Com portfólio mais amplo, empresa agora vai além do agro e leva a sua expertise para setores como jardinagem e construção civil
Referência no agronegócio nacional há quase nove décadas, a Branco Motores evoluiu muito nos últimos anos e passou a atender novos segmentos, como jardinagem e construção civil. Com uma atuação mais abrangente e o compromisso de oferecer as melhores soluções a todos os seus parceiros de negócio, a marca chega ao mercado com um novo nome a partir de agora: Branco.
O reposicionamento ocorre porque a Branco deixou de atuar apenas com motores e, hoje, oferece um portfólio muito mais diversificado, que inclui motobombas, geradores, ferramentas elétricas, sopradores, roçadeiras, compactador de solo e vibrador de concreto, além da linha Água (um conjunto completo de lavadoras, mangueiras, bicos sprays, conectores e esguichos).
Além disso, a empresa atende diferentes perfis de clientes dentro dos mesmos segmentos, conectando-se tanto com a pessoa física, que busca soluções para o dia a dia, quanto com profissionais, que utilizam os equipamentos para o trabalho e prestação de serviços.
O objetivo da mudança não é apenas posicionar a marca perante públicos com necessidades distintas, mas também desenvolver um naming e taglines capazes de refletir toda essa amplitude do portfólio. Para isso, a empresa conduziu um amplo estudo de mercado ao longo de seis meses, que analisou cases de companhias que passaram por um processo semelhante e demandou uma série de ajustes internos, como a reorganização das categorias e a criação de segmentos para otimizar a jornada de busca.
“Tínhamos um grande desafio, pois vimos exemplos de empresas que realizaram essa transição e, depois, precisaram recuar um passo”, afirma Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco. “Por esse motivo, mapeamos todas as variáveis antes de tomar qualquer decisão que pudesse impactar negativamente a nossa marca”, acrescenta.
A executiva explica que o estudo levou a conclusões estratégicas, como a importância de comunicar de forma clara os objetivos de cada categoria e adotar uma abordagem de comunicação 360 graus, englobando o consumidor final, clientes B2B, representantes comerciais e os próprios colaboradores.
“Buscamos garantir, acima de tudo, que essa mudança não comprometesse o trabalho construído ao longo de quase 90 anos. Mas também concluímos que adicionar uma palavra ou categoria ao nome da marca não faria mais sentido, já que termos como ‘soluções’ ou ‘equipamentos’ poderiam limitar a nossa trajetória, desviando-nos do propósito para o futuro”, conta Mayara.
Nova estratégia da Branco – A nova direção estratégica está focada em reforçar a identidade da Branco por meio de conteúdos alinhados à sua essência, como força, qualidade, praticidade e referência. Além disso, cada comunicação será construída considerando três pilares essenciais: o cliente (agricultor, jardineiro, construtor ou famílias); o contexto de uso (campo, cidade ou construção); e a declaração de marca. “Dessa forma, garantiremos uma comunicação clara e autêntica, mitigando qualquer uso indevido do nome Branco.”
Com a conclusão do estudo sobre o novo nome, a primeira comunicação foi direcionada aos colaboradores, que tiveram a oportunidade de assistir ao novo manifesto durante a festa de final de ano, realizada em dezembro. “A ideia era apresentar a eles em primeira mão, para que se sentissem parte desse processo de transformação. Realizamos diversas ações de endomarketing, como quizzes, troca de papéis de parede e comunicação oficial nos canais internos da empresa, para assegurar que todos entenderiam e se conectariam com esse novo momento”, comenta Mayara.
Para 2025, a Branco projeta um ano ainda mais inovador, com a expectativa de superar os lançamentos anteriores e oferecer soluções de excelência para diversos profissionais. “Com este reposicionamento, a Branco reafirma seu compromisso em ampliar sua presença e diversidade, atendendo de maneira ainda mais completa os nossos clientes. A mudança reflete o nosso desejo de impulsionar o Brasil com inovação e soluções potentes e duráveis, capazes de transformar os setores em que atuamos”, finaliza Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco.
–
