Dia 10 de fevereiro é comemorado mundialmente o Dia do Feijão, data criada pela ONU para incentivar o consumo do grão que tem alto valor nutricional

Em meio a um cenário de alta nos preços dos alimentos, o feijão segue na contramão da inflação e se mantém mais acessível para os brasileiros. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o preço médio da saca para os melhores lotes de feijão carioca caiu de R$331 em janeiro de 2024 para R$220 no mesmo período de 2025, uma redução de 33,5%. Esse movimento reflete um aumento na oferta do grão, atuando de forma estratégica tanto na segurança alimentar quanto no mercado de commodities.

Para a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão, a queda nos preços não reduz a relevância do produto, mas sim amplia seu acesso e impacto. “O feijão é mais do que um alimento básico. Ele é uma fonte acessível de proteína vegetal de qualidade. A queda nos preços favorece o acesso a um alimento nutritivo e fundamental para a dieta dos brasileiros”, afirma Mauro Bortolanza, um dos fundadores e Diretor Presidente da Kicaldo, especialista em grãos há mais de 25 anos no mercado e presidente da ABIFEIJÃO (Associação brasileira das indústrias de feijão).

 

Dia do Feijão traz alerta sobre hábitos de alimentação e incentiva o consumo do grão – Dia 10 de fevereiro é comemorado mundialmente o Dia do Feijão, data criada pela ONU para incentivar o consumo do grão que tem alto valor nutricional. Apesar da queda no consumo do grão nos últimos anos, o Brasil se destaca como um dos países que mais consome e produz feijão no mundo.

A diminuição nos preços pode impulsionar o consumo e reforçar o papel do feijão como protagonista da alimentação brasileira, não apenas no varejo, mas também na indústria e no food service. “O feijão é um alimento essencial. Além de sua importância nutricional, ele tem um impacto direto na economia e no agronegócio. É fundamental resgatar o valor desse grão mostrando que existem inúmeros benefícios em seu consumo, garantindo que as novas gerações reconheçam seu potencial”, complementa Bortolanza.

Com distribuição de mais de 20.000 toneladas de feijão por mês, a Kicaldo possui atuação em todos os estados brasileiros, trabalhando na busca das melhores safras do Brasil e do mundo. A empresa reforça seu compromisso com a qualidade e acessibilidade do feijão, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento do setor.

Com distribuição de mais de 20.000 toneladas de feijão por mês, a Kicaldo é uma marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão. Com atuação em todos os estados brasileiros, ela trabalha na busca das melhores safras do Brasil e do mundo, selecionadas na Argentina, México e até no Canadá, oferecendo uma refeição de qualidade para a mesa dos brasileiros. Seu portfólio é composto por farináceos e derivados (como farinha de mandioca, polvilho doce e tapioca), milho e derivados, lentilha, ervilha, açúcar mascavo, grão-de-bico e agora, o recém lançado feijão orgânico destaque da linha de feijão Kicaldo. A primeira grande conquista da Kicaldo foi no ano de 2000 com a inauguração da fábrica, em Barueri (SP). Por meio desta unidade é que a marca chegou a grandes redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Tenda, Atacadão, Assaí e Lopes. A Kicaldo também reúne importantes premiações do mercado.

PinePR | Agência de PR e Assessoria de imprensa.