genéricos (2024)

Nota: Não foram contabilizados registros administrados pelas empresas de consultoria que estão sob titularidade de terceiros. Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária; adaptado por AllierBrasil.
O número de registros aprovados em 2024 foi superior, em comparação com 2023, para as categorias Produto Técnico Equivalente (+8,94%), Produto Formulado para a Agricultura Orgânica (+54,29%) e Produto Formulado Genérico (+52,09%).
Registros Aprovados (2020-2024)

Notas*:
– Bio – O registro de Produto Formulado Biológico, Microbiológico, Bioquímico, Extrato Vegetal, Regulador de Crescimento ou Semioquímico com classificações Classe IV – Produto Pouco Perigoso ao Meio Ambiente, conforme avaliação do Ibama, e Categoria 5 – Produto Improvável de Causar Dano Agudo ou Não Classificado – Produto Não Classificado, pela Anvisa.
– Bio/Org – O registro de Produto Formulado Biológico, Microbiológico, Bioquímico, Extrato Vegetal, Regulador de Crescimento ou Semioquímico, para a Agricultura Orgânica, de acordo com Decreto n° 6913, 23/07/2009.
Fonte: Ministério da Agricultura, adaptado por AllierBrasil.
Notadamente o número de registros aprovados tem aumentado de forma significativa, principalmente a partir de 2017, quando atingiu pela primeira vez o patamar de 400 registros.
Registros de produtos aprovados nos últimos 20 anos (2005-2024)
Em relação aos registros de Produtos Formulados Genéricos, desde 2008 já foram aprovados 1.882, o que permitiu que um maior número de empresas tivesse acesso ao mercado.
Aprovações de Produtos Formulados Genéricos (2005-2024)

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária; adaptado por AllierBrasil.
Apesar do grande número de empresas registrantes, apenas 10 detêm 49,43% das aprovações nessa categoria de produtos nos últimos 15 anos. Dentre essas, sobressai-se a AllierBrasil, consultoria de registro, com 9,1% das aprovações. Por ser uma consultoria de registros, a empresa não utiliza o registro para acessar o mercado. Após a aprovação, geralmente os registros são transferidos para os contratantes ou seus prepostos, como ADM, CHDS, Dinagro, Hailir, Max (Rudong), Solus, Wynca, entre outros, que comercializarão os produtos diretamente ou através de terceiros.
1.748 Aprovações de Produtos Formulados Genéricos (2010-2024)

Nota: Não foram contabilizados registros gerenciados pelas empresas de consultoria sob titularidade de terceiros.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária; adaptado por AllierBrasil.
Dentre as aprovações de Produtos Formulados Genéricos, nos últimos 5 anos (2020 – 2024), os ingredientes ativos mais registrados foram glifosato, glufosinato, azoxistrobina, clorotalonil, fipronil, imidacloprido, mancozebe, sulfentrazona, atrazina, 2,4-D.
Aprovações de Produtos Formulados Genéricos por Ingrediente Ativo

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária; adaptado por AllierBrasil.
Baseado nos dados oficiais, observa-se um grande número de registros aprovados de ingredientes ativos com um número considerável de players no mercado. Isso se deve ao longo tempo para avaliação e aprovação. Ou seja, quando o registro é finalmente aprovado, o mercado pode estar saturado de concorrentes. Também podem acontecer casos em que avaliações e registros são aprovados em grande número; porém, de ingredientes ativos que estão próximos ao banimento. Em 2021 e 2022 foram aprovados 11 registros com o ingrediente ativo carbendazim, e o produto foi banido pela Anvisa em agosto de 2022.
Mesmo com a chave para o acesso ao mercado em mãos, esse recorde de aprovações não resultará em recorde de acessos. Conforme mencionado, muitos produtos ou formulações já estão obsoletos ao serem aprovados ou chegam em mercados saturados. Então as empresas correm para submeter mais pleitos de registros de produtos com maior potencial competitivo, criando-se um ciclo em que nem todos terão sucesso.
Para se ter sucesso, é necessária uma combinação de vários elementos, com as escolhas certas do ingrediente ativo e fornecedor, agilidade, pessoas, etc. Para os mais ávidos em acessar o maior mercado do mundo, a compra de registros está sendo uma alternativa recorrente.
Do ponto de vista regulatório, o recorde de aprovações não reflete a complexidade, morosidade, alto custo e a insegurança jurídica relacionados ao processo de registro. Mesmo assim, é inegável que os patamares atuais são bem mais elevados quando comparados com anos anteriores.
Registro de agrotóxicos, entre outros assuntos, será tema das palestras no Agrochemical TradeShow São Paulo, nos dias 16 e 17 de abril.
–
A AllierBrasil é uma consultoria na área de registro de produtos. Há mais de 20 anos promove o agro brasileiro no Brasil e no exterior.
Eventos organizados pela AllierBrasil em 2025:
- AgriTour China, 12 a 20 de março.
- Agrochemical Tradeshow São Paulo, 16 e 17 de abril.
- Brasil AgrochemShow, 12 e 13 de agosto.
- AgriTour India-China, 1 a 15 de novembro.
- 23rd Forum AllierBrasil New Delhi, Índia, 4 de novembro.
- 24th Forum AlllierBrasil Nanjing, China, 11 de novembro.
Assessoria de Comunicação da Allier Brasil